Página inicial > Palavras-chave > Temas > trias / τριάς / τριάδος / triados / trigonon / τρίτα / trita / Triada / (...)
trias / τριάς / τριάδος / triados / trigonon / τρίτα / trita / Triada / Τριάδα / Trindade / trika / três princípios
gr. τριάς, triás: tríade, estrutura triádica. Um dos aspectos mais característicos do platonismo tardio é a presença de uma estrutura triádica nas suas hipóstases.
O Xivaísmo é chamado Trika porque distingue três planos da realidade: Shiva, Shakti , indivíduo . Estes planos correspondem a três níveis de experiência sobre cada um dos quais predomina uma energia: o puro Sujeito conhecedor, todo por inteiro em seu ato de vontade, o conhecimento onde reina naturalmente a energia cognitiva, enfim o nível do objeto conhecido, onde se exerce a atividade .
A aparição dessas três energias divinas em uma rápida sucessão corresponde aos três momentos da manifestação diferenciada do universo e cobre todo o campo da experiência humana:
Nada aparece que não repouse na tripla energia consciente se exprimindo por: eu quero, eu sei, eu faço » escreveu Abhinavagupta (H.A. p. 13).
Mas os dois primeiros momentos são tão sutis que escapam ao homem ordinário que ignora o processo, pois vive no único nível da objetividade e da dualidade. O místico, ao contrário, volta ao momento inicial, à tomada de consciência do abalo original, esse da incitação divina, e se esforça de aí se manter tomando uma firme consciência de sua essência. (tr. Antonio Carneiro, de excerto de SILBURN , Lilian. HERMÈS I. 1981, p. 145)
Para Boehme , a manifestação divina divide-se, basicamente, em três Princípios, em três Mundos, que em si mesmos e em suas funções, são bons (cf. A Tripla Vida do Homem, 4:15). O primeiro é o Princípio ou Mundo das Trevas e da Cólera; o segundo, o da Luz e do Amor; o terceiro, o material, criado após a queda de Lúcifer, no qual a Luz e as Trevas, o Amor e a Cólera combatem-se. Os dois primeiros são eternos, o terceiro tem um tempo delimitado. É interessante, aqui, a semelhança entre esses três Princípios e os três deuses primordiais da Teogonía de Hesíodo : Caos (Trevas e Cólera), Eros (Luz e Amor) e Gea (Terra , o princípio material). [BoehmeSD:48, Mieckwicz]
Matérias
-
Calcídio — Resumo de C. S. Lewis
24 de março de 2022
Excertos de C. S. Lewis — La Imagen del Mundo
La obra de Calcidio es una traducción incompleta del Timeo de Platón, que se detiene al final del apartado 53b (es decir, a la mitad aproximadamente) y un commentarius mucho más extenso. Apenas se trata de lo que nosotros llamaríamos un comentario, pues pasa por alto muchas dificultades y se extiende exageradamente a propósito de cuestiones sobre las que Platón tenía poco o nada que decir.
Está dedicado a un Osio u Hosio, que se ha (...)
-
Wahl: PRIMEIRA TRÍADE: EXISTÊNCIA - SER - TRANSCENDÊNCIA
23 de março de 2022
As Filosofias da Existência Jean Wahl Trd. I. Lobato e A. Torres Europa-América 1962
AS CATEGORIAS DAS FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA
O que desejaríamos fazer agora era agrupar numa espécie de quadro as categorias essenciais das filosofias da existência. Este quadro nem sempre será perfeita mente satisfatório; permitirá, contudo, que nos orientemos através das principais idéias destes filósofos.
As Filosofias da Existência Jean Wahl Trd. I. Lobato e A. Torres Europa-América 1962 (...)
-
Reale (Filosofia) – Aristipo e a escola cirenaica
24 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Excertos de Reale, História da Filosofia
Aristipo nasceu em Cirene, cidade fundada por colonos gregos nas costas da África, vivendo das últimas décadas do século V à primeira metade do século IV a.C. Viajou para Atenas a fim de aprender com Sócrates. Mas a vida agitada e rica que havia levado em Cirene e os hábitos contraídos antes de encontrar Sócrates condicionaram a sua aceitação da mensagem socrática.
Em primeiro lugar, fixou-se nele a convicção de que o bem-estar físico seria o (...)
-
Tauler (Sermon:29) – Sermon pour le deuxième dimanche après la Trinité
5 de setembro, por Cardoso de Castro
Ce que nous savons, nous le disons (Jn 3, 11).
1. Notre Seigneur disait : " Ce que nous savons, nous le disons, et ce que nous voyons, nous l’attestons, et vous n’avez pas reçu notre témoignage. Quand je vous parle de choses terrestres, vous ne me croyez pas ; si je venais à vous parler des choses du ciel, comment pourriez-vous me croire ? "
On lit ces paroles dans l’évangile de ce jour, où nous célébrons la vénérable fête de l’éminente, transcendante et adorable Trinité. Toutes les (...)
