Página inicial > Palavras-chave > Termos > praos / πρᾶος / praotes / πραότης / mansidão / mansedumbre / meekness / mildness / (...)
praos / πρᾶος / praotes / πραότης / mansidão / mansedumbre / meekness / mildness / gentileza
gr. praotes = mansidão, doçura. Ação de reprimir um movimento que a cólera provocou; na alma , uma mistura bem proporcionada.
Otra virtud que gozaba de excepcional estimación entre los monjes antiguos, particularmente entre los más entusiastas de la contemplación, era la "mansedumbre" (praotes). Evagrio Póntico la considera como la verdadera madre de la gnosis , como la única condición para alcanzarla. Tal predilección sorprende un poco a primera vista, pero se explica fácilmente teniendo en cuenta la teoría de las pasiones que privaba entre los monjes antiguos. Según esta doctrina, las pasiones de la epithymia (apetito concupiscible) son inferiores a las del thymos (apetito irascible); por eso, la praotes o mansedumbre tiene mucha más prestancia que la castidad de orden superior que es la sophrosyne , puesto que la supone como ya adquirida y de algún modo la corona. Poseer la virtud de la mansedumbre, en efecto, implica necesariamente haber vencido todas las pasiones. Así, la praotes constituye la cima del combate espiritual, la virtud por excelencia del prácticos consumado.
Cierto que esta doctrina se apoya en la psicología tripartita; pero Evagrio halló en la Sagrada Escritura, entre otros pasajes que la favorece, un texto muy hermoso en el que la fundament ó. La Biblia presenta a Moisés como "hombre mansísimo, más que cuantos hubiese sobre la haz de la tierra"; y a continuación aduce este oráculo divino: "Si uno de vosotros profetizara, yo me revelaría a él en visión y le hablaría en sueños. No así a mi siervo Moisés, que es en toda mi casa el hombre de confianza. Cara a cara hablo con él y a las claras, no por figuras; y él contempla el semblante de Yahve". Evagrio, aludiendo a este texto, subraya repetidas veces, en apoyo de su mística intelectualista, que la Escritura hubiera podido alabar otras virtudes excelentes de Moisés, y, con todo, se limita a poner de relieve su extraordinaria mansedumbre. Así, pues, al igual que Moisés, el monje que ha logrado poseer la mansedumbre está preparado para recibir el don de la contemplación; domina todas las pasiones, ha triunfado en la lucha con los demônio - demonios, ha escalado la cumbre de la vida ascética.
Dócil (docilis), não porque seja douto, mas porque pode ser ensinado (doceri), pois é engenhoso é capaz de aprender . [Etimologias]
Segundo um princípio já assinalado por nós, no Cristianismo o esoterismo absoluto só pode relacionar-se com a própria mensagem cristã. Será uma mensagem indireta, não-direta, mas será de origem cristã e não outra, apesar de certas convergências doutrinais cuja possibilidade ou oportunidade já mencionamos. Mas a ideia-força do Cristianismo é que "Deus tornou-se homem a fim de que o homem se tornasse Deus": isto é, em linguagem vedantina — uma vez que o nosso ponto de referência é Shankara —, "Atmâ tornou-se Maya a fim de que Maya se tornasse Atma ". A união com Cristo implica na identidade com ele; e acrescentaremos que a união com a Virgem implica na identificação com o aspecto de doçura e de infinitude do Logos , pois a shakti do Absoluto é o Infinito ; todas as qualidades e prerrogativas de Maria deixam-se reduzir às essências da divina Infinitude. Maria é uma dimensão de Jesus que ele expressou ao dizer: "Meu jugo é doce e meu fardo, leve "; aliás, há vantagens em dirigir-se a essa dimensão em particular a fim de atingir a totalidade . Do mesmo modo, a Virgem personifica nela mesma a Sabedoria informal, em virtude de ser a Mulher "vestida de sol" e a mãe da Revelação: ela é a Sabedoria sob seu aspecto de resplendor, portanto, de Beleza e de Misericórdia. [O ESOTERISMO COMO PRINCÍPIO E COMO VIA]
Segundo Dagli , tradutor de uma de suas versões inglesas [do Fusus ], a palavra adab, que pode ser traduzida por justa atitude, pode e deve também levar em conta outros sentidos, quais sejam: cortesia, boas maneiras , comportamento , e até um conhecimento culto de literatura. Aquele que tem bom adab conhece a maneira adequada de fazer coisas e de lidar com os outros. Pode ser considerada uma arte de interação. Tadib, que significa dar adab a alguém, significa «disciplina». [SABEDORIA DOS PROFETAS]
Matérias
-
Amar os Inimigos
18 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
Mt 5,43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios (...)
