Página inicial > Palavras-chave > Termos > eristikos / εριστικός / Eris / Ἔρις / deusa da discórdia / disputa / antirrhesis / (...)
eristikos / εριστικός / Eris / Ἔρις / deusa da discórdia / disputa / antirrhesis / ἀντίρρησις / altercação
eristikós: erístico. Essa palavra quer dizer: "referente à disputa". A erística, desde o século IV a.C, era uma arte da discussão, para vencer o adversário sem preocupação com a verdade; apenas a habilidade da argumentação era considerada. Euclides, discípulo de Sócrates, fundou em Mégara uma chamada escola erística, que Platão frequentou na juventude . [Gobry ]
Matérias
-
Platão - Obras
24 de março de 2022
Segundo o filósofo Jean Brun (1985) O filósofo que deseja estudar o pensamento dos pré-socráticos, o dos estoicos ou o dos epicuristas depara com o problema da ausência quase total de textos e limita-se a estudar as citações ou os fragmentos transcritos pelos autores posteriores. Com Platão, Aristóteles e Plotino, estamos frente a um problema de certo modo inverso, não temos poucos textos, mas sim, e por vezes, textos de mais: quando se estuda Platão ou Aristóteles deve fazer-se a separação, entre as (...)
-
Platão: eidos
24 de março de 2022
6. A origem da teoria deve ser procurada mais na fonte. Sócrates estivera interessado em definir qualidades éticas (ver Metafísica 987b), provavelmente como reação contra o relativismo sofistico (ver nomos), e há razão para acreditar que os eide platônicos eram versões hipostasiadas precisamente dessas definições (logoi; ver Fédon 99e, Metafísica 987b, e comparar a conexão com a predicação, infra). De fato, nos «Diálogos Socráticos» pode ver-se o próprio Sócrates movendo-se em tal direção (ver Lísias 219d, (...)
-
Hesiquio Batos
29 de março de 2022
Biografia e bibliografia Apresentação em inglês
Higumeno de Nossa Senhora da Sarça (Batos), no Sinai; autor de duas centúrias Sobre a nepsis - sobriedade e a virtude (P.G. t. 93, c. 1480). Posterior a João Clímaco e a Máximo o Confessor - São Máximo, que utiliza.
Hesíquio ensina uma noção muito simples da vida espiritual, que ele repete incansavelmente ao longo de seus 200 capítulos. Para ele, tudo está na prosoche - atenção, na nepsis - sobriedade ou ainda na hesychia, da qual as duas primeiras são o (...)
-
Sócrates e seus seguidores
24 de março de 2022
Excertos de "Giovanni Reale e Dario Antiseri - História da Filosofia Vol I"
Sócrates e seus seguidores
O discurso de Sócrates trouxe uma série de aquisições e novidades, mas também deixou uma série de problemas em aberto.
Em primeiro lugar, o seu discurso sobre a alma, que se limitava a determinar a obra e a função da própria alma (a alma é aquilo pelo qual nós somos bons ou maus), exigia uma série de aprofundamentos: se ela se serve do corpo e o domina, isso quer dizer que é outra coisa que não o (...)
-
Eutidemo
24 de março de 2022
Contra as falácias dialéticas dos sofistas.
Resumo de Jean Brun No Eutidemo, em que Sócrates denuncia também a vaidade do saber enciclopédico dos sofistas, é-nos dito que, mesmo que existisse uma ciência capaz de tornar imortal, de nada serviria se não soubéssemos usar essa imortalidade. Precisamos, então, de um saber que ao mesmo tempo produza e saiba usar aquilo que produz (289 b). Naturaleza y contenido del diálogo
Los designios de la fama parecen haber sido un tanto crueles con el Eutidemo. Sin (...)