-
Matgioi (VM:31-35) – Trigramas e Hexagramas
2 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
MATGIOI. La Voie métaphysique. Paris: Éditions traditionnelles, 1980, p. 31-35
OS GRAFISMOS DE DEUS (resumo do Capítulo III) Diferentemente da tradição ocidental, aqui não há um nome para Deus, nem se imagina um velho barbudo, nem um símbolo como um triângulo com um olho no meio. O que chamamos Deus não tem nome e é representado por um caráter chamado Thien (que em mandarim falado se traduz por céu); com várias propriedades especiais, não ao céu, mas ao que está no céu ou atrás dele, (...)
-
Fraile: Pensamento de Jâmblico
24 de março de 2022
El proceso triádico de Jámblico está inspirado en el mismo principio que el de Plotino y se realiza a través de tres momentos: a) Uno que permanece (mone, to menon), en éste el causado está en la causa, b) Otro que procede y progresa (to proion, proodos), en el cual el causado sale de la causa, c) Otro en que se verifica el retorno (to epistrephon, epistrophe), en que el causado vuelve a la causa.
1.° El Uno.—Por encima y fuera de todos los seres está el Uno, que es el ser por esencia, (...)
-
Plotino - Tratado 27,8 (IV, 3, 8) — Dificuldades relativas à unidade e à multiplicidade da alma
21 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
7. Problemas conexos con la unimultiplicidad del Alma (cap. 8): a) Simpatía mutua de las almas (8, 1-4). b) Diferencias entre alma y alma (8, 4-17). c) Número limitado de almas y su englobamiento en un conjunto unitario (8, 17-35). d) Infinitud del alma (8, 35-47) (vide breve). e) El fenómeno de la generación espontánea (8, 47-60). [IGAL]
Chapter 8 — Now that Plotinus has offered refutations of the arguments for our souls being parts of the World Soul, he considers some problems arising (...)
-
Plotino - Tratado 51,2 (I, 8, 2) — A natureza do bem
31 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
2: A natureza do bem 1-9: O Bem 10-23: O Intelecto 23-32: A alma
Igal
2 De momento, expliquemos cuál sea la naturaleza del Bien en la. medida en que convenga a la presente discusión. El Bien es aquello de que están suspendidas todas las cosas y aquello que desean todos los seres teniéndolo por principio y estando necesitados de aquél. Él, en cambio, no está falto de nada, se basta a sí mismo, no necesita nada, es medida y límite de todas las cosas, dando de sí inteligencia, esencia, (...)
-
Plotino (Enéada V, 1, 8) – Do Uno
14 de setembro, por Cardoso de Castro
V.1.8: Esta é a explicação da Triplicidade de Platão...
Armstrong
8. This is the reason why Plato says that all things are threefold “ about the king of all ”—he means the primary realities—and “ the second about the second and the third about the third But he also says that there is a “ father of the cause ”, meaning Intellect by “ the cause”: for Intellect is his craftsman ; and he says that it makes Soul in that “ mixing-bowl ” he speaks of. And the father of Intellect which is the (...)
-
Hildegarde de Bingen (Scivias:II,2) – Vi uma luz...
14 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
ZOLLA, Elemire. Los Místicos de Occidente. Místicos medievales
Vi una luz fulgidísima y en ella una figura de hombre color zafiro que inflamaba todo con un suavísimo fuego ruinante, y esa luz espléndida se difundió por el entero fuego rutilante, y este fuego rutilante por la entera luz esplendente, y la luz fulgidísima y el fuego rutilante por la entera figura del hombre, produciendo una sola lumbrera de una única virtud y potencia.
Y oí a esa luz viva que me decía: «Este es el (...)
-
Plotino - Tratado 27,7 (IV, 3, 7) — Alma e Alma-do-Mundo: argumentos do Filebo e do Fedro
21 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Cap 7, 1-12: Resposta ao argumento 2: o Filebo sustenta bem que o mundo tem uma alma, mas não diz que nossa alma é uma parte do mundo Cap 7, 12-20: Resposta ao argumento 5: segundo o Fedro, a alma que perdeu suas asas não é a Alma do Mundo [vide breve] Cap 7, 20-31: Resposta ao argumento 3: nossa alma resiste à influência da revolução do mundo e a alma que anima o embrião vem do exterior
Míguez
7. Pero bastante se ha dicho a este respecto. Ahora nos queda por considerar la sospecha (...)
-
Plotino — Uno
24 de março de 2022
10. Em todas estas teorias das archai é de notar que o uno permanece um fator estável; é o seu correlato que altera as nuances: o apeiron dos pitagóricos, a polarizada Díade Infinita de Platão e Xenócrates, e o plethos pluralista de Espeusipo e os pitagóricos (aoristos dyas; Metafísica 987b; ver Physica 206b; a dyas não aparece na terminologia de Phil. 24a-25b mas o que é descrito é dual na natureza). Uma opinião bastante diferente aparece no renascimento pitagórico do primeiro século em (...)
