Roland Barthes - ESCREVER: VERBO INTRANSITIVO?
Durante séculos a cultura ocidental pensou a literatura não como o fazemos hoje, através do estudo de obras, autores e escolas, mas através de uma autêntica teoria da linguagem. Esta teoria, cujo nome, Retórica, lhe veio da antiguidade, reinou no mundo ocidental desde os Górgias até a Renascença — durante quase dois mil anos. Ameaçada já no século XVI pelo advento do racionalismo moderno, a Retórica foi completamente arrasada quando o racionalismo se (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Barthes
Barthes
Matérias
-
Barthes Escrever
22 de março de 2022, por Cardoso de Castro -
Bougnoux Fotografia
22 de março de 2022, por Cardoso de CastroBougnoux - A Fotografia: índice ou ícone?
Uma grande quantidade de fenômenos estéticos, midiáticos e sociais mereceriam ser examinados através dessa abertura oferecida por Peirce. Vamos considerar, por um instante, o caso da imagem fotográfica: índice ou ícone? Na emocionante meditação de “A câmara clara”: nota sobre a fotografia que encerra sua obra, Roland Barthes esclareceu meticulosamente o poder exercido por algumas fotos sobre ele e, singularmente, a do “jardim de inverno” que lhe mostra sua mãe (...) -
Maurizio Ferraris (MNR:4-5) – o ironizar pós-moderno
15 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroExcerto de FERRARIS, Maurizio. Manifesto of New Realism. New York: SUNY, 2014, p. 4-5.
português
Pós-modernismo marca a entrada de aspas em filosofia: a realidade se torna "realidade", verdade "verdade", objetividade "objetividade", justiça "justiça", gênero "gênero" e assim por diante. Na base dessa nova citação do mundo, estava a tese segundo a qual as “grandes narrativas” (rigorosamente entre aspas) da modernidade ou, pior ainda, o objetivismo antigo foram a causa do pior tipo de (...) -
Barthes Escritura
22 de março de 2022, por Cardoso de CastroBarthes - Sobre "escritura" Excerto de O Grau Zero da Escritura ¿QUÉ ES LA ESCRITURA? Sabemos que la lengua es un corpus de prescripciones y hábitos común a todos los escritores de una época. Lo que equivale a decir que la lengua es como una naturaleza que se desliza enteramente a través de la palabra del escrito, sin darle, sin embargo, forma alguna, incluso sin alimentarla: es como un círculo abstracto de verdades, fuera del cual, solamente comienza a depositarse la densidad de un verbo (...)
-
Barthes Debate Escrever
22 de março de 2022, por Cardoso de CastroBarthes - Debate sobre o Ensaio: Escrever, verbo intransitivo?
Georges Poulet: Eu gostaria de expressar o grande prazer que senti em ouvir Roland Barthes e também uma certa sensação de melancolia; pois parece haver entre nós uma espécie de mal-entendido. Lembramos de certa forma pessoas que moram num mesmo edifício, mas em andares diferentes. Pode-se notar essa diferença no uso da palavra linguagem, uma palavra que eu mesmo não gosto de pronunciar — e esta talvez tenha sido a tendência dos (...) -
conotação e denotação
22 de março de 2022Chaim Samuel Katz Termos como "conotação" e "denotação" são dificilmente definíveis. Dados no interior de uma teoria, só ali se explicitam. Haveria, portanto, que elaborar também a teoria. Dá-se o fato que, conforme se insistiu na definição de todos os verbetes deste Dicionário, não há uma teoria da Comunicação unificada, ou uma obra base que pudesse servir de referência à problemática da Comunicação (como, por exemplo, a obra de Freud na psicanálise). Por isto devem-se situar estes dois termos dentro de (...)
-
Foucault Literatura
22 de março de 2022Michel Foucault: La literatura: un discurso externo a la filosofía Entrevista de Roger-Pol Droit
Preámbulo Michel Foucault tenía mil facetas: explorador de archivos, apasionado por la música, militante, periodista, historiador, escritor y otras más. Su trayectoria filosófica se caracterizó por su multifacética vitalidad proteica. Signo raro: ni la misma muerte pudo fijarle una máscara única. Hoy, continúa siendo un pensador difícil de aprehender. El término, ‘alias’, no se le puede aplicar a él, ya (...)