Los Brahmanas abundan en la evidencia de que la víctima es una representación del sacrificador mismo, o como los textos lo expresan, es el sacrificador mismo. De acuerdo con la regla universal de que la iniciación (diksa) es una muerte y un renacimiento, es evidente que «el iniciado es la oblación» (havir vai diksitah, Taittiriya Samhita VI. 1.4.5; cf. Aitareya Brahmana II.3), «la víctima (pasu) es substancialmente (nidanena) el sacrificador mismo» (Aitareya Brahmana II.11). Había que esperar esto, (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > sarx / σάρξ / carne / flesh
sarx / σάρξ / carne / flesh
Matérias
-
Coomaraswamy: Sacrificador
26 de julho, por Cardoso de Castro -
Filoteu Sinaita Nepsis 21-30
29 de março22. A lembrança suave de Deus (mneme Theou), isto é, de Jesus, acompanhada de ira sentida e de benéfica amargura, pode a qualquer momento reduzir a nada toda a fascinação dos pensamentos (logismos), a diversidade das sugestões (peirasmos), palavras (logos), sonhos, imaginações (phantasia) tenebrosas; em resumo, todas as armas e todas as táticas que o artesão da morte emprega cinicamente, para devorar nessa alma (psyche). A invocação de Jesus consome tudo isso com facilidade, pois não há salvação a não (...)
-
Maria Caminho
28 de marçoMerton Bernardo Advento - O SACRAMENTO DO ADVENTO NA ESPIRITUALIDADE DE SÃO BERNARDO (cont.)
MARIA, O CAMINHO REAL
Resta uma idéia para completar a doutrina de São Bernardo sobre o Sacramento do Advento. Quis Deus que a Bem-aventurada Virgem Maria tivesse um papel à parte no Mistério da Encarnação e de nossa Redenção. Quis Ele que a soteria - salvação do mundo dependesse do synkatathesis - consentimento dela. Maria é o "caminho real" pelo qual o Rei da Glória desceu ao mundo para restaurar a (...) -
Coomaraswamy: Livre Arbítrio
28 de julho, por Cardoso de CastroAsí pues, nosotros estamos a merced de nuestra propia volición característica: cuando se da rienda suelta a los poderes sensitivos, siempre que nosotros estamos haciendo lo que nos gusta o pensando volitivamente, y en la medida en que todo nuestro comportamiento —bien sea bueno o malo— es sin principios, nosotros no somos agentes libres, sino sujetos pasivos de lo que se llama acertadamente nuestras «pasiones». Esta es la única doctrina ortodoxa, a saber, que el hombre como es en sí mismo, «este (...)
-
Orígenes: Da Oração
6 de agosto, por Cardoso de CastroTradução do Abade D. Paulo Rocha O.S.B.
Apresentamos a tradução brasileira, talvez a primeira, duma obra-prima da Igreja antiga: o Tratado de Orígenes, esse grande e genial escritor e mestre cristão do séc. III, sobre a Oração (Peri Euches) vide euche).
Minha intenção inicial era de fazê-la diretamente do texto grego original, cujo texto integral recebi de Maria Teresa, abadessa de Santa Maria, a quem muito agradeço.
Mas tive de reconhecer a minha insuficiência para tal empreitada, passando a usar (...) -
Alan Watts Unio
29 de marçoUnião com Deus Há dois modos de se alcançar a casa vizinha. Um é dando a volta ao mundo e o outro, caminhando uns poucos passos. Há também dois modos de se encontrar o céu. Um é subir, subir em busca de um firmamento sempre fugidio e o outro é compreender que, aqui na terra, já nos encontramos no céu e que nosso planeta é, de fato, um dos corpos celestes. É fácil perdermo-nos na caminhada à volta do mundo até a casa vizinha e mais fácil ainda desesperarmos na tentativa de alcançar uma altura infinita. (...)
-
Nothomb: Pó (hb. afar)
24 de julho, por Cardoso de Castro«Pois és pó e retornarás em pó» (Gen 3,19). Única profecia que ninguém questiona seja ateu, agnóstico ou crente. Quem discutiria a decomposição a qual está destinada toda ? Esquece-se que esta afirmação consta do livro do , sendo proferida associada a um evento denominado “” e que se passa no jardim do Éden. E ainda mais que não se refere ao homem decadente mas à natureza mesma do Homem original, imortal.
