Capítulo 1: Exame de quatro explicações 1-3: Porque os objetos vistos de longe parecem pequenos e as distâncias curtas? 4-6: Explicação estoica: a luz se contrai 6-9: Explicação tirada do tratado Da Alma de Aristóteles: só a forma chega ao olho 9-12: Explicação epicurista: o objeto deve estar próximo para detalhar as dimensões 12-17: Outra explicação tirada do tratado Da Alma: a grandeza é vista por acidente 17-29: Comparação com o caso da audição, que percebe ela também por acidente a grandeza 29-51: (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Tratado 35 Traité 35 Tractate 35 Enéada II,8 Enéada II, 8 Ennead II,8 Ennead (...)
Tratado 35
Traité 35
Tractate 35
Enéada II,8
Enéada II, 8
Ennead II,8
Ennead II, 8
Ennéades II,8
Ennéades II, 8
II, 8
II,8
PLOTINO - TRATADO 35 (II, 8) - COMO SE DÁ QUE OS OBJETOS VISTOS DE LONGE PARECEM PEQUENOS?
Porfírio nos diz da ótica, que ela conta entre as ciências que Plotino conhecia bem, mas sobre as quais ele não desejava se atardar longamente. Se se excetua os cinco primeiros capítulos do Tratado 29 , este tratado de três páginas é o único que aborda a questão da ótica. A primeira parte da questão nada tem de esotérico, posto que os filósofos de todas as tradições a estudaram. A segunda parte da questão, pelo contrário, não tem eco nas outras escolas filosóficas. [Brisson ]
Capítulo 1: Exame de quatro explicações
- 1-3: Porque os objetos vistos de longe parecem pequenos e as distâncias curtas?
- 4-6: Explicação estoica: a luz se contrai
- 6-9: Explicação tirada do tratado Da Alma de Aristóteles : só a forma chega ao olho
- 9-12: Explicação epicurista: o objeto deve estar próximo para detalhar as dimensões
- 12-17: Outra explicação tirada do tratado Da Alma: a grandeza é vista por acidente
- 17-29: Comparação com o caso da audição, que percebe ela também por acidente a grandeza
- 29-51: Confirmação da segunda explicação tirada do tratado Da Alma
Capítulo 2: Refutação de uma quinta explicação: a pequenez do ângulo visual