Biografia e bibliografia Apresentação em inglês
Higumeno de Nossa Senhora da Sarça (Batos), no Sinai; autor de duas centúrias Sobre a nepsis - sobriedade e a virtude (P.G. t. 93, c. 1480). Posterior a João Clímaco e a Máximo o Confessor - São Máximo, que utiliza.
Hesíquio ensina uma noção muito simples da vida espiritual, que ele repete incansavelmente ao longo de seus 200 capítulos. Para ele, tudo está na prosoche - atenção, na nepsis - sobriedade ou ainda na hesychia, da qual as duas primeiras são o (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > logismos / λογισμός / calcular / planejar / συλλογισμóς / syllogismos / (...)
logismos / λογισμός / calcular / planejar / συλλογισμóς / syllogismos / συλλογίζομαι / syllogizomai / inferir / antilogia / ἀντιλογία / argumento
Matérias
-
Hesiquio Batos
29 de março de 2022 -
Philokalia Discernimento
29 de março de 2022Citações dos Padres - em nosso site francês
Tradução Francesa Designa as energias (energeia) não criadas (ageneton), distintas da essência (ousia), pelas quais o Divino se manifesta e se comunica.
Tradução Inglesa Dom espiritual permitindo a discriminação entre os tipos de pensamentos (logismos) que atravessam o pensamento, para reconhecê-los precisamente e tratá-los devidamente. Através desta dádiva obtém-se o "discernimento de espíritos", ou seja, a habilidade de distinguir entre os pensamentos ou (...) -
apatheia
28 de março de 2022Philokalia Todos os escritores associados literariamente ao platonismo estão de acordo em fazer da apatheia a meta da virtude e ver na katharsis - purificação o meio de aí chegar. Apathe - apatheia - katharotes são três noções estreitamente associadas em Plotino e Gregorio de Nissa. Este é um dos pontos, aliás, de maior similitude entre seus pensamentos.
Em Philon - Filon, segundo Bréhier: "Os estoicos queriam suprimir totalmente as paixões. Philon - Filon também via na apatheia o ideal da Sabedoria. (...) -
Antonius Conduta Virtuosa
29 de março de 2022Exortações sobre o comportamento dos homens e a conduta virtuosa 1. É abusivo dizer que os homens são dotados de logistikon - razão. Não são razoáveis aqueles que se deixam ensinar pelas palavras e os livros dos antigos sábios. Mas são razoáveis aqueles cuja alma é dotada de logistikon - razão e que são capazes de discernir aquilo que é o bem e o que é o kakon - mal. Fugindo de tudo aquilo que é mal e prejudicial, consagram-se ao estudo daquilo que é bom (agathon) e útil. E fazem isto dando graças a Deus. (...)
-
Máximo, o Confessor — Cantúrias sobre a Caridade I
30 de julho de 2022, por Cardoso de CastroTradução em grande parte feita a partir da versão espanhola[[MAXIMO EL CONFESOR, Tratados Espirituales - ed. Ciudad Nueva. Tr. por Antonio Carneiro. A tradução de cada centúria foi organizada em 4 páginas de no máximo 25 itens cada uma, para facilitar a leitura na Internet. PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 1-25) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 26-50) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 51-75) PRIMEIRA CENTÚRIA (I, 76-100)
Primeira Centúria (tradução de excertos variados)
Excertos traduzidos da versão inglesa da Philokalia
1. A (...) -
orge
28 de março de 2022VIDE: IRA DIVINA; PATHOS; TANQUEREY IRA
EVANGELHO DE JESUS: Mt 3:7; Mc 3:5; Lc 3:7; Lc 21:23; Jo 3:36; Rom 1:18; Rom 2:5-8 Philokalia [http://lesvoies.free.fr/spip/mot.php?id_mot=94">CITAÇÕES DOS PADRES (em nosso site francês)
Cólera ou impaciência - na linguagem bíblica fala-se literalmente de "brevidade de sopro", ou "respiração curta". A cólera nos faz perder o alento; ficamos com a respiração curta e rápida; sufoca-se, como possuído.
