Página inicial > Palavras-chave > Personagens > Apollon / Ἀπόλλων / Apolo

Apollon / Ἀπόλλων / Apolo

      

Deus   arqueiro, mestre dos filtros e do hino que cura  ; deus curandeiro; é deus da purificação e religa como tal os vivos e os mortos; é também deus dos oráculos e da revelação oblíqua; é igualmente deus solar e dispensa luz e forma (assimilado a Hélios).


A experiência de outro mundo através da incubação tem pouco valor   quando se põe confiança nos aparentes poderes da razão.

A afirmação mais mítica de todas sobre as conexões de Apolo com o submundo é também a mais simples. E não é coincidência que isto, também, pertença às tradições que cercam a figura de Orfeu   — o mesmo Orfeu que usou as encantações mágicas de Apolo para abrir seu caminho   para a rainha dos mortos.

De acordo com um poema órfico Apolo e Perséfone foram para cama e fizeram amor. A tradição tem todo sentido de todas as formas possíveis. Pois algo que dificilmente é notado é como os poderes de cura de Apolo e de seu filho   Asclépio levou-os a uma relação íntima com a morte. Curar é saber os limites da cura e também do que jaz além. Finalmente não há cura real sem a habilidade   de enfrentar a morte ela mesma.

Apolo é um deus da cura mas também é mortal  . A rainha da morte é a encarnação da morte; e no entanto é dito que o toque de sua mão é curador. Como opostos   trocam papeis um com o outro.

Isto explica porque em Caria, qualquer um deles podia igualmente serem os deuses em centros de incubação onde pessoas vinham deitar-se na quietude   máxima como animais   em um covil. A quietude é a quietude da morte, mas é assim que a cura vem.

E explica também porque um estranho padrão fica se repetindo na descrição de figuras de heróis que estão associados com Apolo. Sacerdotes   e servos de Apolo eles mesmos, eles também têm ligações próximas com o culto e adoração de Perséfone. [Kingsley  ]