Excerto de « Sermons I » (p. 57-58). Trad. e notas de Jeanne Ancelet-Hustache.
No sermão 3, trata-se novamente do conhecimento e da vontade que unem a alma a Deus.
Como Josef Quint aponta, Eckhart geralmente usa um dos termos intimamente relacionados verstantnisse (bekantnisse), vernünfticheit (vernunft) quando quer colocá-los em oposição à vontade. No início do sermão 3, pelo contrário, ele atribui um papel diferente para bekantnisse (conhecimento) e vernünfticheit (intelecto). O conhecimento abre (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Ancelet-Hustache / Jeanne Ancelet-Hustache / MESTP
Ancelet-Hustache / Jeanne Ancelet-Hustache / MESTP
Jeanne Ancelet-Hustache (1891-1983)
Maître Eckhart , Sermons, traités, poèmes. Les écrits allemands, Paris, Seuil, 2015 [MESTP]
Matérias
-
Ancelet-Hustache (S1:57-58) – Eckhart - Sermão 3
11 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro -
Ancelet-Hustache (S1:74-76) – Eckhart - Sermão 5b
12 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroLemos em 5b: “Esta nobre vontade flui de tal maneira que jamais pode retornar?” Em outras palavras: as obras feitas fora do estado de graça estão definitivamente perdidas?
Este sermão, que comenta o mesmo texto da Escritura que o precedente, apresenta praticamente a mesma estrutura. Josef Quint acha que pode ser uma reformulação sua com a intenção de remover, ou pelo menos atenuar, algumas das expressões retidas pelos censores.
Como em 5a, o primeiro desenvolvimento trata da nobreza que Cristo (...) -
Ancelet-Hustache (S1:68-70) – Eckhart - Sermão 5a
12 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroNum coração puro, o Pai engendra seu Filho como o engendra na eternidade, nem mais nem menos. Mas o que é um coração puro? Retoma o tema do desapego: é puro o coração desapegado de todas as criaturas, quer dizer do “nada”.
Este sermão pareceu extremamente suspeito aos primeiros juízes de Colônia, que dele extraíram dez artigos; na verdade, contém alguns dos temas favoritos do mestre.
Tudo o que o Pai deu ao Filho, “ele deu a ele por minha causa e porque era necessário para mim”. Esta pode ser uma (...) -
Ancelet-Hustache (S1:80-82) – Eckhart - Sermão 6
15 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroTudo o que acontece ao homem lhe é enviado por Deus, seja qual for o intermediário. Tudo deve, portanto, ser acolhido como vindo de Deus, absolutamente alienando a própria vontade.
O sermão Iusti vive in aeternum, na grande edição, é precedido por um texto reproduzido de um manuscrito da Biblioteca Nacional de Paris, ao qual os críticos parecem não ter prestado muita atenção até agora. A primeira e a última frases se aproximam em conteúdo de um texto do próprio sermão, mas é apresentado de uma maneira (...)