Cap 5, 1-48: O Intelecto se conhece ele mesmo não por meio de suas partes, mas em razão da identidade, nele, do que pensa, do que é pensado e do pensamento
Míguez
5. Pero, ¿ve ella una parte de sí misma con otra de sus partes? Si así fuese, habría, entonces, una cosa que ve y otra que es vista, lo cual no acredita, precisamente, que se vea a sí misma. Más, ¿cómo podría afirmarse esto si ella es un todo de partes semejantes, en el que la parte que ve no difiere en modo alguno de la parte que es (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > gnôthi seautón / γνῶθι σεαυτόν / nosce te ipsum / conhece-te a ti mesmo
gnôthi seautón / γνῶθι σεαυτόν / nosce te ipsum / conhece-te a ti mesmo
gr. γνῶθι σεαυτόν, gnôthi seautón: "Conhece-te a ti mesmo." Fórmula atribuída pela primeira vez por Antístenes a Tales (DL., I, 40). Segundo Demétrio de Falero, seu autor seria Quílon de Lacedemônia (Müllach, fr. 3). E também encontrada em Pítaco (Sentenças, 16). Sócrates viu-a inscrita no frontispício do templo de Apolo em Delfos (Xenofonte, Mem., IV, II, 24). v. Epicteto [Leituras, I, XVIII, 17). [Gobry ]
Matérias
-
Plotino - Tratado 49,5 (V, 3, 5) — Como o Intelecto se conhece ele mesmo?
12 de junho, por Cardoso de Castro -
Coomaraswamy: Eu
28 de julho, por Cardoso de Castro¿Cómo es la Victoria que se ha de ganar en esta jihad? Nuestro sí mismo, en su ignorancia de, y en oposición a, su Sí mismo inmortal, es el enemigo que ha de ser convencido. La Vía es de preparación intelectual, sacrificio y contemplación, y presupone siempre, al mismo tiempo, una guía por precursores. En otras palabras, hay a la vez una teoría y un correspondiente modo de vida que no pueden separarse si han de ser efectivos. La preparación intelectual es filosófica, en el sentido en que la (...)
-
Platão
24 de marçoOBRAS DE PLATÃO
O que se tem hoje em dia disponível na Internet sobre Platão é imenso, aqui seguem apenas algumas referências por onde começar. De qualquer modo, não deixem de visitar nossa tentativa (em construção) de montar um léxico de termos e expressões retirados da tradução inglesa de Benjamin Jowett de toda obra de Platão, com seu contexto de significado e a devida referência bibliográfica.
Escritos, traduções e estudos Internet Archive - imenso acervo de obras digitais: traduções e estudos (...) -
HN6
29 de marçoHá outra forma de entender e ensinar o que Nosso Senhor compreende por “homem nobre”. Há que saber, com efeito, que os que conhecem a Deus sem véus, conhecem ao mesmo tempo a criatura. Se o conhecimento é a luz da alma, para a qual todos os homens tendem naturalmente, seguramente não existe nada melhor. Conhecer é um bem. Agora, os mestres ensinam-nos que quando se conhecem as criaturas tal como são em si mesmas - o que eu chamaria conhecimento vespertino - não se vê a criação senão em imagens (...)
-
Coomaraswamy: Estação Nadidade
26 de julho, por Cardoso de CastroHabiendo esbozado los perfiles de la doctrina universal de la anonadación de sí mismo y del sacrificio de sí mismo, o de la devoción en el sentido más literal de las palabras, nos proponemos dedicar el resto de nuestra demostración a su formulación específicamente budista en los términos de la akimcannayatana, «la Estación de la No-qué-idad» [the Station of No-what-ness], o, más libremente, «la Caverna de la Anonadación de sí mismo». «Cuando se realiza que "No hay ningún algo" (n’atthi kimci), eso es la (...)
-
Coomaraswamy Delfos
28 de marçoLos procedimientos esenciales de los ritos iniciatorios, por los cuales se efectúan la muerte de un hombre viejo y el renacimiento de un hombre nuevo, y las condiciones de acceso a penetralia, son similares por todo el mundo. Firmicus Maternus, De errore profanarum religionum (cap. XVIII), tratando de estos temas nos recuerda que hay respuestas correctas a las preguntas correctas (habent enim propria signa propria responsa), y que la respuesta correcta (proprium responsum) la da el iniciando (...)
-
Pérola Evangélica I
29 de marçoO primeiro livro nos ensina a conhecimento de Deus - conhecer Deus, e gnothi seauton - nós mesmos, a restituir e remeter a sua primeira justiça as poderes da alma - forças de nossa alma doença - deformadas e comprometidas. Nos ornamento - ornar de Fé, Esperança e Caridade, e de outras virtudes, e nos união - unir com Deus nossa fonte - origem, que está Reino de Deus - dentro de nós presente. CAPÍTULOS Do nobre e excelente princípio, do qual originalmente saímos, e ao qual pelos méritos de Jesus (...)
-
SJC-Subida-Noite
29 de marçoPRÓLOGO
1. Para explicar e fazer compreender a noite escura pela qual passa a alma antes de chegar à luz divina - divina luz da união - perfeita união do amor de Deus, na medida do possível neste mundo, seria necessária outra maior luz de experiência e de ciência do que a minha. As makariotes - ditosas almas destinadas a chegar a este perfeição - estado de perfeição devem, de ordinário, afrontar trevas tão profundas, suportar sofrimento - sofrimentos físicos e morais tão dolorosos, que a inteligência (...) -
Cármides
24 de marçoSobre a temperança (sophrosyne). Sócrates foi um bom educador e não um corruptor da juventude. Toma distância do ensinamento socrático impugnando o gnothi seauton e a redução da virtude à ciência. Tenta definir cientificamente a temperança, mas chega a uma conclusão negativa.
Resumo de Luc Brisson
O objeto da discussão de Cármides é sophrosyne, uma das quatro grandes virtudes platônicas, junto com o saber (sophia), a justiça e a coragem. Na ética tradicional grega, sophrosyne se refere à disposição (...)