Página inicial > Palavras-chave > Personagens > Orpheus / Ὀρφεύς / Orfeu

Orpheus / Ὀρφεύς / Orfeu

      

Legendário músico, poeta e profeta   na antiga tradição grega. Sua habilidade   musical e encantadora é enfatizada em suas principais estórias.


A tradição fez dele [Orfeu] um sacerdote e um profeta de Apolo  , por vezes até fez dele seu filho  . Mas este relato afirma que isto foi somente quando Orfeu desceu ao mundo dos mortos e “porque viu as coisas a serem lá vistas justamente como são” que compreendeu porque o Sol   é o maior dos deuses — e é idêntico a Apolo. O relato continua dizendo como Orfeu acordava à noite subia uma montanha   de modo a vislumbrar seu deus   na aurora  .

Há também uma poema órfico famoso. Foi escrito por um pitagórico do sul   da Itália, mas poucos traços dele sobreviveram. Apresentava Orfeu fazendo sua jornada para o submundo no sítio de uma oráculo de sonho  , junto a uma cratera vulcânica. Em outras palavras fez sua descida em outro estado   de consciência, em uma espécie de sonho, usando a técnica de incubação.

O poema o descreve como fazendo uma grande descoberta que trouxe de volta ao mundo dos vivos. Esta descoberta era o fato de que Apolo compartilhava seus poderes oraculares com a Noite.

Sabemos pouco do poema e mais da resposta   que evocou nas autoridades religiosas séculos mais tarde. Orfeu foi ridicularizado por sua sabedoria   imaginária, atacado por espalhar “falsas noções” através do mundo. E houve um famoso escritor chamado Plutarco   — bom homem  , bom platonista, com boas fontes de informação sobre as ideias em geral aceitas em Delfos   em seu tempo — que estabeleceu a posição oficial claramente em registro. “Apolo e Noite nada têm em comum”. [Kingsley  ]