Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Evangelho de Lucas / EsLc / Lucas / Loukas / Lc / Lk

Evangelho de Lucas / EsLc / Lucas / Loukas / Lc / Lk

    

Com base no estudo do Seminário de Jesus  , Robert J. Miller publicou THE COMPLETE GOSPELS, onde em sua apresentação do Evangelho de Lucas, ficamos sabendo que este evangelho juntamente com o livro dos Atos dos Apóstolos, também escrito pelo mesmo autor, compõe cerca de 1/4 do NT. No introito deste evangelho, o autor deixa claro que sua motivação foi a insatisfação com as prévias narrativas sobre Jesus, e que assim pretendia algo mais completo, garantindo a integridade da tradição   cristã.

Em Lucas, juntamente com Atos, a narrativa começa em Jerusalém e se estende até a pregação de Paulo em Roma. É uma estória do desdobramento do plano de Deus   para oferecer   salvação   à humanidade. Esta salvação foi antecipada por Israel  , definitivamente anunciada por Jesus, e continuada a ser oferecida através da igreja  . A conexão de profetas, Jesus e igreja é cuidadosamente articulada neste evangelho.

A estória de jesus se enquadra em uma estória maior, Jesus não é o principal movedor da narrativa, embora seja sua figura central. Deus ele mesmo é quem determina o curso dos eventos na estória, através de eventos predeterminados ou dirigidos pelo Espírito Santo  . Embora Deus dirija a estória, o faz de fora do palco. Só por duas vezes fala diretamente certificando o mandato da missão de Jesus.

Assim o retrato de Jesus na estória relatada pelo evangelho é de um profeta  , um agente   divinamente comissionado que anuncia e promove a vontade de Deus para Israel. Destaca-se também sua solicitude para com os pobres e alienados.

As fontes evidenciadas deste evangelho parecem ser primeiramente Marcos, a chamada Quellen, mas cerca de um terço do material em Lucas ainda não teve fonte identificada.