Capítulo 9: A vida verdadeira é na união com o Uno 1-13. O Uno produz todas as coisas sem ser diminuído de modo algum. 13-24. Unida ao Uno, a alma engendra as virtudes e a beleza. 24-38. A alma ama o Uno de um amor puro que é diferente do amor "vulgar" daqui de baixo. 38-60. Deve-se fugir do mundo daqui de baixo e reencontrar o amor puro que nos permite alcançar até o Uno, para só ser um com ele.
Tradução desde MacKenna
9. Nesta dança, vê-se a fonte da vida, a fonte do intelecto, o princípio disto (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > pheugo / φεύγω / escapar / fugir / φυγή / phyge / exílio / διαφυγή / diaphyge / (...)
pheugo / φεύγω / escapar / fugir / φυγή / phyge / exílio / διαφυγή / diaphyge / fuga
gr. φεύγω, pheugo, ekpheugo = escapar, fugir. Na busca de união com o Uno Plotino advoga uma atitude ascética: devemos abandonar e escapar deste mundo material, retirando-nos de qualquer envolvimento com ele, para ser capaz de levar uma vida transcendente, aquela do Intelecto e do Uno. (O’Meara )
gr. διαφυγή, diaphyge, fuite, escape
Matérias
-
Plotino - Tratado 9,9 (VI, 9, 9) — A vida verdadeira é na união com o Uno
26 de março de 2022, por Cardoso de Castro -
Plotino - Tratado 33,18 (II, 9, 18) — Sobre a fuga fora do corpo, sobre o sábio e sobre a contemplação
19 de junho de 2022, por Cardoso de CastroCapítulo 18: Sobre a fuga para fora do corpo, sobre o sábio e sobre a contemplação. 1-17. Eles se creem melhores que nós, pois sua doutrina encoraja a fugir do corpo. 17-20. Eles se dizem "irmãos" dos homens vis, mas recusam este título aos astros e aos sábios. 20-35. Nossos "irmãos" são aqueles que se tornam tão imperturbáveis quanto a alma do mundo. 35-40. Os gnósticos não alcançam uma contemplação superior àquela dos astros. 40-48. Resumo das críticas plotinianas contra os gnósticos.
Míguez
18. Tal (...) -
Plotino - Tratado 19,1 (I, 2, 1) — A virtude consiste em se tornar semelhante ao deus
17 de janeiro de 2022, por Cardoso de CastroCapítulo 1. A virtude consiste em se tornar semelhante ao deus; o estatuto das virtudes cívicas. 1-10: Lembrança do Teeteto. A qual deus a virtude nos torna semelhantes? 10-16: O divino não possui todas as virtudes 16-21: As quatro virtudes de reflexão, coragem, mestre de si e justiça 21-31: As virtudes cívicas não existem no divino mas nos tornam todavia semelhantes a ele 31-40: Comparação com o calor, que não é o mesmo no fogo e em um objeto quente 41-45: Participação. Exemplo da casa 46-53: (...)
-
Plotino - Tratado 51,6 (I, 8, 6) — Exegese do Teeteto, 176a
4 de fevereiro de 2022, por Cardoso de Castro6: Exegese do Teeteto, 176a 1-17: Citações do Teeteto 176a: os males não podem desaparecer 17-32: Objeções: o vício é o contrário da virtude, não do Bem; o Bem sendo sem qualidade não poderia ter contrário; a existência de uma realidade não implica necessariamente aquela da realidade contrária; nem a ousia, nem o além da ousia não têm contrário. 32-59: Resposta: há dois princípios contrários, um dos bens e outros dos males.
Igal
6 Pero hay que examinar también qué quiere decir que «los males no pueden (...) -
Plotino - Tratado 1,8 (I,6,8) - A fuga para o "aqui em baixo": Ulisses e Narciso
18 de setembro de 2021, por Cardoso de CastroBaracat Júnior, José Carlos. Plotino, Enéadas I, II e III; Porfírio, Vida de Plotino. Introdução, tradução e notas. Tese de Doutorado. Campinas, UNICAMP, 2006
Baracat
8. Então, qual o modo? Qual a concepção? Como alguém contemplará uma "beleza inconceptível" que, por assim dizer, guarda-se no íntimo dos sacros áditos e não se adianta afora para que mesmo um profano a veja? Avance e adentre quem é capaz , deixando do lado de fora a visão dos olhos e sem mais voltar-se para as antigas fulgências dos (...) -
Plotino - Tratado 51,7 (I, 8, 7) — Exegese do Teeteto, 176a (2)
6 de fevereiro de 2022, por Cardoso de Castro7: Continuação da exegese do Teeteto (do capítulo anterior) 1-12: A matéria é necessária à existência do mundo. 12-16: Fuga do mal e existência "entre os deuses" 16-23: A existência da matéria é necessária posto que ela é o "último" termo da emanação
Igal
7 Pero, entonces, ¿por qué, si el Bien existe, también existe el mal forzosamente?
¿No será por esto: porque en el universo debe existir la materia? En efecto, este universo consta forzosamente de contrarios. En realidad, ni siquiera existiría si no (...) -
Coomaraswamy Edificação
28 de março de 2022Edificação do Homem Los cielos manifiestan la gloria de Dios: su interpretación, en la ciencia o el arte —y ars sine scientia nihil —, no es para halagarnos o meramente «interesarnos», sino «para que podamos seguir las intelecciones y revoluciones del Todo; no siguiendo esas revoluciones que están en nuestras cabezas y que se distorsionaron en nuestro nacimiento, sino corrigiéndolas (exorthounta) con el estudio de las armonías y revoluciones del Todo: de manera que, por una asimilación del conocedor a (...)
-
Daniélou (PTM): O homem interior
31 de julho de 2022, por Cardoso de CastroTradução da primeira edição e original da segunda edição
tradução de extratos
Além do caráter sacramental, outro aspecto aparece desde o início da vida espiritual e que o acompanhará até o final: a Interioridade. Ao lado da separação do mal e do erro, operada pelo Batismo, encontramos a separação do mundo. Uma mesma palavra para as duas: anachoresis. Duas cenas paralelas da Vida de Moisés a expressam: a Discalceatio figura a separação mal e a fuga para o deserto de Madian simboliza a segunda. A primeira (...)