Página inicial > Palavras-chave > Termos > aphele panta / ἄφελε πάντα / desapego / desprendimento / aphesis / ἄφεσις / (...)

aphele panta / ἄφελε πάντα / desapego / desprendimento / aphesis / ἄφεσις / deixar-ser / απολύτρωση / apolytrose / apolytrosis / liberação / aphiemi / ἀφίημι

      

gr. ἄφελε πάντα  , áphele pánta: desapego, desprendimento. Expressão   muito usada por Plotino   para conclamar o homem   imerso na matéria, para assemelhar-se ao Absoluto  , pela dispensa das coisas sensíveis.


1. Estes santos dias que passamos na observância da Quaresma convidam-nos a falar-vos da concórdia fraterna, para que todo aquele que tiver alguma queixa contra outro acabe com ela para que nela se não acabe.

Não menosprezeis isto, meus irmãos. Pois, como esta vida mortal   e frágil que entre tantas provações terrenas anda arriscada e ora para não se afundar nelas, não é possível a nenhum justo sem alguns pecados, o único remédio mediante o qual possamos viver   é o que Deus   nosso mestre nos ensinou a dizer na oração   «Perdoai-nos [aphiemi] as nossas dívidas [opheilema  ] assim como nós perdoamos aos nossos devedores» (Perdoai nossas dívidas).

Fizemos um pacto e acordo   com Deus e assinamos a condição para nos ser perdoada a nossa dívida dando caução. Pedimos com plena confiança  : «Perdoai-nos a nós», se também nós perdoamos; se porém não perdoamos, não cuidemos que nos sejam perdoados os nossos pecados. Não nos enganemos a nós, não se engane o homem a si, que Deus não engana ninguém. [Agostinho de Hipona  . Sermões para a Páscoa (Sermão 211)]