Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Hans Urs von Balthasar / BalthasarO / BalthasarEF / Espírito e Fogo / (...)
Hans Urs von Balthasar / BalthasarO / BalthasarEF / Espírito e Fogo / BalthasarM / BalthasarLC / Liturgia Cósmica
Hans Urs von Balthasar (1905-1988)
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
BALTHASAR, Hans Urs von. Spirit and Fire. A Thematic Anthology of His Writings.
Compilação de trechos da obra de Orígenes, organizada por temas, contendo uma breve síntese de cada texto selecionado e apresentado (conforme resumo do livro, abaixo). Originalmente publicado em alemão em 1938, reúne mais de 1000 seleções das várias obras remanescentes de Orígenes. As fontes originárias estão em grego (mais confiável, porém restam poucas) e em latim (traduzidas por Rufino ou Jerônimo, do grego). Balthasar diz que esta antologia foi para ele uma das maiores satisfações que teve ao compilá-la.
É impossível sobrestimar Orígenes e sua importância na história do
pensamento cristão. Nivelá-lo com
Agostinho de Hipona e
Tomas de Aquino lhe concede um lugar mais justo nesta história. Jerônimo quando comenta as
Escrituras denuncia sua imensa dívida à hermenêutica de Orígenes, mesmo posteriormente o refutando. Basilio e Gregorio de Nazianzo, em sua entusiástica admiração por Orígenes, fizeram uma coleção das passagens que mais os fascinaram das obras daquele que sempre retornavam em busca de inspiração. Gregorio de Nissa foi ainda mais cativado pelo pensamento de Orígenes. Os capadócios o transmitiram assim praticamente intacto para Ambrósio de Milão. Com efeito muitas passagens dos breviários de Ambrósio (assim como de Jerônimo e Bede) são praticamente palavra por palavra Orígenes. (trecho da introdução de von Balthasar)
BALTHASAR, Hans Urs von. Cosmic Liturgy. The Universe According to Maximus the Confessor. San Francisco: Ignatius Press, 2003 [BalthasarM]
Hans Urs von Balthasar, Liturgia Cósmica é uma obra publicada há mais de sessenta anos, consagrada especialmente em sua tradução francesa — original alemão. E uma pesquisa sobre o pensamento de Máximo o Confessor, realizada por um renomado intérprete da tradição cristã dos primeiros séculos, em especial da tradição de Alexandria e da Capadócia.
Matérias
-
von Balthasar (Orígenes:46-50) – Alma - mediação
19 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
Porém a alma não é nem espírito e nem corpo, mas o "meio transicional" entre ambos...
Porém a alma não é nem espírito e nem corpo, mas o "meio transicional" entre ambos. Isto naturalmente não significa uma definição essencial. Pois para Orígenes (como para a maioria dos primeiros Padres) o ser humano é invariavelmente feito de corpo, alma e espírito. O espírito é o elemento celestial e agraciado que irá um dia ser retirada aos amaldiçoados, mas que permanece eternamente unido à alma nos abençoados. A alma (...)
-
La théologie sacramentaire d’Origène (I)
17 de junho de 2013, por Cardoso de Castro
Origène : Par Jean Daniélou
Extrait du "CHAPITRE III - LA THÉOLOGIE SACRAMENTAIRE D’ORIGÈNE"
Dans le texte de l’Homélie sur les Nombres où il énumérait quelques-uns des rites qui font partie de la paradosis non écrite, après la prière vers l’orient et la prière à genoux, Origène citait « les paroles, les gestes, les rites, les interrogations qui ont lieu au baptême — et les rites eucharistiques » (cf. Com. Rom., V, 8). La doctrine d’Origène sur les sacrements est l’un des aspects les plus difficiles et les (...)
-
Balthasar (LC) – Máximo o Confessor
30 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
Obra muito citada sempre que o tema é o pensamento de Máximo o Confessor
RESUMO I Introdução 1. A mente livre 1. Abrindo a tradição 2. Entre o imperador e o papa 2. O oriente e ocidente 1. A religião e revelação 2. O escolasticismo e misticismo 3. A síntese 1. Os conteúdos e níveis 2. O Cristo e a síntese 4. A cronologia de sua vida e obra II Deus 1. A radiância escura 1. A dialética da transcendência 2. A dialética da analogia 2. O divino desconhecer 3. Uma unidade três-vezes-louvada 1. A imagem (...)
