Cap. 14: A ordem do universo deriva do Intelecto; os vivos daqui são tão perfeitos quanto possível.
Míguez
14- El orden de que hablamos está de acuerdo con la razón, sin que provenga por ello de un acto reflexivo. Y, siendo tal como es, resulta verdaderamente admirable que, aun pudiendo usar de la más perfecta reflexión, no se hubiese alcanzado a realizar nada mejor que lo que conocemos. Este orden es siempre, en todos sus detalles, un orden más inteligible que reflexivo. Y si hay géneros de (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > anthropos / ἄνθρωπος / ánthropos / ἀνήρ / anér / homem / esposo / ἀνδρός / andros / (...)
anthropos / ἄνθρωπος / ánthropos / ἀνήρ / anér / homem / esposo / ἀνδρός / andros / ἄρσην / arsen / macho / ἀρσενικόν / arsenikon
gr. ἄνθρωπος, ánthropos (ho): homem. Como espécie, oposto ao animal (oposto à mulher, diz-se anér; gen.: andrós). Em Aristóteles , substância composta, na qual "a alma é causa e princípio do corpo vivo" (De an., II, 4 ), à qual se soma uma alma intelectual (ibid., III, 4 ,10,11). Em Plotino , segundo Gandillac , situado em posição mediana entre o bestial e o divino, mas possui uma atitude à visão unitiva.
Matérias
-
Plotino - Tratado 47,14 (III, 2, 14) — A ordem do universo deriva do Intelecto
28 de maio, por Cardoso de Castro -
Izutsu (SOP1:77-79) – o "eu" no zen-budismo
16 de março, por Cardoso de CastroIZUTSU, Toshihiko. The Structure of Oriental Philosophy: Collected Papers of the Eranos Conference. Volume I. Tokyo: Keio University Press, 2008, p.
nossa tradução
A imagem do homem peculiar ao zen-budismo surge exatamente quando a imagem do homem, segundo o senso comum, seja ela pré-filosófica ou filosófica, é despedaçada. A imagem ordinária do ser humano em que se baseia a nossa vida cotidiana, bem como a nossa vida social, não cobre de modo algum, segundo a concepção Zen, a verdadeira (...) -
Plotino - Tratado 47,17 (III, 2, 17) — O mundo é múltiplo e contem contrários, bons e maus.
28 de maio, por Cardoso de CastroCap. 17, 11 ao cap. 18,26: Quarta objeção e sua solução Cap. 17, 12-16: Haveria ainda maldosos; se sim, eles o seriam neles mesmos? Cap. 17, 16-34: As almas são como atores que desempenham bem ou mal seu papel Cap. 17, 35-59: Elas não recebem um papel ao acaso e o desempenham como podem. Cap. 17, 59-89: Boas ou más, elas se harmonizam à razão universal Cap. 18, 1-5: As almas não são todas iguais Cap. 18: 5-18: Elas seguem o papel designado pela razão, que fixa as consequências Cap. 18, 18-26: As más (...)
-
Plotino - Tratado 5,12 (V, 9, 12) — Há Formas dos indivíduos?
15 de junho, por Cardoso de CastroCapítulo 12: Há Formas dos indivíduos? 1-4. As Formas dos universais: existe uma Forma do homem, não uma Forma de Sócrates. 4. Existe uma Forma do homem individual? 5-11. As diferenças individuais dependem também da matéria.
Míguez
12. No obstante, si en el mundo inteligible se da (una idea) del hombre, también se dará una idea del ser razonable y del creador artístico, y las artes, a su vez, tendrán ahí un lugar, puesto que son producciones de la inteligencia.
Digamos, ante todo, que hay ideas de (...) -
moira
28 de marçoTermo utilizado no “Pistis Sophia - Tratado do Salvador”, para se referir a um dos moradores da “casa” dividida da parábola "Fogo sobre a terra", citada no Evangelho de Tomé - Logion 71. Segundo Roberto Pla, o nome deste membro da “casa” é tomado da trama mitológica grega, mas não não há que entender por esta causa que a função designada à “nora” evangélica implique segundo o autor gnósticos uma dependência do pensamento helênico. Nada há da “moira” gnóstica no “Pistis Sophia - Livro do Salvador” que se (...)
