Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Louis Lallement / Lallement / LallementD / LallementDC / LallementJC

Louis Lallement / Lallement / LallementD / LallementDC / LallementJC

      

LALLEMENT, Louis. Le Sens symbolique de la Divine Comédie. I Enfer. Paris: Guy Trédaniel, 1984

LALLEMENT, Louis. La Voie de l’Esprit  . Paris: Albin Michel, 1982

Dante

Segundo Lallement, a Divina Comédia   não é apenas a obra de um poeta genial, é a obra de um Mestre espiritual que aí encerrou como em uma catedral, toda ciência do homem   e do mundo que a Idade Média, então em seu apogeu, elaborou dentro da ótica cristã, nela integrando a herança cultural da Antiguidade  .

O que descreve a Divina Comédia não são as condições nas quais os homens podem se encontrar, além da morte, em função do juízo que sua vida demandaria do ponto de vista moral ou religioso, mas os estados psicológicos e espirituais que podem ser vividos aqui em baixo, ilustrados por personagens simbolicamente localizados nos infernos, purgatório ou céus.

Tratando-se de realidades que escapam essencialmente aos sentidos e às deduções da razão, Dante com efeito as evoca em modo simbólico. Ora, a inteligência deste gênero   de linguagem tradicional, se perdeu no curso dos tempos modernos, votados ao racionalismo. A obra de Lallement é um auxílio à decodificação deste quadro cheio de sabedoria  , onde Dante pintou o itinerário místico cristão original, quer dizer a realização   de uma união   transformativa efetiva com o Cristo  .

A obra de Lallement é em 3 tomos, com o subtítulo "INICIAÇÃO AO SENTIDO SIMBÓLICO DA DIVINA COMÉDIA":

  • DANTE, MAÏTRE SPIRITUEL. L’ENFER, TOME 1
  • DANTE, MAÏTRE SPIRITUEL. LE PURGATOIRE, TOME 2
  • DANTE, MAÏTRE SPIRITUEL. LE PARADIS, TOME 3

João da Cruz

Obra do religioso que escreveu um importante livro sobre o simbolismo da Divina Comédia de Dante.

A aventura interior e a plena realização do homem segundo o ensinamento dos Mestres espirituais e o testemunho dos místicos.

ÍNDICE
I. A Via do Espírito
II. O desapegamento do sensível  
III. A refundação do espírito
IV. A iluminação
V. A transformação interior
VI. A transmutação final
VII. O acesso aos grandes mistérios
VIII. O braseiro do fênix