Uma das principais causas da cólera é a não aceitação dos (...) -
Agamben (E:138-142) – Avicena e a noção de phantasia
27 de dezembro de 2021, por Cardoso de CastroAGAMBEN, Giorgio. Estâncias - a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Tr. Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007, p. 138-142
Em nosso exame da fantasmologia medieval, partimos de Avicena, não por ter sido o primeiro a nos oferecer uma formulação clara, mas porque a sua meticulosa classificação do “sentimento interior” exerceu influência tão profunda no que foi definido como “a revolução espiritual do século XIII”, a ponto de ainda ser possível vislumbrar suas pegadas em pleno (...) -
Philokalia – kardia
15 de agosto de 2022, por Cardoso de CastroNT coração; O mal de dentro; Semente de Mostarda (Mt 13:31-32; Mc 4:30-32; Lc 13:18-19)
CORAZÓN (kardia): considerado - conforme a la antropología bíblica -, el centro del ser humano, principio determinante de las elecciones y de los deseos de la persona. Por cierto, incluye también los sentimientos y las emociones, pero es mucho más, y se podría decir que en él se concentra todo aquello que san Pablo llama el "eso hombre interior" (cf. Rm 7:22 y ss). Es considerado como el órgano mediante el cual (...) -
Filoteu Sinaita Nepsis 21-30
29 de março de 202222. A lembrança suave de Deus (mneme Theou), isto é, de Jesus, acompanhada de ira sentida e de benéfica amargura, pode a qualquer momento reduzir a nada toda a fascinação dos pensamentos (logismos), a diversidade das sugestões (peirasmos), palavras (logos), sonhos, imaginações (phantasia) tenebrosas; em resumo, todas as armas e todas as táticas que o artesão da morte emprega cinicamente, para devorar nessa alma (psyche). A invocação de Jesus consome tudo isso com facilidade, pois não há salvação a não (...)
-
Coomaraswamy: Daimon
28 de julho de 2022, por Cardoso de CastroTodo este problema puede formularse también en los términos del dominio del Fatum y la transcendencia de la Necesidad. Aquí debemos volver a lo que se ha dicho más atrás concerniente a los ; pues la concepción de nuestra constitución y consecuente , que estaba implícita allí, no es en modo alguno únicamente india sino, por ejemplo, idéntica a la doctrina platónica expresada por Hermes Trismegisto (Lib. I.9.16, XVI.13 sig, Excerpt XII, y en otras partes). Aquí la creativa solar () «hizo de Fuego y de (...)
-
Isaac Sirio Gouillard
29 de março de 2022Seleção de Pequena Philokalia - Jean Gouillard As fases da katharsis - purificação A askesis - disciplina do soma - corpo, aliada à tranqüilidade, purifica o soma - corpo dos elementos materiais que ele encerra. A askesis - disciplina da alma torna a alma humilde; purifica-a dos movimentos materiais que a levam às coisas perecíveis, transformando-lhe a natureza apaixonada em movimentos de theoria - contemplação. Essa theoria - contemplação conduz a alma à nudez do nous - intelecto, também chamada (...)
-
Plotino - Tratado 28,6 (IV, 4, 6) — A memória não pertence senão às almas que mudam de lugar e se transformam
26 de fevereiro de 2022, por Cardoso de CastroCapítulos 6-17: Nos astros, no demiurgo e na alma do mundo, não há memória Cap 6: Introdução: não há memória neles, pois eles nada buscam, enquanto a memória não pertencem senão às almas que mudam de lugar e se transformam
Míguez
6. Podría decirse entonces que sólo cuentan con recuerdos las almas que sufren cambios o modificaciones. Porque es claro que la memoria versa únicamente sobre hechos pasados, pues, ¿de qué habrían de recordarse, las almas que permanecen en un mismo estado? Esta es la cuestión a (...) -
Plotino - Tratado 47,1 (III, 2, 1) — Existe uma providência que governa o universo
20 de janeiro de 2022, por Cardoso de CastroCap. 1, 1-15: Introdução: existe uma providência que governa o universo.
Cap. 1, 15 ao cap. 5: A natureza do universo e aquela da providência Parágrafos 15-45: A providência consiste para o universo a existir conforme ao Intelecto, que é o mundo verdadeiro e primeiro, imóvel e perfeito.
Míguez
1- El atribuir a un hecho casual y fortuito la existencia y la ordenación del mundo es algo verdaderamente absurdo y propio de un hombre incapaz de pensar y de percibir . Ello es claro antes de todo (...) -
Plotino - Tratado 28,5 (IV, 4, 5) — A memória em sua relação à união da alma e do corpo (5)
26 de fevereiro de 2022, por Cardoso de CastroCapítulos 1-5: A memória em sua relação à união da alma e do corpo; no lugar inteligível.
Míguez
5. ¿Entonces, nos preguntaremos, es esa potencia la que hace pasar los inteligibles al acto? Digamos que si realmente no llegamos a contemplarlos, los conocemos por la memoria, y si los contemplamos en sí mismos, lo hacemos a la manera del mundo inteligible. La facultad de que ahora nos servimos se despierta al mismo tiempo que sus objetos y tiene, además, la visión de los objetos de que hablamos. (...) -
Gregorio de Nissa Criação do Homem
29 de março de 2022Excertos traduzidos por C. Folch Gomes
"A CRIAÇÃO DO HOMEM"
(cc. 2-5; P.G. 44, 132-137; S.C. 6)
Esta grande e preciosa realidade que é o homem não tivera lugar ainda na Criação. Não seria normal que o chefe fizesse sua aparição antes dos súditos. Só após a preparação de seu reino é que devia ser revelado o rei, quando o Criador do universo tivesse, por assim dizer, preparado o trono de quem iria reinar.