-
Máximo, o Confessor — Centúrias sobre a Caridade I 76-100
30 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
Tradução feita por Antonio Carneiro a partir da versão espanhola, MÁXIMO EL CONFESOR, Tratados Espirituales - ed. Ciudad Nueva. A tradução de cada centúria foi organizada em 4 páginas de no máximo 25 itens cada uma, para facilitar a leitura na Internet. PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 1-25) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 26-50) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 51-75)
76. La humildad y el sufrimiento libran al hombre de todo pecado: aquella extingue las pasiones del alma, éste las del cuerpo. El bienaventurado David nos lo enseña (...)
-
Escada Santa IV
29 de março de 2022
CAPÍTULO IV — DA PERFEITA OBEDIÊNCIA I
VEM agora muito a propósito tratar da obediência, para doutrina dos novos cavaleiros e guerreiros de Jesus Cristo; pois, assim como ao fruto precede a flor, assim à obediência precede a peregrinação, ou do corpo, ou da vontade. Com estas duas virtudes, como com duas asas douradas, levanta-se até o Céu a alma do varão santo; e a isso, por ventura, se referia o Profeta, cheio do Espírito Santo, quando disse: Quem me dera asas como as da pomba, para voar pela vida (...)
-
orge
28 de março de 2022
VIDE: IRA DIVINA; PATHOS; TANQUEREY IRA
EVANGELHO DE JESUS: Mt 3:7; Mc 3:5; Lc 3:7; Lc 21:23; Jo 3:36; Rom 1:18; Rom 2:5-8 Philokalia [http://lesvoies.free.fr/spip/mot.php?id_mot=94">CITAÇÕES DOS PADRES (em nosso site francês)
Cólera ou impaciência - na linguagem bíblica fala-se literalmente de "brevidade de sopro", ou "respiração curta". A cólera nos faz perder o alento; ficamos com a respiração curta e rápida; sufoca-se, como possuído.
Uma das principais causas da cólera é a não aceitação dos (...)
-
Boaventura Mente
29 de março de 2022
Boaventura Elevar-se a Deus - ELEVAR-SE A DEUS Boaventura Vestigios - VESTIGIOS Boaventura Vestígios Imagem de Deus - VESTÍGIOS IMAGEM DE DEUS Boaventura Deus na sua Imagem - DEUS NA SUA IMAGEM Boaventura Unidade Ser - UNIDADE SER Boaventura Trindade Bem - TRINDADE BEM Boaventura Êxtase Mental - ÊXTASE MENTAL Prólogo 1 Começo por invocar o primeiro Princípio, isto é, o eterno Pai, "Pai das luzes", fonte de todo conhecimento (gnosis), de "toda dádiva boa e de todo dom perfeito" (Tgo 1,17). Invoco-O (...)
-
Bazan Gálatas
29 de março de 2022
Epístola aos Gálatas Combate certa mentalidade judaico-cristã; a começar por aqueles que abandonaram o Evangelho de Cristo. São eles “os intrusos”, “os falsos irmãos que se infiltraram solapadamente para espiar a liberdade que temos em Cristo Jesus ... a quem cedemos ... a fim de salvaguardar para vós a verdade do Evangelho”, confissão que se move em um claro contexto polêmico, o do Concílio de Jerusalém segundo se desenvolve em 2, 1-10. E porque a orientação combatida é a de certas tendências estreitas (...)
