Exortações sobre o comportamento dos homens e a conduta virtuosa 1. É abusivo dizer que os homens são dotados de logistikon - razão. Não são razoáveis aqueles que se deixam ensinar pelas palavras e os livros dos antigos sábios. Mas são razoáveis aqueles cuja alma é dotada de logistikon - razão e que são capazes de discernir aquilo que é o bem e o que é o kakon - mal. Fugindo de tudo aquilo que é mal e prejudicial, consagram-se ao estudo daquilo que é bom (agathon) e útil. E fazem isto dando graças a Deus. (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > bradytes / βραδυτής / preguiça / lentidão / desleixo / argia / ἀργία / preguiça / (...)
bradytes / βραδυτής / preguiça / lentidão / desleixo / argia / ἀργία / preguiça / ócio
Matérias
-
Antonius Conduta Virtuosa
29 de março -
Pecado Venial
28 de marçoNa tentativa de estabelecer uma escala de pecado esta classe denominada "pecados veniais" pretende oferecer alento e esperança àquele que se considera "pecador", pois entende que foi um engano, um desleixo, sem mácula. No entanto, se reconhecermos o significado de "pecado" como erro ou falha, estamos melhor informados para lidar com o que se acusa como pecado, mas que de fato não tem a conotação tão forte e contundente que recebeu historicamente pela instituição eclesial. Ascetismo e Misticismo (...)
-
Nietzsche (ABM:§§204-206) – o cientista é um plebeu do espírito
6 de novembro de 2021, por Cardoso de Castro[NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal. Prelúdio a uma filosofia do futuro. Tr. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, §§204-206]
português
204. Correndo o risco de que também aqui o moralizar se revele o que sempre foi — um impávido montrer ses plaies [mostrar suas chagas], como diz Balzac —, ousarei me opor a uma imprópria e funesta inversão hierárquica que, de modo totalmente despercebido e como que de consciência tranquila, ameaça hoje estabelecer-se entre a ciência e a (...) -
kardia
28 de marçoVIDE: Coração - CORAÇÃO; Pureza de Coração - PUREZA DE CORAÇÃO
EVANGELHO DE JESUS: NT coração - NT; O MAL DE DENTRO; SEMENTE DE MOSTARDA CORAZÓN (kardia): considerado - conforme a la antropología bíblica -, el centro del ser humano, principio determinante de las elecciones y de los thymikon - deseos de la persona. Por cierto, incluye también los sentimientos y las emociones, pero es mucho más, y se podría decir que en él se concentra todo aquello que san Pablo llama el "eso anthropos - hombre interior" (...) -
Ernildo Stein: Introdução ao Método Fenomenológico Heideggeriano
6 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroAo lado de Ser e Tempo e Que é Metafísica? temos, no ensaio Sobre a Essência do Fundamento e na preleção A Determinação do Ser do Ente segundo Leibniz, a melhor possibilidade de observar o método fenomenológico de Heidegger em sua aplicação concreta. Não apenas cronologicamente estão estas duas análises próximas dos momentos mais altos da criação heideggeriana; também tematicamente lhe são vizinhas. O texto sobre Leibniz tomou corpo na esteira de interpretações de filósofos que foram incluídas em Ser e Tempo. (...)
-
Daumal: A GUERRA SANTA
27 de julho de 2014, por Cardoso de CastroDAUMA, René. La guerre sainte. 1940.
nossa tradução
Vou fazer um poema sobre a guerra. Talvez não seja um verdadeiro poema, mas será sobre uma verdadeira guerra.
Não será um verdadeiro poema, porque o verdadeiro poeta, se aqui estivesse, e se o rumor se espalhasse pela multidão que ele iria falar - então um grande silêncio se faria, um pesado silêncio então se inflaria, um silêncio prenhe de mil trovões.
Visível, nós o veríamos, o poeta; vidente, ele nos veria; e empalideceríamos em nossas pobres (...) -
Ortega y Gasset (MT:C5) – V — A vida como fabricação de si mesma. — Técnica e desejos
4 de novembro de 2021, por Cardoso de CastroORTEGA Y GASSET, José. Meditação da Técnica. Tradução e Prólogo de Luís Washington Vita. Rio de Janeiro: Livro Íbero-Americano, 1963, p.
