Página inicial > Palavras-chave > Termos > zeto / ζητῶ / zeteo / ζητέω / perquirir / investigatio / ζήτημα / quaestio / ζήτησις (...)
zeto / ζητῶ / zeteo / ζητέω / perquirir / investigatio / ζήτημα / quaestio / ζήτησις / buscador
gr. ζητέω: buscar. Plotino insiste sobre a «busca» e sobre a exigência, para a alma , de «buscar», empregando em várias ocasiões o verbo zetein em suas diferentes formas verbais.
Se até o presente o conceito de Deus , assim como aquele de Cristo , foi geralmente concebido de uma maneira abstrata, de uma maneira simplesmente objetiva, o pensamento de Jacob Boehme se move ao contrário no interior de uma síntese viva dos dois (da subjetividade e da objetividade ao mesmo tempo). Ele não crê que se possa achar Deus no homem e encontrar neste último um espírito de busca outro que aquele que vem igualmente de Deus; ele não conhece luz fora da identidade do olho e do corpo luminoso (o vidente e a coisa vista coincidem em um mesmo olho), não há palavra fora da identidade da audição e da palavra, nenhuma aproximação do Filho sem uma atração do Pai que nos porta para Ele. [Franz von Baader , FERMENTA COGNITIONIS ]
When Light seeks out Darkness,
The only finding is understanding that what has been ‘
found ’
Was the absence of that which was seeking.
All that a Seeker can find is his own absence,
For this which is seeking is all there could have been to be found.
Searching for the Darkness of a ‘me’,
And finding that there is no ‘Who?’,
But only the absence of the presence of this-which-is-asking.
Note: Why does Light seek out Darkness? Because there is nothing else in the Cosmos which it has not found.
BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS;
PEDI - BUSCAI - BATEI À PORTA
Matérias
-
Beneval de Oliveira: Em busca da verdade do Ser
5 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
A Fenomenologia no Brasil, Beneval de Oliveira, Pallas, 1983 O presente trabalho tem como objetivo enfocar a temática do existencialismo brasileiro. Neste sentido, procuramos pesquisar as origens dessa temática, a partir de uma reinterpretação da filosofia grega, dando ênfase, sobretudo, à ontologia de Martin Heidegger, justamente por ter esse filósofo despertado maior atenção que os demais filósofos existencialistas entre os nossos estudiosos da matéria.
De outro lado, procuramos analisar a frio, (...)
-
Attar (CP:43-46) – Discurso da poupa aos pássaros
1º de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
Assim que a poupa terminou o seu discurso, os pássaros puseram-se agitados, sonhando com a majestade e a glória daquele rei, e, tomados pela ânsia de tê-lo como seu próprio soberano, ficaram impacientes para partir. Fizeram, assim, seu projeto de viagem e resolveram ir juntos; cada qual tornou-se um amigo do outro e um inimigo de si mesmo.
Machado & Rizek
Todos os pássaros do mundo, tanto os conhecidos como os desconhecidos, reuniram-se e tiveram entre si estas palavras: “Não há no mundo (...)
-
Plotino - Tratado 9,7 (VI, 9, 7) — Para alcançar o Uno, a alma deve se voltar para ela mesma
26 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 7: Para alcançar o Uno, a alma deve se voltar para ela mesma. 1-23. A alma deve ser desprovida de forma para poder acolher a natureza primeira. 23-28. Como Minos, que era "familiar de Zeus", a alma deve se unir ao Uno para o anunciar aos outros. 28-34. O Uno está por toda parte, e portanto devemos buscá-lo em nós mesmos.
Tradução desde MacKenna
7. E se teu pensamento permanece em um estado determinado, posto que não é nenhuma destas coisas, deves te apoiar sobre elas e o contemplar a (...)
-
Lavelle (Acte) – A metafísica busca redescobrir o ato primitivo do qual dependem meu próprio ser e o ser do mundo.
17 de novembro de 2020, por Cardoso de Castro
LAVELLE, Louis. La dialectique de l’éternel présent, tome II. DE L’ACTE. Paris: Aubier, Éditions Montaigne, 1946, Livre I, Première Partie, Chpitre I.
LIVRE I. L’ACTE PUR
PREMIÈRE PARTIE LA MÉTHODE
Chapitre I L’EXPÉRIENCE DE L’ACTE
A. – L’ACTE, ORIGINE INTÉRIEURE DE MOI-MÊME ET DU MONDE
nossa tradução
O caminho que leva à metafísica é particularmente difícil. E poucos homens concordam em escalá-lo. Pois se trata de abolir tudo o que parece sustentar nossa existência, coisas visíveis, as imagens e todos (...)
-
Daumal (MA) – Monte Análogo?