-
Balthasar : LES QUATRE THEMES FONDAMENTAUX DE MAXIME LE CONFESSEUR
14 de setembro de 2014, por Cardoso de Castro
Extrait de LITURGIE COSMIQUE
Avant d’aborder les problèmes obscurs et encore discutés que pose l’oeuvre du Confesseur, il est capital de préciser et de mettre nettement en relief les thèmes fondamentaux de sa pensée. C’est en ne les perdant pas de vue qu’on pourra répondre aux accusations mentionnées plus haut. Ce sont ces thèmes fondamentaux qui font de Maxime autre chose qu’un simple compilateur, c’est par eux que s’anime en lui cet instinct créateur qui travaille avec les données de la tradition (...)
-
Máximo, o Confessor
30 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
ORTHODOXWIKI
Segundo a tradução francesa da Philokalia a vida de Máximo (580-662) se aparenta de certo modo a do Apóstolo Paulo. O que Paulo foi entre os apóstolos, Máximo foi entre os monges. Poderia ter sido o oposto a um monge: nascido em uma família nobre de Constantinopla, e muito instruído, foi inicialmente um dos mais altos funcionários do Império Bizantino e sem dúvida os secretário do imperador Heraclius. mas, passados trinta anos, em 614, entrou em um mosteiro, inicialmente em Chrysopolis, (...)
-
La théologie sacramentaire d’Origène (III)
17 de junho de 2013, por Cardoso de Castro
Origène : Par Jean Daniélou
Extrait du "CHAPITRE III - LA THÉOLOGIE SACRAMENTAIRE D’ORIGÈNE"
I. Le baptême (suite)
Nous avons vu jusqu’ici la conception qu’Origène se fait de la préparation au baptême, celle qu’il a du baptême lui-même. Mais il reste une dernière question : le baptême donne à l’âme le principe de la vie spirituelle, mais il ne marque qu’une première étape. Ceci apparaît nettement sur le plan moral dans les reproches que fait Origène aux baptisés qui l’écoutent à l’église de Césarée et à qui (...)
-
Berdyaeff: LA DIALECTIQUE DU DIVIN ET DE L’HUMAIN D’APRÈS LA PENSÉE ALLEMANDE.
6 de abril de 2008, por Cardoso de Castro
Extrait « Dialectique existentielle du divin et de l’humain »
LA DIALECTIQUE DU DIVIN ET DE L’HUMAIN D’APRÈS LA PENSÉE ALLEMANDE. SIGNIFICATION DE NIETZSCHE. DIALECTIQUE DU TRINITARISME
Le thème de la théoandrie est le thème fondamental du christianisme. A ce terme de théoandrie qui était cher à Vl. Soloviov, je préférerais, quant à moi, celui de théoandrisme. Le christianisme est en effet anthropocentrique. Il annonce la délivrance de l’homme des forces, des puissances et des esprits cosmiques. Il (...)
-
Daniélou : La communauté chrétienne
18 de julho de 2009, por Cardoso de Castro
Extrait de "Origène", par Jean Daniélou. Chapitre II Origène et le milieu chrétien 2. La communauté chrétienne.
Nous trouvons d’abord, chez Origène, des indications générales sur l’état de l’Eglise à son époque. Dans le Contra Celsum, qui est une œuvre apologétique, il nous donne de la communauté chrétienne une vision idéale : les chrétiens vivent détachés des choses de la terre (IV, 26). Dans un passage curieux, il compare les communautés chrétiennes aux cités : « Pour prendre un exemple, l’Eglise de Dieu qui (...)
-
von Balthasar (Orígenes:42-45) – entre a matéria e o espírito
20 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
No autoconhecimento, a alma (psyche) recebe um vislumbre de sua própria posição no cosmos e sua estrutura comum
No autoconhecimento, a alma (psyche) recebe um vislumbre de sua própria posição no cosmos e sua estrutura comum: tudo que é criatura é inseparavelmente espírito-corpo (21), e de tal maneira que a corporalidade (soma), embora distinta do espírito (pneuma), ainda a acompanha em aparência (22) (23) e sombra. Mas a relação fundamental de ambos os pólos é a de unidade-multiplicidade (27) (28) (...)
-
Hermetismo Cristão
29 de março de 2022
Nada melhor para uma compreensão desta expressão, ou daquela preferida por Frances Yates, "Hermetismo Religioso", do que ler este excerto da apresentação do teólogo Hans Urs von Balthasar ao livro "Meditações Tarô - Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô". Em seguida apresentaremos excertos de outros livros que esclareçam esta temática, assim como de obras "anônimas" ou não de hermetistas cristãos.
Um pensador e orante cristão, cuja pureza força à admiração, apresenta-se diante de nós, (...)
