Página inicial > Palavras-chave > Termos > adiaireton / ἀδιαίρετος / ἀμέριστος / ameristos / indivisível / undivided / (...)

adiaireton / ἀδιαίρετος / ἀμέριστος / ameristos / indivisível / undivided / indivisible / αδιαιρετότητα / adiairetoteta / indivisibilidade / διαιρετός / divisível / diairesis / divisão / meros / μέρος / μέρη / mere / merismos / μερισμός / partição

      

gr.: ἀδιαίρετος, adiairetos, adiaireton. Segundo uma fórmula doravante consagrada nos tratados de Plotino  , a alma   é indivisível, mas ela se divide nos corpos, quer dizer que ela exerce seus poderes sobre o modo da divisão que é próprio   aos corpos.


gr. μέρη, mére, sing. μέρος, méros = partes da alma; gr. μερισμός, merismos = divisão, partição. Partes de um Todo. É em sentido totalmente analógico e sem semelhança   com as partes do corpo. Nem sequer se pode dizer que a alma está no corpo, pois ela não é extensa, segundo Plotino.
gr. dia  íresis: separação  , divisão, distinção, discriminação, diérese. No Fedro   e no Sofista   a démarche dialética é descrita como um processo de divisão e de ajuntamento (synagoge  ). A operação da divisão por gêneros e espécies aproxima a démarche dialética de uma démarche lógica, com diferença   que se trata de divisão de eide, e não de entidades lógicas (Parm. 132b-c).