-
Eckhart – Sermão 20a - Homo quidam fecit cenam magnam...
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Jesus, porém, lhe disse: Certo homem dava uma grande ceia, e convidou a muitos. (Lc 14:16)
Brugger
1 . San Lucas nos escribe en su Evangelio: «Un hombre había preparado una cena o un gran banquete nocturno» ( Lucas 14, 16 ). ¿Quién la preparó? Un hombre. ¿Qué quiere decir que lo llame una cena? Un maestro dice que significa un gran amor porque Dios no permite el acceso a nadie que no sea íntimo de Dios. En segundo lugar da a entender lo puros que deben ser quienes disfrutan de esta cena. Ahora (...)
-
Santos Simbolismo 7
29 de março de 2022
TEMA V ARTIGO 8 - O SETENÁRIO Se partirmos das Pitágoras - categorias pitagóricas, vemos que, da substância universal, por diferenciação, surge o Dois - binário, duas modalidades de ser que já estudamos.
Essas duas positividades em oposição são por sua vez uma, que é predominantemente ativa, determinante, e outra, que é predominantemente passiva, determinável. O esquema abaixo coloca bem o que acabamos de dizer:
No pitagorismo, o sete tende, como significabilidade, a apontar a graduação qualitativa do (...)
-
Schürmann (ME:61-79) – a destinação divina do intelecto (§§8-10)
11 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
Já disse inúmeras vezes antes: Há um poder na alma que não toca o tempo nem a carne: emana do espírito e permanece no espírito e é totalmente espiritual.
Identidade operativa, nascimento do Filho contemporâneo da invasão divina, reciprocidade rigorosa entre a ação do Pai e a ação do homem desapegado: os contornos do pensamento autêntico de Mestre Eckhart vão tomando forma.
No que segue, a identidade com Deus é circunscrita segundo três orientações: a partir do § 8 como se realiza no intelecto, a partir (...)
-
Sobre os Hinos de Efrem
29 de março de 2022
Contribuição e tradução de Antonio Carneiro Publicado por Manuel Nin - in: “Osservatore Romano” em 28 de janeiro de 2011; tradução para o espanhol do original italiano por Salvador Aguilera López, domingo, 06 de fevereiro de 2011.
Os Hinos sobre a pérola de São Efrém, o Sírio A revelação transparente dos Mistérios As Igrejas de tradição siríaca e as de tradição bizantina celebram em 28 de janeiro a festa de São Efrém o Sirio, teólogo morto no ano 373 que, a partir da Sagrada Escritura, reflete poeticamente (...)
-
Santos Simbolismo Sons
29 de março de 2022
ARTIGO 4 - SIMBÓLICA DOS SONS NA LITERATURA, E SIMBÓLICA DO ESPAÇO E DO TEMPO Em nosso "Dicionário dos Símbolos e Sinais", teremos a oportunidade de estudar os símbolos na arte em geral.
Neste capitulo, queremos apenas chamar a atenção para os sons que estão nas palavras faladas. Sabemos que estas são propriamente sinais e não símbolos, salvo quando onomatopaicas. No entanto, na combinação dos sons das palavras, na literatura, há a revelação de uma intenção simbólica do autor.
- - Tristeza - Neutro - (...)
-
peirasmos
28 de março de 2022
EVANGELHO DE JESUS: E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mt 6:13) - vide Pai Nosso
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mt 26:41)
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mc 14:38)
E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. (Lc 4:13)
E quando chegou àquele lugar, (...)
-
Proximo Deus
28 de março de 2022
Merton Bernardo Advento - O SACRAMENTO DO ADVENTO NA ESPIRITUALIDADE DE SÃO BERNARDO (cont.)
É FÁCIL PARA NÓS APROXIMARMO-NOS D’ELE
Nossa incorporação no mistério de Cristo, o dom da vida divina, é pura manifestação da agape - caridade de Deus para conosco. Nisso consiste a agape - caridade... que Ele nos amou primeiro. Etienne Gilson demonstrou a importância básica dessa idéia de São João na teologia mística de São Bernardo. Havia duas razões pelas quais não nos podíamos aproximar d’Ele: estávamos (...)