-
von Balthasar (Orígenes:51-54) – participação em Deus
20 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
Assim, tudo o que a alma tem é “graça” e todo relacionamento de justiça é englobado por um relacionamento como misericórdia.
Se “espírito” é participação da alma em Deus, então sua essência última é determinada precisamente a partir dessa participação. Somente na orientação para Deus é imortal (54), somente na derivação de Deus é sempre novo em ser (55) (56) (57), somente através do relacionamento com ele é bom e feliz (56) (57) (58) (59) (60) (61). Assim, tudo o que a alma tem é “graça” (64) e todo (...)
-
von Balthasar (Orígenes:57-59) – imagem do mundo
20 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
O fundamento da alma é como uma janela aberta por onde entram os raios iluminadores do Logos que também está presente em cada espírito como consciência pessoal
Mas a “imagem de Deus” na alma é, examinada mais de perto, a imagem do Logos (76). Pois nele o Pai criou todas as coisas, formou todas as outras imagens de acordo com seu ideal. O Logos é razão primordial, espírito primordial, vida primordial, e somente em um relacionamento totalmente pessoal e dinâmico com ele o humano interior vive e cresce (...)
-
Berdiaeff: LA DIALECTIQUE DU DIVIN ET DE L’HUMAIN D’APRÈS LA PENSÉE ALLEMANDE SIGNIFICATION DE NIETZSCHE DIALECTIQUE DU TRINITARISME
23 de março de 2022
Ensaios de Berdyaeff em Nicolas Berdyaeff (1874-1948)
Chapitre II - LA DIALECTIQUE DU DIVIN ET DE L’HUMAIN D’APRÈS LA PENSÉE ALLEMANDE SIGNIFICATION DE NIETZSCHE DIALECTIQUE DU TRINITARISME
Le thème de la théoandrie est le thème fondamental du christianisme. A ce terme de théoandrie qui était cher à Vl. Soloviov, je préférerais, quant à moi, celui de théoandrisme. Le christianisme est en effet anthropocentrique. Il annonce la délivrance de l’homme des forces, des puissances et des esprits cosmiques. (...)
-
Meditações Tarô
28 de março de 2022
VIDE: Hermetismo Cristão; Arcanos Cristologia Hans Urs von Balthasar: Prefácio ao livro «MEDITAÇÕES SOBRE OS 22 ARCANOS MAIORES DO TARÔ» Estranhamente essas "Meditações" escolheram como ponto de partida as velhas figuras simbólicas do jogo de tarô. Evidentemente o autor não ignora o uso mágico e divinatório que é feito dessas cartas. Mas, apesar de não sentir nenhum escrúpulo quanto ao emprego do termo tão complexo "magia", ele não se interessa, nessas "Meditações", pela prática da cartomancia. O que lhe (...)
-
Balthasar (Orígenes:77-82) – Logos da Revelação
20 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
O Logos é o “todo” do mundo...
O Logos é a imagem do Pai desde toda a eternidade, a revelação intradivina do Pai e, como tal, ainda não exterior (123). Mas porque ele é a revelação eterna do Pai, ele é também aquele em quem o Pai, para se revelar, cria o mundo (124). Ele é a única ideia simples, original, mas cuja riqueza e plenitude já contém em si a rica diversidade das ideias do mundo (125) (126) (127). Assim, ele é a atualidade [Eigentlichkeit] do mundo (128), ele é seu significado, Palavra e vida (...)
-
von Balthasar (Orígenes:37-42) – Autoconhecimento
19 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
A própria alma é o ponto central do mundo; diretamente ante seu olho interior se desenrolam dimensões desconhecidas para o mundo externo dos corpos.
A sede incessante de sabedoria (13) deve ser escolhida pelas almas como seu primeiro objetivo. Isso significa necessariamente, antes de tudo, uma forte orientação para dentro envolvendo o fechamento dos olhos para o mundo exterior. Mas a própria alma é o ponto central do mundo; diretamente antes de seu olho interior se desenrolam dimensões (...)
-
von Balthasar (Orígenes:54-57) – imagem de Deus
20 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
A imagem primordial do ser humano celestial em nós se manifesta em Cristo; vivendo de acordo com este modelo podemos restaurar a obscurecida “imagem do celestial” em nós
De todas as criaturas, apenas a alma dotada de razão “participa” na vida de Deus. O ser humano é assim “participante” [methexis] em Deus (como espírito-alma: “homem interior”) e “criado” por Deus (como alma vivente [psyche] e corpo [soma]: “homem exterior”) (68) (69) (70). Este duplo aspecto está conectado em Orígenes, no contexto do (...)