português
Sob esta perspectiva, a vida humana, a existência do homem aparece consistindo formalmente, essencialmente num problema. Para os demais entes do universo existir não é problema — porque existência quer dizer efetividade, realização de uma essência; por exemplo, que "o ser touro" se verifique, aconteça. Ora, o touro, se existe, existe já sendo touro. Ao (...) -
Platão (Fedro:230e-237a) — O discurso de Lysias
8 de dezembro de 2021, por Cardoso de CastroO discurso de Lysias (230e-234c) Introdução (230e-231a) Desenvolvimento(231a-234b) 1. Ponto de vista individual (231a-e) Quem não é amoroso não condenará jamais àquele que lhe concedeu seus favores o bem que lhe fez Não o acusará de tê-lo levado a negligenciar seus afazeres O amor por um jovem é indissociável do ódio para todos os outros o amoroso é um louco que se deve desconfiar A escolha entre aqueles que não são amorosos é maior que a escolha entre aqueles que são amorosos 2. Ponto de vista social (...)
-
Carneiro Leão (EP:20-22) – pensamento calculador e pensamento do sentido
11 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroCARNEIRO LEÃO, Emmanuel & PENNA LACOMBE, Fabio. Existência e psicanálise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975, p. 20-22
Vivemos uma época rica de produção e indigente de pensamento. Somos tão pobres que, nem como ausência, conseguimos pensar a indigência. E no entanto, mesmo na indigência, não nos abandona o vigor de pensar. Acontece apenas que se nos apresenta de uma maneira estranha. A maneira de um terreno baldio. A indigência de pensamento não é uma pista de rolamento. Numa pista de (...) -
Giuseppe Lumia: Camus
5 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroLUMIA. (Giuseppe) O EXISTENCIALISMO PERANTE O DIREITO, A SOCIEDADE E O ESTADO. Tradução de Adriano Jardim e Miguel Caeiro. Colecção « Doutrina ». N.º 3. Livraria Morais Editora. Lisboa. 1964.
O encontro de filosofia e literatura, típico do existencialismo francês, tem em Albert Camus (1913-1960) o seu mais alto representante. Mas se Sartre é mais filósofo que literato, de modo que os seus dramas e romances aparecem como exemplificações da sua filosofia, Camus é, pelo contrário, mais literato que (...) -
Cioran (BD): Genealogia do fanatismo
26 de maio de 2020, por Cardoso de CastroExcerto de CIORAN, Emil. Breviário de Decomposição. Tr. José Thomaz Brum. (epub)
THOMAZ BRUM
Em si mesma, toda ideia é neutra ou deveria sê-lo; mas o homem a anima, projeta nela suas chamas e suas demências; impura, transformada em crença, insere-se no tempo, toma a forma de acontecimento: a passagem da lógica à epilepsia está consumada... Assim nascem as ideologias, as doutrinas e as farsas sangrentas.
Idólatras por instinto, convertemos em incondicionados os objetos de nossos sonhos e de nossos (...) -
Stethatos Centúrias Capítulos Práticos
29 de marçoTradução em grande parte feita a partir da versão inglesa da Philokalia, mas eventualmente utilizada a versão francesa. A tradução de cada centúria foi organizada em páginas de 10 itens cada uma, para facilitar a leitura na Internet. PRIMEIRA CENTÚRIA — CAPÍTULOS PRÁTICOS: DA PRÁTICA DAS VIRTUDES: CEM TEXTOS 1. Há, penso, na tríade perfeita das virtudes (fé, esperança e caridade), quatro causas portando aquele que superou agora o meio do noviciado e que alcançou à tríade da teologia mística, para escrever (...)
-
Santos Simbolismo 7
29 de marçoTEMA V ARTIGO 8 - O SETENÁRIO Se partirmos das Pitágoras - categorias pitagóricas, vemos que, da substância universal, por diferenciação, surge o Dois - binário, duas modalidades de ser que já estudamos.
Essas duas positividades em oposição são por sua vez uma, que é predominantemente ativa, determinante, e outra, que é predominantemente passiva, determinável. O esquema abaixo coloca bem o que acabamos de dizer:
No pitagorismo, o sete tende, como significabilidade, a apontar a graduação qualitativa do (...) -
Fedro 230e-237a — Discurso de Lysias
24 de março"Conheces os meus sentimentos, e como já me ouviste dizer, acredito que nos será proveitosa a realização deste desejo. Confio em que meu pedido não será feito em vão, pois não sou teu amante. Os amantes, de fato, ao saciarem a sua concupiscência arrependem-se das vantagens que ofereceram, ao passo que, para os que não amam, nunca chega o momento em que teriam motivos para o arrependimento. Não foi a força da paixão que os impeliu a fazer o bem, não por necessidade mas voluntariamente, e o fazem com toda (...)
