Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Hans Urs von Balthasar / BalthasarO / BalthasarEF / Espírito e Fogo / (…)

Hans Urs von Balthasar / BalthasarO / BalthasarEF / Espírito e Fogo / BalthasarM / BalthasarLC / Liturgia Cósmica

  

Hans Urs von Balthasar (1905-1988)

OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS

Orígenes

BALTHASAR, Hans Urs von. Spirit and Fire. A Thematic Anthology of His Writings.

Compilação de trechos da obra de Orígenes, organizada por temas, contendo uma breve síntese de cada texto selecionado e apresentado (conforme resumo do livro, abaixo). Originalmente publicado em alemão em 1938, reúne mais de 1000 seleções das várias obras remanescentes de Orígenes. As fontes originárias estão em grego (mais confiável, porém restam poucas) e em latim (traduzidas por Rufino ou Jerônimo, do grego). Balthasar diz que esta antologia foi para ele uma das maiores satisfações que teve ao compilá-la.


É impossível sobrestimar Orígenes e sua importância na história do pensamento cristão. Nivelá-lo com Agostinho de Hipona   e Tomas de Aquino   lhe concede um lugar mais justo nesta história. Jerônimo quando comenta as Escrituras denuncia sua imensa dívida à hermenêutica de Orígenes, mesmo posteriormente o refutando. Basilio e Gregorio de Nazianzo, em sua entusiástica admiração por Orígenes, fizeram uma coleção das passagens que mais os fascinaram das obras daquele que sempre retornavam em busca de inspiração. Gregorio de Nissa foi ainda mais cativado pelo pensamento de Orígenes. Os capadócios o transmitiram assim praticamente intacto para Ambrósio de Milão  . Com efeito muitas passagens dos breviários de Ambrósio (assim como de Jerônimo e Bede) são praticamente palavra por palavra Orígenes. (trecho da introdução de von Balthasar)

Máximo o Confessor

BALTHASAR, Hans Urs von. Cosmic Liturgy. The Universe According to Maximus the Confessor. San Francisco: Ignatius Press, 2003 [BalthasarM]

Hans Urs von Balthasar, Liturgia Cósmica é uma obra publicada há mais de sessenta anos, consagrada especialmente em sua tradução francesa — original alemão. E uma pesquisa sobre o pensamento de Máximo o Confessor, realizada por um renomado intérprete da tradição cristã dos primeiros séculos, em especial da tradição de Alexandria e da Capadócia.