A afirmação de fato remeta ao versículo Gen 2,7 relatando a formação do Homem, traduzida assim pela : « (...) -
Henry (E) – A questão da encarnação
12 de setembro de 2021, por Cardoso de CastroHENRY, Michel. Encarnação: uma filosofia da carne. Tr. Carlos Nougué. São Paulo: É Realizações, 2014.
Tradução
O problema da existência de Cristo não significa nada além disso. Não é o de sua existência histórica. Esta ainda não concerne senão a Jesus. Trata-se então de saber se Jesus de fato existiu, se ele de fato disse o que disse, que ele era o Cristo, o Messias, o Salvador esperado — e não um simples profeta. Ninguém hoje em dia — excetuados os ignorantes ou os sectários — duvida dessa existência. O (...) -
Crouzel : Autres doctrines de Platon.
3 de agosto de 2014, por Cardoso de CastroExtrait de « Origène et la philosophie »
Origène croit en ce qui concerne l’origine des noms à une relation réelle, de nature quasi-magique, entre le signifiant et le signifié : il l’utilise dans le Contre Celse pour expliquer aux païens à qui il s’adresse pourquoi les chrétiens n’acceptent pas, même sous la menace des supplices, de donner à Dieu des noms païens. Il s’appuie sur un passage du Philèbe, à vrai dire bien laconique, qu’il cite librement à deux reprises. Philèbe a appelé la volupté une déesse. (...) -
Stethatos Centúrias Capítulos Práticos
29 de marçoTradução em grande parte feita a partir da versão inglesa da Philokalia, mas eventualmente utilizada a versão francesa. A tradução de cada centúria foi organizada em páginas de 10 itens cada uma, para facilitar a leitura na Internet. PRIMEIRA CENTÚRIA — CAPÍTULOS PRÁTICOS: DA PRÁTICA DAS VIRTUDES: CEM TEXTOS 1. Há, penso, na tríade perfeita das virtudes (fé, esperança e caridade), quatro causas portando aquele que superou agora o meio do noviciado e que alcançou à tríade da teologia mística, para escrever (...)
-
Stethatos Centúrias Capítulos Físicos
29 de marçoTradução feita da versão inglesa da Philokalia, e de sua versão francesa. Esta Centúria como as demais foram divididas em páginas com 10 itens Da Natureza Interior das Coisas e da Purificação do Intelecto: Cem Textos 1. Amor a Deus começa com o desapego das coisas humanas e visíveis. A purificação do coração e intelecto marca o estágio intermediário, pois através de tal purificação o olho do intelecto é espiritualmente desvelado e alcançamos o conhecimento do reino dos céus oculto dentro de nós ( Lucas (...)
-
Psicologia Tentação
28 de marçoTanquerey Tentações - CAPÍTULO V - LUTA CONTRA AS TENTAÇÕES (cont.)
II. A psicologia da peirasmos - tentação Descreveremos: 1. a frequência da peirasmos - tentação; 2. as suas diversas fases; 3. os sinais e os graus de synkatathesis - consentimento.
905. 1. Frequência das tentações. A frequência e violência das tentações variam em extremo: há almas que são amiudada e violentamente tentadas; outras há que o são apenas raras vezes e sem se sentirem profundamente abaladas. Muitas são as causas que explicam (...) -
Coomaraswamy (ASM): Atta
5 de agosto, por Cardoso de Castroatta. (1°) Atta puede igualarse con kaya solo en el sentido reflexivo. Por ejemplo, en Digha Nikaya I.34, [...] corresponde a Digha Nikaya I.77, [...] (también en Majjhima Nikaya II.17). Esto no implica que atta pueda traducirse por «cuerpo», cuando cuerpo significa solo la carne; por el contrario, «cuerpo» se usa para significar toda la personalidad psicofísica, de la misma manera que en inglés nosotros hablamos de «somebody» («algún-cuerpo» = «alguien»), y también hacemos uso de soul («alma») de la (...)
-
Maximo Centurias Teologia I Virtudes
29 de marçoTradução em grande parte feita a partir da versão francesa da Philokalia, mas eventualmente utilizada a versão inglesa. Primeira Centúria Virtudes e Vícios 23. O hipócrita, enquanto passa desapercebido, permanece calmo. Busca a glória se esforçando em ser justo. Mas quando foi pego pelo fato, profere palavras mortais. Parece assim cobrir sua própria cupidez pelas injúrias que dirige aos outros. A palavra de Deus o comparou a uma raça de víbora, por causa de sua hipocrisia, e lhe ordenou produzir (...)