-
Contos de Cantuária
28 de marçoExcertos da tradução de Paolo Vizioli
O CONTO DO PÁROCO (Excertos)
Segue-se aqui o Prólogo do Conto do Pároco
Nesse ponto, o Provedor terminara a sua história, e o sol se achava tão abaixo da linha meridional que, a meu ver, sua altitude devia ser de vinte e nove graus. Calculo que seriam quatro horas da tarde, pois minha sombra se estendia então por onze pés, pouco mais ou menos, o que daria, em relação à minha altura, a proporção correspondente a seis pés. E quando o signo de exaltação da lua, - (...) -
Mitos Platônicos
24 de marçoO uso do mito em Platão é ainda objeto de controvérsia. As explicações baseadas na suposição de Platão se situar no limiar de uma passagem do mito à razão (v. Do Mito à Razão) são muito comuns, como explica Geneviève Droz (Les mythes platoniciens), inclusive reforçando seu argumento pelas próprias críticas encontradas em Platão aos poetas, ilusionistas mentirosos, rejeitando a ficção poética enquanto opinião incerta e suspeita. No entanto, surpreende a todos os estudiosos da Obra de Platão como esta se nutre de (...)
-
akedia
28 de marçoDemônio do Meio-dia É o demônio do meio-dia, porquanto se diz que uma metade do dia acaba de terminar e mais uma vez não se passou nada... Este demônio incita o monge a sair, murmura-lhe que o seu combate é vão, que falhou a sua vida. Neste preciso momento, o único meio de lutar consiste em esperar por horas menos negras. (in: Espiritualidade - A essência do monaquismo cristão - Entrevista com Jean-François Colosimo, professor de Patrologia no Instituto de Teologia Ortodoxa de Saint-Serge, Paris. (...)
-
Logoi de Isis a Horus
28 de marçoOs Logoi de Isis a Horus (XXIII-XXVII) Excerto XXIII: "De Hermes Trismegisto: extrato do livro sagrado Kore Kosmou" Afabulação Isis a Horus Preâmbulo: Isis oferece ambrosia a Horus, que confere a esta psyche que é Horus, a imortalidade total. Organização do Mundo superior, criação da Physis, das almas e dos signos zodiacais de forma humana e animal. Revolta e castigo das almas, criação por Hermes dos corpos humanos onde as almas serão aprisionadas, crimes dos homens, queixa dos Elementos denegridos (...)
-
Basilio Monasticismo
29 de marçoQUESTÃO 7 - A CONVENIÊNCIA DE SE CONVIVER COM OS QUE UNANIMEMENTE TENCIONAM AGRADAR A DEUS. É TÃO DIFÍCIL QUÃO PERIGOSO VIVER ISOLADO
Uma vez que vossas palavras nos persuadiram de que é perigoso passar a vida em companhia dos que desprezam os mandamentos do Senhor, queremos agora saber se quem deles se afasta deve viver sozinho ou conviver com irmãos que tenham o mesmo modo de pensar e escolheram idêntico escopo de piedade.
Resposta
1. Estou convicto de que a vida em comum dos que têm idêntico (...) -
Escada Santa I
29 de marçoCAPÍTULO I — DA RENÚNCIA E MENOSPREZO DO MUNDO DEUS, em sua incompreensível bondade infinita, houve por bem honrar com a dignidade do livre arbítrio as suas criaturas racionais. Destas, umas podem ser chamadas amigos seus, outras fiéis e legítimos servos, outras de todo o qualquer ponto inúteis, outras bárbaros e apartados dele, outras seus inimigos e adversários. Amigos de Deus são aquelas intelectuais e espirituais substâncias que com ele moram. Servos fiéis são aqueles que, sem preguiça e sem (...)
Notas
- antirrhesis
- Antonius Conduta Virtuosa 41-50
- Aristóteles Vida Contemplativa
- Ars Moriendi
- Bosch Acídia
- Callisto-Ignacio Centuria 8
- Cassiano Conferencias I-18
- Clemente de Alexandria Protreptico Gregos
- Curiosidade
- EHN I
- Gordon Idade Ouro
- Gregório do Sinai Orar
- Hadot: a filosofia é um luxo inútil
- Hilton Escada da Perfeição II-3
- João Damasceno Alma
- Karl Renz: liberação (moksha)
- Karl Renz: remover os obstáculos
- Marcos Asceta Excertos
- Maximo Capsocalyvite
- Nicéforo Marcos