Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos e latinos > Tai Chi Chuan / Taiji Quan

Tai Chi Chuan / Taiji Quan

  

O Tai Chi Chuan, significando literalmente "arte de combate do Taiji", é uma das aplicações da forma e dos princípios do Taiji. Ou seja, os movimentos do Tai Chi Chuan tem uma forma análoga àquela do Taiji, e seus princípios fundamentais decorrem diretamente das noções de Taiji, Yin-Yang, Cinco Elementos e Oito Trigramas.

O sistema de exercício tem uma história longa datando do legendário imperador Fu Hsi, o primeiro rei-filósofo chinês (mais de 4000 anos antes de Cristo), inventor dos oito trigramas (Pa Kua), e que teria ordenado Yin Tang de realizar a Grande Dança para a melhoria dos membros e a cura das doenças. Na origem primordial do Tai Chi Chuan, uma dança terapêutica se configurava mais do que uma luta, sendo esta de fato entendida como uma luta consigo mesmo, com seus oponentes interiores, seus demônios. Os princípios da tradição chinesa estão nos fundamentos do Tai Chi Chuan e este não pode ser devidamente praticado sem um mínimo de entendimento e consciência destes princípios.

Com o advento do sistema Shao-Lin, várias escolas conhecidas como Kung-fu, enfatizaram o aspecto de domínio corporal, como proficiência na luta contra os oponentes externos, juntamente com diferentes técnicas de combate. Com Chang San-Feng, os princípios taoistas foram resgatados na orientação da constituição do Tai Chi Chuan, em condições mais próximas de sua forma moderna. Este princípios e concepções se alimentavam no sistema do I Ching  , formando a corrente mestre da Escola Esotérica do Tai Chi Chuan. Porque esta denominação?

Segundo Chen Hsing, da escola Chen, durante a dinastia Ming surgiu um método de conjugação dos princípios Yin e Yang, circulando por todo o corpo humano. Baseava-se no princípio Tai Chi ou do Grande Supremo (do I Ching), e assim este método se denominou Tai Chi Chuan. Para Chen Wei-ming, discípulo de Yang Cheng-fu, o Tai Chi é originalmente circular em sua forma, combinando os princípios Yin e Yang. O Tai Chi Chuan busca a satisfação plena em todo lugar e seus movimentos se dividem em ativos e conservadores, insubstanciais e substanciais, e assim se enquadram sob o Tai Chi. Do mesmo modo no I Ching, se diz: "Há por trás do fenômeno da mudança o imutável absoluto, ou o Grande Supremo (Tai Chi). Este gera as duas primeiras forças, que geram as quatro imagens. As quatro imagens geram os oito trigramas".

  • Chi Kiang-tao: "Esta forma de exercício é denominada Tai Chi Chuan porque todos seus movimentos estão de acordo com a ideia de Tai Chi, ou seja, movimentos do ponto central (abdômen)".
  • Wang Tsung-yueh: "Tai Chi é gerado como Wu Chu ou Nadidade Suprema. É o poder móvel de estados dinâmicos e estáticos, e a fonte dos princípios do Yin e do Yang. Quando estão em movimento eles se separam, e quando estáticos, se combinam".
  • Chi Kiang-tao: "Podemos compreender porque este exercício se denomina Tai Chi Chuan, porque todos os seus movimentos estão dentro de um padrão circular do Diagrama Tai Chi, e se expressam com curvas enfatizando os princípios do Yin e do Yang, movimentos insubstanciais e substanciais, humores de abertura e de fechamento, estados dinâmicos e estáticos".

[Excertos de Catherine Despeux  , Taiji-Quan]