-
Padres Prece Atenção
29 de marçoTradução da versão francesa da Philokalia
Sobre a euche - prece e a prosoche - atenção Todo o esforço do asceta deve portar sobre este ponto: que a altura da alma não seja revertida pela sublevação dos prazeres. Como a alma ligada em baixo pelo hedone - prazer da sarx - carne poderia tender ainda por um olhar livre para a luz inteligível à qual é aparentada? Por isto, antes de tudo, é preciso ser temperante: a enkrateia - temperança guarda em lugar seguro a hagneia - castidade. A nous - inteligência (...) -
Eckhart Sermon 19
29 de marçoSERMÓN XIX - Sta in porta domini et loquere verbum. Dice Nuestro Señor: «¡Permanece parado en la puerta de la casa de Dios y pronuncia la palabra y predica la palabra!» ( Jer. 7, 2 ). El Padre celestial dice una logos - Palabra y la dice eternamente y en este Verbo consume todo su poderío y en esta logos - Palabra enuncia toda su naturaleza divina y todas las criaturas. La logos - Palabra yace escondida en el alma de modo que no se la conoce ni oye, a no ser que se le asigne un lugar en el fondo (...)
-
Eckhart Sermon 20
29 de marçoSERMÓN XX a - Homo quidam fecit cenam magnam. San Lucas nos escribe en su Evangelio: «Un hombre había preparado una cena o un gran banquete nocturno» ( Lucas 14, 16 ). ¿Quién la preparó? Un hombre. ¿Qué quiere decir que lo llame una cena? Un maestro dice que significa un gran amor porque Dios no permite el acceso a nadie que no sea íntimo de Dios. En segundo lugar da a entender lo puros que deben ser quienes disfrutan de esta cena. Ahora bien, nunca llega el anochecer sin que le haya precedido un día (...)
-
Filoteo Sinaita Nepsis
29 de março1. Desenrola-se em nós um combate (agon) mais árduo que a guerra visível. O operário da santidade deve prosseguir, intrépido, para o alvo ( Fl 3,14 ), em espírito (nous), para guardar perfeitamente no coração (kardia) a lembrança de Deus (mneme Theou), como se faz com uma pérola fina ou qualquer outra pedra preciosa. Devemos deixar tudo, até nosso corpo (sarx), e desprezar a vida presente, a fim de não possuir, no coração (kardia), nada além de Deus...
2. Aqueles que conduzem o combate (agon) interior (...) -
Briantchaninov Igreja do Oriente
29 de março(Les miettes du festin, Editions Présence, 1978)
Aquele que deseja se consagrar a prece de Jesus (Kyrie Eleison) sem cometer erros deve se controlar a si mesmo, assim como a maneira de agir (praxis) com a prática (praktike), por uma leitura assídua dos seguintes escritos patrísticos : as Centúrias sobre a sobriedade (hesychia) e a virtude (arete) de Hesiquio Batos - Hesiquio, Padre em Jerusalém; os Capítulos sobre a sobriedade (hesychia) e a vigilância de Filoteu do Sinai - S. Filoteu o Sinaita; (...) -
Eckhart Sermão 2
29 de marçoVEJA: VÁRIAS TRADUÇÕES
RESUMOS E COMENTÁRIOS: Ancelet-Hustache Eckhart 2 - ANCELET-HUSTACHE; Ribeiro Eckhart 2 - RIBEIRO; Schurmann Eckhart Sermo 2 - REINER SCHÜRMANN
ES1<=SERMÓN II — INTRAVIT IESUS IN QUODDAM CASTELLUM=>ES3
En uno de los códices se dice: «Otro sermón del Maestro Ekhart de París». En otra copia se anota: «El sermón corresponde a la Asunción de Nuestra Señora».
Intravit Iesus in quoddam castellum et mulier quaedam, Martha nomine, excepit illum in domum suam. Lucae II.
He dicho una (...)
Notas
- Abade Thalassius
- antirrhesis
- Antonius Advertencias 13
- Antonius Advertencias 14
- Antonius Ascetismo Crescente
- Batismo
- Cadaver e Aguias
- carne
- Carne do Verbo
- Cassiano Apoftegmas
- Coomaraswamy Geração
- Descida da Alma
- Diadoco de Photiki Gouillard III
- Eckhart Carne
- Elias Ekdikos Anthologion 1-10
- Elias Ekdikos Anthologion 11-20
- Elias Ekdikos Anthologion 111-120
- Elias Ekdikos Anthologion 151-160
- Elias Ekdikos Anthologion 61-70
- Elias Ekdikos Anthologion 71-80