Brown, Peter Robert Lamont. Santo Agostinho, uma biografia. Tr. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 110-113
Um século antes, havia-se redescoberto a doutrina autêntica de Platão: as nuvens se haviam desfeito e este, que era o ensinamento “mais refinado e esclarecido” da filosofia, pudera reluzir com todo o seu brilho nos textos de Plotino — uma alma tão próxima de seu antigo mestre que, nele, Platão parecia reviver. Esses homens chegavam mesmo a ter sonhos em que os filósofos lhes (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Peter Brown
Peter Brown
Matérias
-
Peter Brown (SAB:110-113) – Agostinho e os "platônicos"
14 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro -
Peter Brown (SAB:113-118) – Agostinho e Plotino
14 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroBrown, Peter Robert Lamont. Santo Agostinho, uma biografia. Tr. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 113-118
Entre os tratados de Plotino, é bem possível que Agostinho tenha lido um texto curto, intitulado Sobre a beleza. Este há de tê-lo afetado intimamente, pois versava sobre um tema a respeito do qual ele havia escrito, sete anos antes, no De pulchro et apto, e, nos parágrafos iniciais, [114] Plotino descartava a teoria específica da beleza que Agostinho havia defendido. A partir (...) -
logismos
28 de março de 2022EVANGELHO DE JESUS: Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos (logismos), quer acusando-os, quer defendendo-os; (Rom 2:15)
Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos (logismos), e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento (...) -
Peter Brown Origenes
29 de março de 2022The Body and Society: Men, Women, and Sexual Renunciation in Early Christianity; Twentieth Anniversary Edition with a New Introduction (Columbia Classics in Religion)
Excelente análise da concepção de corpo na sociedade antiga greco-latina e de sua metamorfose ao longo da institucionalização do cristianismo.
Excertos: Peter Brown Origenes Alma - ORIGENES ALMA Peter Brown Origenes Corpo - ORIGENES CORPO Peter Brown Origenes Castidade - ORIGENES CASTIDADE Peter Brown Origenes Virgindade - (...) -
Peter Brown Origenes Corpo
29 de março de 2022Se a tensão para transcender os limites atuais do eu era o aspecto mais vivido da concepção de Orígenes sobre a pessoa humana, foi o menos original. O que mais lhe interessava era como conciliar o impulso de transformação — compartilhado por muitos platonistas e gnósticos cristãos da escola de Valentim, com quem ele travava um diálogo constante — com o sentimento da incomensurável sutileza da justiça divina ao colocar o espírito "decaído" dentro dos limites temporários de um corpo material particular. O (...)
-
Peter Brown Origenes Aisthesis
29 de março de 2022Pensando assim, Orígenes se apropriou, de maneira caracteristicamente idiossincrática, de um aspecto singular do platonismo de sua época, com que talvez houvesse deparado inicialmente através dos discípulos de Valentim. A doutrina platônica das Idéias foi um ingrediente central da visão origeniana do ser humano. A noção de que toda a beleza e ordem do mundo visível eram um eco distante de uma harmonia invisível ainda mais majestosa obcecava os contemporâneos. Para Orígenes, podia-se pensar que tudo o (...)
-
parthenia
28 de março de 2022EVANGELHO DE JESUS: Parabola das dez virgens - PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS; EMMANUEL; Lc 2:36 A noção de parthenia - virgindade não deve e não pode ser tomada em sentido literal nas referências feitas pelos primeiros Padres. Sua associação com a noção de castidade (hagneia) e de pureza (katharotes) deveria nos conduzir a uma reflexão maior sobre o significado da "virgindade"? O que é ou deve se manter virgem no ser humano? É possível se passar da condição de não virgem à condição de virgem e como? Seria (...)
-
hagneia
28 de março de 2022VIDE: SOPHROSYNE; PARTHENIA; PORNEIA; KATHAROTES EVANGELHO DE JESUS: hagnos = puro, casto: 2Co 7:11; 2Co 11:2; 1Ti 5:22; 1João 3:3 Noção que se perdeu na total materialização da sociedade moderna e na interpretação literal de tudo que tem origem nas tradições, implicando em controvérsias sem fim sobre sua possível adoção, dado o sentido literal que se fixou com o tempo. É fato que a castidade interior implica exteriormente em atos castos, mas o inverso nunca é garantido, como afirma Frithjof Schuon. (...)