Página inicial > Palavras-chave > Termos > polis / πόλις / politeia / πολιτεία / politikos / πολιτικός / polites / πολίτης / (...)

polis / πόλις / politeia / πολιτεία / politikos / πολιτικός / polites / πολίτης / cidadão / politike / πολιτικέ

A cidade é o objeto da preocupação maior da filosofia platônica, que toma sempre por horizonte de suas investigações, sejam as mais especulativas, a melhor maneira de governar a vida comum. A cidade, a fim de levar uma vida feliz, deve realizar uma unidade, que Platão apresenta como aquela de uma alma, de um objeto técnico em seguida de um ser vivo. Se a concepção platônica da cidade sofreu um certo número de mudanças nos diálogos, a questão política à qual estas aproximações sucessivas buscam responder permanece sempre idêntica: como unificar uma multiplicidade? O múltiplo em questão é aquele dos elementos que compõem a cidade e das funções e forças diversas que aí se encontram. (Luc Brisson  )


Política, do grego politike (πολιτικέ), designa a atividade que organiza e gere uma cidade (polis), geralmente uma coletividade cujos membros forma um corpo, por entente tácita ou explícita, em um destino comum [Notions philosophiques  ].
gr. πολιτεία, politeía = Estado, república  , constituição, corpo de leis   e instituições de uma cidade. Se a etimologia remete ao latim status (de stare), o sentido da palavra remete ao grego polis (cidade) e ao latim civitas. Platão (República   e Leis  ) e Aristóteles (Política) propõem-se estabelecer qual é o melhor governo da Polis. gr. polites = cidadão.