-
Evangelho de Tomé - Logion 22
29 de marçoJesus viu a uns pequeninos que mamavam, disse a seus discípulos: estes pequeninos que mamam são semelhantes aos que entram no reino. Eles lhe disseram: então, se nos tornamos pequenos, entraremos no reino?
Jesus lhes disse: quando façais de dois um, e quando façais o que está dentro como o que está fora e o que está fora como o que está dentro e o que está acima como o que está abaixo, a fim de fazer o varão com a fêmea uma só coisa, de modo que o varão não seja varão e a fêmea não seja fêmea; quando (...) -
Plotino - Tratado 48,4 (III, 3, 4) — O estatuto do homem
24 de maio, por Cardoso de CastroCap 4: O estatuto do homem Cap 4, linhas 1-18: O homem possui um princípio superior e livre que se harmoniza à providência e à razão total Cap. 4, linhas 18-54: Este princípio livre não está presente em todo homem; é certamente a razão e não a matéria que domina no homem; as vidas anteriores determinam a natureza desta razão
Míguez
4- Si el hombre fuese un ser simple —quiero decir, si permaneciese tal cual era una vez creado y sus acciones y pasiones fuesen siempre las mismas—, estarían de más contra (...) -
Cristologia Sangue
29 de marçoEFUSÃO DE SANGUE 1. Sangue da Virgem celeste 2. sangue - Simbolismo do sangue 3. Preço do resgate 4. A modo de conclusão Más que a un capítulo orgánico, con planteamiento, desarrollo y conclusión obvios, se presta la «Sangue - efusión de sangre» a una serie de notas mal hilvanadas. El tema no se planteó entre gnósticos. La Sangue - sangre se ofrece en alusiones escriturarias y mitos, entre simbolismos y metáforas; y casi siempre, al margen de doctrinas sólo indirectamente relacionables con la (...)
-
Plotino - Tratado 15,2 (III, 4, 2) — Correspondências entre os modos de vida e as reencarnações
24 de maio, por Cardoso de CastroCapítulo 2: Correspondências entre os modos de vida e as reencarnações. 1-6. Caso das almas não humanas: tal ou tal parte é ativa nelas e não as outras. 6-11. Caso da alma humana: suas diferentes partes são ativas simultaneamente. 11-12. Enunciado do princípio que comanda as reencarnações: o homem se torna aquela destas partes que mais desenvolveu. 13-30. Ilustrações deste princípio.
Míguez
2- El dicho de que “toda alma está al cuidado de lo inanimado” se aplica especialmente al alma universal. Pero (...) -
Plotino - Tratado 15,3 (III, 4, 3) — O demônio que se é e o demônio que se tem
24 de maio, por Cardoso de CastroCapítulo 3: O demônio que se é e o demônio que se tem. 1-3. Correspondências entre os modos de vida e as reencarnações (continuação): que tipo de homem se torna um demônio (o demônio que se é). 3-5. Definição do demônio que se tem: é o princípio imediatamente superior à parte que é ativa no homem durante sua vida. 5-8. Ilustrações deste princípio 8-25. Consequência: somos nós que escolhemos este demônio e a alma pode assim abandonar, ou se elevar ao mais alto. 25-27. Precisão: a parte da alma que se mantém no (...)
-
Cristologia Ressurreição
29 de marçoRessurreição e vida gloriosa Era fácil relacionar o mistério de sua ressurreição com outros: transfiguração, batismo e ascensão. Vários documentos põem em relevo a identidade entre a anastasis com o batismo - batismo de perfeição (teleiosis); mediante a iluminação, o gnóstico morre aos sentidos e ressuscita a Deus. A natureza humana de Jesus iniciou no Jordão nova existência, despertando à próprio do Salvador. 1. Ressuscita por obra do Pai Os primeiros discursos de Pedro assim o indicam, assim como os Atos (...)
-
Cristologia Ascensão
29 de marçoAscensão - A ASCENSÃO 1. Preliminares 2. Jesus se dissocia 3. «Sede a dextris meis» (Ps 109,1) a) Direita e esquerda b) «A dextris» 4. Ps 109,1 e a ascensão a) A ferida do costado b) Exegese de ET 37-38 5. Conclusão No obstante la manifiesta afinidad de la resurrección y ascensión, destaca menos la última. A la simple lectura de los escritos gnósticos, escapa el relieve otorgado a la subida del Salvador a los cielos. Más que las perícopas evangélicas, explican el fenómeno algunos versículos (...)