Eis pois a terra, as ilhas, o mar e, sobre eles, a cúpula do céu como um teto. Riquezas de todas as (...) -
Plotino - Tratado 38,1 (VI, 7, 1) — As sensações e o raciocínio
20 de janeiro de 2022, por Cardoso de CastroCapítulo 1, 1-21: As sensações foram dadas aos homens na sequência de um raciocínio divino ou existiam já no inteligível?
Cp. 1, 21 a 3,22: A divindade não raciocina e nenhum raciocínio é possível no inteligível, porque cada forma é nela mesma o que ela é e sua causa, seu «que» e seu «porque». Cap 1, 21 a cap 2,55: O raciocínio concerne o que deve advir no futuro, quando no inteligível tudo está sempre presente. Cap 2,55 a cap 3,22: As formas não são o objeto de um raciocínio, pois cada uma delas tem sua (...) -
Plotino - Tratado 39,2 (VI, 8, 2) — A que faculdade da alma reportar o que depende de nós?
6 de janeiro de 2022, por Cardoso de CastroII. El albedrío es el hombre (caps. 2-6).
1. El verdadero albedrío del hombre radica en la inteligencia (caps. 2-3).
2. Objeciones (4, 1-11).
3. Respuestas (4, 11-5, 37).
4. Objeción y respuesta (cap. 6).
tradução resumida
2. Mas eis o objeto de nossa investigação: isso que se nos imputa como dependendo de nós [eph hemin], a que se deve atribuí-lo? Seja de fato se o atribua à tendência [horme] e a um desejo [orexis], qual quer que seja sua natureza: por exemplo, o que é realizado ou isto que (...) -
Plotino - Tratado 27,30 (IV, 3, 30) — A memória depende da faculdade representativa (3)
14 de janeiro de 2022, por Cardoso de CastroMíguez
30. Pero, ¿y qué decir del recuerdo de nuestros pensamientos? ¿Hay también una imagen de ellos? Si es verdad que una pequeña imagen acompaña todo pensamiento, su misma persistencia, que vendrá a ser como un reflejo del pensamiento, explicará el recuerdo del objeto conocido; en otro caso, tendríamos que buscar una nueva explicación.
Tal vez sea precisamente la expresión verbal del pensamiento la que deba ser recibida en la imaginación. Porque el pensamiento es algo indivisible y si no se (...) -
Stethatos Centúrias Capítulos Práticos
29 de março de 2022Tradução em grande parte feita a partir da versão inglesa da Philokalia, mas eventualmente utilizada a versão francesa. A tradução de cada centúria foi organizada em páginas de 10 itens cada uma, para facilitar a leitura na Internet. PRIMEIRA CENTÚRIA — CAPÍTULOS PRÁTICOS: DA PRÁTICA DAS VIRTUDES: CEM TEXTOS 1. Há, penso, na tríade perfeita das virtudes (fé, esperança e caridade), quatro causas portando aquele que superou agora o meio do noviciado e que alcançou à tríade da teologia mística, para escrever (...)
-
Psicologia Tentação
28 de março de 2022Tanquerey Tentações - CAPÍTULO V - LUTA CONTRA AS TENTAÇÕES (cont.)
II. A psicologia da peirasmos - tentação Descreveremos: 1. a frequência da peirasmos - tentação; 2. as suas diversas fases; 3. os sinais e os graus de synkatathesis - consentimento.
905. 1. Frequência das tentações. A frequência e violência das tentações variam em extremo: há almas que são amiudada e violentamente tentadas; outras há que o são apenas raras vezes e sem se sentirem profundamente abaladas. Muitas são as causas que explicam (...)
Notas
- 1a. O reconhecimento perceptivo requer opinião (doxa) e razão empiricamente baseada (logos)?
- agon
- anachoresis
- Andar sobre águas
- antilogia
- antirrhesis
- Antonius Advertencias 17
- Antonius Advertencias 18
- Antonius Advertencias 3
- Antonius Advertencias 5
- Antonius Advertencias 6
- Antonius Advertencias 7
- Antonius Conduta Virtuosa 11-20
- aphesis
- Barsanufio Trabalho Espiritual
- Boaventura Mente Deus III
- Boaventura Mente Deus IV
- Conselho aos Ascetas
- Coomaraswamy Arte Pecado
- Coomaraswamy Empatia