Aqui não posso portanto traduzir seu ‘(SH) H (pronunciado «isha») senão por «alguma». Mesmo se se tornou em seguida a palavra «mulher». Na origem em todo caso, segundo o texto, a palavra não designa a fêmea de um homem. Ainda menos do Homem. O hebreu é formal sobre este ponto capital. Gen II, 23
Bem entendido, teoricamente, se se tomam estes relatos por descrições, resenhas «realistas», se se comete, em lendo-os, o erro dos pintores religiosos, que quiseram reproduzir ou imaginar as cenas «como se aí se (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > NothombRBC / Récits bibliques de la création / Relatos bíblicos da (...)
NothombRBC / Récits bibliques de la création / Relatos bíblicos da criação
NOTHOMB , Paul. Les Récits bibliques de la création. Paris: La Différence, 1991
Versão francesa extraordinária, representando anos de investigação e pesquisa, do Doutor em Estudos hebraicos e judaicos da Sorbonne, Paul Nothomb. Cada versículo dos dois relatos iniciais do Gênesis, são como que reapresentados em uma nova tradução direta do hebreu , e acompanhados de comentários. Muitas análises destes versículos fundamentais, retiradas de vários livros de Nothomb, encontram-se dispersas em diferentes páginas deste site, conforme pode se ver nas Citações abaixo e também nas citações na página dedicada a Paul Nothomb.
Os extratos traduzidos desta obra de Nothomb serão acompanhados de excertos de outras obras que tratam do mesmo tema, visando a construção de uma exegese mais ampla e radical destes capítulos fundamentais da Bíblia, tão densamente simbólicos. Entre os autores que para mim complementam, e até abrem novas perspectivas para, o estudo de Paul Nothomb, um destaque especial para Leo Schaya e para Annick de Souzenelle . Suas preciosas análises estão nas próprias páginas dos extratos de Nothomb ou em páginas anexas, se mais extensos.
Introdução
O primeiro relato da criação (chamado Relato dos Seis Dias)
- O tempo
- O espaço
- O "lugar"
- O tempo inscrito no espaço
- A liberdade
- O Homem
O segundo relato da Criação (chamado Segundo Relato)
- Título
- Prólogo
- Início do relato
- O jardim
- Parêntese pseudo-geográfico
- "Testamento"
- "Chama" ou "alguma": o falso-passo
- Glosa
- O estado edênico
- A "serpente "
- O "fruto "
- A invenção da Irrealidade
- A "Queda"
- Vã tentativa divina de dissuasão
- "Tu voltarás a ser o que tu és"
Excertos: