Forçado pela língua natural, Boehme adota de imediato uma descrição linear, cronológica destas sete qualidades em seu encadeamento no ciclo septenário, mas sua compreensão passa por uma consideração simultânea de sua ação. As fontes-espíritos se engendram uma a outra, permanecendo distintas. De novo, só uma lógica da contradição pode nos oferecer o acesso à compreensão do septenário de Boehme.
Se o ternário concerne a dinâmica íntima de todo sistema, o septenário é, em Boehme, o fundamento da manifestação de (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > hepta / ἑπτά / sete / hepta sophoi
hepta / ἑπτά / sete / hepta sophoi
gr. ἑπτά, hepta = sete
As diversas menções do número "sete" podem nos dizer algo sobre seu significado, na medida que em cada aplicação nas diferentes tradições algo se insinua sobre seu sentido. A dificuldade é sempre de se perder na aplicação do "sete" sem alcançar seu sentido propriamente. No estudo de Roberto Pla sobre o Apostolado, se oferece uma acepção voltada para o sentido interior de cada ser humano , que denota um conjunto de partes do homem (“eus”) que se dedicando como discípulos de Jesus Cristo são orientados sobre o Caminho necessário empreender para sua sua perfeição na união final (telos ). Roberto Pla salienta a distinção entre os Doze e os Sete ou Setenta ou Setenta e dois e faz uma articulação entre a Multiplicação dos Pães e estas duas instituições discipulares.
Há várias listas dos Sete Sábios da Grécia, mas habitualmente apontam-se: Tales de Mileto (que figura em todas as listas), Sólon, Periandro, Cleóbulo, Quilon, Bias e Pítaco.
De acordo com o estudo que Rômulo Cândido de Souza fez de Zacarias Isabel,:
- o número sete expressa a realização completa de algo. Por isso em hebreu “sete”, “completar”, “repousar” são praticamente sinônimos.
- o SÉTIMO DIA é o DIA DE DEUS. Não tem ocaso, não tem princípio nem fim como os outros dias da criação. Para todos os outros dias houve noite e dia (v. Noite e Dia), para o sétimo não. Este Dia é aquele de uma presença divina especial, eterna, sem ocaso.
- o número sete além de estar contido no nome de ISABEL (v. Zacarias Isabel), Lucas o usa em várias outras passagens:
- na Genealogia de Jesus Cristo - GENEALOGIA DE JESUS CRISTO, desde Jesus até Adão , Filho de Deus, onde constam setenta e sete nomes.
- na pequena biografia da profetisa Ana aparece várias vezes o sete (v. Menino Jesus no Templo - MENINO JESUS NO TEMPLO)
- A profecia de Daniel, anunciando as setenta semanas do Messias, ou seja, 490 dias, serve de marca cronológica para Lucas enquadrar as narrativas da infância:
- desde o aparecimento do anjo Gabriel a Zacarias até a anunciação a Maria, “seis meses depois”, temos 180 dias = 6 x 30.
- desde a anunciação a Maria até o nascimento de Jesus, isto é, 9 meses de gestação, temos 270 dias = 9 x 30.
- desde o nascimento de Jesus até a apresentação no templo, perante Ana e Simão são 40 dias.