13 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
“Para que uma montanha possa representar o papel de Monte Análogo, eu concluía, é necessário que seu pico seja inacessível, mas a base acessível aos seres humanos, tais como a natureza os fez. Ela deve ser única e deve existir geograficamente. A porta do invisível deve ser visível.” [DAUMAL, René. O Monte Análogo. Romance de Aventuras Alpinas, Não-Euclidianas e Simbolicamente Autênticas. Tr. Gian Bruno Grosso. São Paulo: Editora Horus, 2007]
Gian Bruno Grosso
“Senhor, li vosso artigo sobre o Monte (...)
-
Evangelho de Tomé - Logion 107
18 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Jesus disse: O Reino é semelhante a um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a mais gorda, se perdeu. Ele, abandonou às noventa e nove e buscou a única até encontrá-la. Quando havia passado a aflição, disse à ovelha: Te amo mais que as noventa e nove. (Roberto Pla)
Pla
Jesus disse: O Reino é semelhante a um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a mais gorda, se perdeu. Ele, abandonou às noventa e nove e buscou a única até encontrá-la. Quando havia passado a aflição, disse à ovelha: Te amo (...)
-
Ramana (Talks) – Si Mesmo
16 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
O ensinamento central de Sri Ramana é: auto exame. Em vez de querer saber isso e aquilo, procure conhecer o Si mesmo. Pergunte ’Quem se é?’ em vez de perguntar sobre uma centena de outras coisas. A auto exame deve ser a mais fácil de todas as tarefas. Mas parece ser a mais difícil porque nos tornamos estranhos ao nosso Si. O que se tem que fazer é simples — permanecer como o Si. Esta é a Verdade suprema. Este é o estado eterno, natural e inerente de cada um. Por causa da ignorância nos identificamos (...)
-
Plotino - Tratado 46,5 (I, 4, 5) — Os males não põem em causa a felicidade? O lugar do corpo na busca da felicidade
9 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
A Felicidade do Sábio face aos Males (capítulos 5-10) Capítulo 5, 1-9: Exposição inicial da dificuldade: os males não põem em causa a felicidade? Capítulo 5, 9-24: O lugar do corpo na busca da felicidade
Igal
5 Pero ¿qué decir de los dolores, de las enfermedades y de cuanto impide del todo la actividad? ¿Y si ni siquiera está uno consciente? Cosa que bien puede suceder por efecto de drogas o de ciertas enfermedades. En todos estos casos, ¿cómo podrá poseer la buena vida y la felicidad? Dejemos de (...)
-
Tracol Busca
29 de março de 2022
Excerto de "A Busca", Jean Sulzberger (org.), trad. Octavio Mendes Cajado. Pensamento, 1989.
O homem nasceu buscador.
Equipado como o foi pela natureza, para vibrar com uma vasta série de impressões, não está predestinado a um surpreender-se interminável? Obrigado por necessidade a escolher, dentre essas impressões, as que se ajustam a uma assimilação consciente — e, por esse modo, aproximar-se de uma genuína percepção da própria identidade — não é escolhido para uma contínua auto-interrogação?
Tal é (...)
-
Joseph Cary (Busca) – O Camelo Perdido (Rumi)
30 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
Excerto de "A Busca", Jean Sulzberger (org.), trad. Octavio Mendes Cajado. Pensamento, 1989.
Você perdeu um camelo e a caravana está pronta para partir. Sua bagagem ficou espalhada pelo chão, ao passo que você, pálido de consternação, corre pelo que restou do acampamento, suplicando que lhe deem pistas, oferecendo uma recompensa. E a oportunidade do lucro rápido produz uma centena de respostas improvisadas: sim, um camelo avermelhado ia em direção ao pasto; não, ele tinha as orelhas aparadas e (...)
-
Evangelho de Tomé - Logion 38
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Jesus disse: Muitas vezes haveis desejado escutar estas palavras que os digo, e não tínheis a nenhum outro de quem ouvi-las. Dias virão nos quais me buscareis e não me encontrareis. (Roberto Pla)
Pla
Jesus disse: Muitas vezes haveis desejado escutar estas palavras que os digo, e não tínheis a nenhum outro de quem ouvi-las. Dias virão nos quais me buscareis e não me encontrareis. [Retirar Esposo; Onde Vou]
Puech
38. Jésus a dit : Bien des fois vous avez désiré entendre ces paroles que je vous (...)
-
Existe Apenas o Um - Plotino e a Metafísica da Busca Espiritual
24 de março de 2022
Plotino, que viveu no século três, descreve o que talvez seja a mais coerente metafísica espiritual tanto da tradição ocidental quanto da oriental. Encontramos, em Plotino e em seu professor Amônio Sacas, um fluxo de elevada sabedoria e prática contemplativa que deriva dos antigos pitagóricos, de Sócrates e da posterior cultura grega, atingindo o pensamento místico europeu. Heidegger, por exemplo, reflete claramente a transmissão intelectual e espiritual de Plotino, a linhagem neoplatônica, que tem (...)