-
Macariana Copta
29 de março de 2022
O ciclo copta ... ( Abade Macário ) disse: não façamos com que a fonte, borbulhando, lance dessa mistura única ( o receptáculo do coração ) o que é maculado; mas, que lance incessantemente, para o alto, o que é doce em qualquer tempo, isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo ( Op. cit., p. 142 ).
O irmão interrogou-o ainda, dizendo: Qual é a obra mais agradável a Deus, no asceta e no absti-nente? Respondeu-lhe, dizendo: bem-aventurado aquele que for encontrado perseverante no nome bendito de Nosso Senhor (...)
-
Basilio Monasticismo
29 de março de 2022
QUESTÃO 7 - A CONVENIÊNCIA DE SE CONVIVER COM OS QUE UNANIMEMENTE TENCIONAM AGRADAR A DEUS. É TÃO DIFÍCIL QUÃO PERIGOSO VIVER ISOLADO
Uma vez que vossas palavras nos persuadiram de que é perigoso passar a vida em companhia dos que desprezam os mandamentos do Senhor, queremos agora saber se quem deles se afasta deve viver sozinho ou conviver com irmãos que tenham o mesmo modo de pensar e escolheram idêntico escopo de piedade.
Resposta
1. Estou convicto de que a vida em comum dos que têm idêntico (...)
-
Origenes Cantico Prologo 5
29 de março de 2022
Pongamos, por ejemplo, una mujer que se abrasa de amor por un hombre y ansía unir a él su suerte: ¿no obrará en todo y dispondrá todos sus movimientos en la forma que sabe que agrada a su amado, no sea que, si en algo obra contra su voluntad, este excelente varón desprecie y rechace su compañía? Esta mujer, que arde en amor por ese hombre con todo su kardia - corazón, con toda su alma y con todas sus fuerzas, ¿podrá cometer adulterio, si sabe que él arna la hagneia - castidad? ¿o matar, si sabe de su (...)
-
NT coração
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
(Mat 5:8) Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
(Mat 5:28) Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
(Mat 6:21) Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
(Mat 11:29) Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
(Mat 12:34) Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois (...)
-
Diadoco de Photiki Gouillard
29 de março de 2022
3. O mal não está na natureza e ninguém é mau por natureza, pois Deus nada fez de mau. Porque quando alguém, por gastrimargia - cobiça, leva ao estado de forma o que não tem substância, isso começa a ser o que a sua vontade o faz ser. É importante, pois, com o cuidado constante da mneme Theou - lembrança de Deus, abandonar o "hábito" do mal, visto que a natureza do bem é muito mais forte que o "hábito" do mal, uma vez que uma é, enquanto a outra só tem existência no ato.
5. O livre-arbítrio consiste na (...)
-
Diadoco de Photiki Gouillard II
29 de março de 2022
68. A maioria das vezes, nosso nous - intelecto tem dificuldade em aceitar a euche - oração, por causa da extrema restrição da virtude da euche - oração; em contrapartida, dedica-se com alegria à teologia, devido aos grandes espaços isentos das theoria - contemplações divinas. Para impedi-lo de querer falar demais e, na sua alegria, querer voar além dos seus meios, apliquemo-nos com maior freqüência à euche - oração, à salmodia, à anagnosis - leitura das Santas Escrituras, sem negligenciar as pesquisas (...)
-
Ruysbroeck Humildade
29 de março de 2022
Tradução anotada da versão francesa por Antonio Carneiro DO QUARTO DEGRAU DO AMOR, A SABER: DA HUMILDADE.
A humildade semelhante à uma fonte
A seguir, o mais próximo degrau na nossa escala celeste, é a verdadeira humildade, que é na ordem espiritual, o rebaixamento de si para o último lugar, e pela qual (humildade) vivemos na verdadeira paz, Deus estando conosco e nós com Deus: A fonte da humildade. Ela é ela mesma, com efeito, o fundamento vital de toda santidade; e a compararmos à fonte que corre (...)