-
Evangelho de Tomé - Logion 30
29 de marçoJesus disse: ali onde tem três deuses, são deuses; ali onde tem dois ou um, eu estou com ele. (Roberto Pla) OUTRAS REDAÇÕES P. Oxir. 1, V: Onde há (três, eles são) sem deus. E onde há (um) só, eu digo que eu mesmo estou com este um. Levante uma pedra e tu me descobrirás lá. Rache um peça de madeira, e eu estou lá." (o que está entre parênteses está rasurado no texto) Ephar. Syr.: Ali onde há só um, eu estou também... e ali onde há dois, estarei também. EVANGELHO DE JESUS: ONDE HOUVEREM DOIS Hermenêutica (...)
-
Sangue da Virgem Celeste
28 de marçoSangue da Virgem Celeste A este propósito merece estudio la versión a que somete Origem do Mundo - UW el motivo de la Fluxo de Sangue - hemorroísa mediante la mítica «Sangue - sangre de la Virgem - Virgen»: Y al punto he aquí que vino una luz de la Ogdoada - Ogdóada superior (y) atravesó todos los cielos de la tierra. Al ver el arquigenetor (= YHWH - Yahvé) que la luz era hermosa, porque resplandecía, maravillóse y se avergonzó mucho. Al revelarse esta luz, apareció en ella una imagen de hombre, que (...)
-
Ogdóade
28 de marçoCristologia Irineu de Lião Contra Heresias O Unigênito, tendo aprendido o modo como foi gerado, procriou, por sua vez, o Logos e Zoe - Zoé, Pai de todos os que viriam após ele, Princípio e formação de todo o Pleroma. Por sua vez, foram gerados pelo Logos-Zoe - Logos e Zoé, segundo a sizígia, o Homem-Igreja - Homem e a Igreja. Esta seria a Ogdóade fundamental, Raiz e substância de todas as coisas, que por eles é chamada com quatro nomes: Abismo, nous - Nous, Logos e Homem. Cada um deles é masculino e (...)
-
Coomaraswamy Nascimento Palavra
28 de marçoCoomaraswamy Doutrina do Silêncio - DOUTRINA DO SILÊNCIO NASCIMENTO PELA PALAVRA
El Pancavimsa Brahmana, citado arriba, prosigue explicando, con referencia a la intención de «dar nacimiento por medio de la Palavra - Palabra» (vaca prajanaya), que Prajapati «liberó la Palabra (vacam vyasrjata, en otras palabras, efectuó la separación del Céu - Cielo y la Terra - Tierra), y Ella descendió como Rathantara (vag rathantaram avapadyata, donde avapad es literalmente "bajar")...y de aquí nació el Brhat. que (...) -
Scholem Sephiroth
28 de marçoPara a sequência das dez Sefirot, os cabalistas possuem vários termos mais ou menos fixos; esta terminologia é também muitas vezes empregada pelo Zohar, embora com frequência ainda maior seu autor opere com numerosos nomes simbólicos correlacionados com cada Sefira e seus vários aspectos. Estes nomes fixos e comuns das Sefirot são:
1. Keter Elion, a "suprema coroa" de Deus;
2. Hochmá, a "sabedoria" ou ideia primordial de Deus;
3. Biná, a "inteligência" de Deus;
4. Hessed, o "amor" ou misericórdia (...)
Notas
- Supressão da forma intelectiva
- anthropos
- anthropos
- Antropologia de San Ireneo
- Arendt (CH:Cap11) – escravidão
- Aristóteles (Política:1253a9 e seg.) – expressão vocal (phone)
- Boécio (CF:21) – deixaste de saber o que tu és...
- Bom e Mau Servo
- Brisson & Pradeau (Enéada VI, 8) – isto que depende de nós
- Coomaraswamy Platão Participação
- Coomaraswamy Sete Governadores
- Corpo de Barro
- Corpo de Cristo
- Dodécada
- Eckhart Homem Nobre
- ES1-8
- ES24-5
- Eudoro de Sousa (MHM:133-134) – morte
- Eudoro de Sousa (MHM:159-160) – loucura
- Evangelho de Tomé - Logion 106