Em realidade, cidadãos atenienses, para demonstrar que não sou réu, segundo a acusação de Meleto, não me parece ser necessária longa defesa, mas isso basta. Aquilo, pois, que eu dizia no princípio, que há muito ódio contra mim, e muito acumulado, bem sabeis que é verdade. E isso é o que me vai perder, se eu me perder ... e não Meleto, ou Anito, mas, a calúnia e a insídia do povo: pela mesma razão se perderam muitos outros homens virtuosos, e outros ainda, creio, serão perdidos; não há perigo que a série se (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > apologia / ἀπολογία / apology / apologie / apología
apologia / ἀπολογία / apology / apologie / apología
gr. apologia: defesa, refutação. Para um acusador, o campo semântico é kategoros, kategoria , kathegorein. Para o acusado, apologia e apologeisthai.
Matérias
-
Apologia 28a-31c: Missão divina
24 de março de 2022 -
Apologia 35e-38b: Sócrates declarado culpado: debate sobre a pena
24 de março de 2022A minha impassibilidade, cidadãos atenienses, diante da minha condenação, entre muitas razões, deriva também desta: eu contava com isto, e até, antes me espanto do número dos dois partidos. Por mim, não acreditava que a diferença fosse assim de tão poucos, mas de muitos, pois, se somente trinta fossem da outra parte, eu estaria salvo (nota: dos 501 juízes, 280 a favor e 220 contra).
De Meleto, ao contrário, estou livre, me parece ainda, e isso é evidente a todos: se Anito e Licon não viessem aqui (...) -
Apologia 38c-42a: Sócrates condenado à morte
24 de março de 2022Por não terdes querido esperar um pouco mais de tempo, atenienses, ireis obter, da parte dos que desejam lançar o opróbrio sobre a nosso cidade, a fama e a acusação de haverdes sido os assassinos de um sábio, de Sócrates. Porque, quem vos quiser desaprovar me chamará, sem dúvida, de sábio, embora eu não o seja. Pois bem, tivésseis esperado um pouco de tempo, a coisa seria resolvida por si: vós vedes, de fato, a minha idade. E digo isso não a vós todos, mas àqueles que me condenaram à morte. Digo, além (...)
-
Apologia de Sócrates
24 de março de 2022Escrita ao regressar Platão de sua viagem ao Egito. Reproduz a defesa de Sócrates diante de seus juízes. Não se ajusta rigorosamente às acusações apresentadas diante do tribunal, mas tem, certamente, valor histórico, pois na data de sua composição viviam todos ou grande parte dos que haviam presenciado o processo. Plano da Obra segundo Luc Brisson Para Brisson, na Apologia, Platão eleva ao nível de "mito fundador" da filosofia um fato contingente e de pouco importância quanto à história, a condenação (...)
Notas
- Apologia 17a-35e: A defesa de Sócrates
- Apologia 17a-35e: Resumo do Discurso e Discurso de defesa de Sócrates
- Apologia 18a-18e: Plano de defesa
- Apologia 18e-24b: Resposta às antigas acusações
- Apologia 19d-20c: Não me faço pagar como os sofistas
- Apologia 20c-24b: Investigação de Sócrates sobre o oráculo de Delfos
- Apologia 21c-22a: Investigação junto aos políticos
- Apologia 22a-22c: Investigação junto aos poetas
- Apologia 22c-22e: Investigação junto aos artífices
- Apologia 22e-24b: Consequências da investigação
- Apologia 24b-35e: Resposta à acusação atual
- Apologia 24c-26a: Contra-interrogatório de Meleto
- Apologia 26b-28a: Segunda acusação
- Apologia 31c-32e: Abstenção da política e papel do daimon
- Apologia 32e-34b: Sócrates não ensina e não tem discípulos
- Apologia 34b-35d: Conclusão da defesa
- Sócrates (Apologia) – filosofar