-
Abellio: a estutura absoluta
28 de fevereiro de 2020, por Cardoso de Castro
Resumo de ABELLIO, Raymond. La structure absolue. Paris: Gallimard, 1965, p. 43-52.
Na atitude natural, "me" vejo simplesmente confrontado ao mundo, face a face com ele, em dualidade simples com o mundo. Vejo algo, por exemplo um livro posto sobre a "minha" mesa, e a visão não vai além desta relação simples: este livro e mim mesmo, o par candidato a sujeito-objeto, mas de fato um percebido e um percebedor. No entanto, é preciso examinar mais de perto o desdobrar de um terceiro aspecto, (...)
-
Capalbo: Fenomenologia, Psicanálise e História
6 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
CAPALBO, Creusa. Fenomenologia & Ciências Humanas. Âmbito Cultural Edições, 1987
4.1 Introdução
A atitude fenomenológica e as ideias centrais que orientam a fenomenologia abriram um caminho fecundo para o estudo do comportamento concreto do homem, é assim que ela influenciará o pensamento de Max Scheler que procurará estudar a simpatia e o ressentimento; de Sartre que fará um esboço sobre a teoria das emoções; de Karl Jaspers que escreverá uma psicopatologia geral sob a sua (...)
-
Plotino - Tratado 38,6 (VI, 7, 6) — A forma do homem, a razão do homem e o homem sensível
26 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
Cap 6, 1-23. A forma do homem, a razão do homem o homem sensível. Cap 6, 24 a cap 7: A alma e as razões: todo ser sensível não é senão o produto de uma razão que a alma recebe do Intelecto e que ela transmite no sensível, o que faz com que os sensíveis e as sensações já existam, sob uma forma diferente, no inteligível.
Míguez
6. ¿Pero vamos a admitir que en esa alma superior se dé la facultad de sentir? Eso afirmamos y, además, que tiene las sensaciones del mundo inteligible y tal (...)
-
Wahl: A TERCEIRA TRÍADE: ESCOLHA E LIBERDADE
23 de março de 2022
Jean Wahl, As Filosofias da Existência. Trad. I. Lobato e A. Torres. Publicações Europa-América, 1962.
Capítulo III A TERCEIRA TRÍADE: ESCOLHA E LIBERDADE - NADA E ANGÚSTIA AUTENTICIDADE
Jean Wahl, As Filosofias da Existência. Trad. I. Lobato e A. Torres. Publicações Europa-América, 1962.
A TERCEIRA TRÍADE: ESCOLHA E LIBERDADE - NADA E ANGÚSTIA AUTENTICIDADE
Podemos agora passar ao que será a terceira tríade: escolha e liberdade, nada e angústia, autenticidade e (...)
-
Eckhart – Sermão 27 - Hoc est praeceptum meum ut diligatis invicem...
29 de março de 2022
Hoc est praeceptum meum ut diligatis invicem, sicut dilexi vos.
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. (Jo 15:12)
Resumo de Jeanne Ancelet-Hustache Sermão para a festa de Tiago Maior, utilizando citações do Evangelho de João de 15,12 a 15,16. O amor que nos é prescrito é tão puro, tão despojado, que "os melhores mestres" dizem que o amor com o qual nos amamos é o Espírito Santo O desejo de Deus é impossível ao homem alcançar nele mesmo. Certeza que todas as (...)
-
Plotino - Tratado 22,11 (VI, 4, 11) — Uma coisa não participa do inteligível...
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Chap. 11. Une chose ne participe de l’intelligible qu’autant qu’elle le peut ; c’est en vertu de leur différence de puissance qu’il existe dans l’intelligible un premier, un deuxième et un troisième. [Richard Dufour]
Igal
11. Mas, si el ser inteligible está presente en todas partes, ¿por qué todos los seres no participan de este ser total? ¿Cómo es que hablamos de un ser primero, de un ser segundo y de otros que siguen a éste? Pensamos, en realidad, que está presente en una cosa en (...)
-
Schäfer (LP) – a filosofia de Platão como uma teoria da ação
9 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
SCHÄFER, Christian. Léxico de Platão: Conceitos fundamentais de Platão e da tradição platônica. São Paulo: Loyola, 2012
I. A filosofia de Platão como uma teoria da ação: historicamente, o conceito de ação se orienta por uma descrição da práxis como uma ação com fim em si mesma no sentido aristotélico. Por outro lado, o Sócrates de Platão não dá continuidade à fundamental diferenciação de Crítias do conceito de ação num fazer (poiein) sem qualificação moral e num agir (prattein) (...)
-
Fédon 103a-105b — Objeção e resposta
24 de março de 2022
Nesse instante um dos presentes falou, não saberei dizer com segurança quem tivesse sido: Pelos deuses! Em nossa prática de há pouco não foi dito justamente o oposto do que é afirmado agora, que do maior nasce o menor, e vice-versa, do menor o maior, e que essa é, precisamente, a maneira de nascerem os contrários, de seus respectivos contrários? No entanto, quer parecer-me que afirmaste não ser isso possível.
Sócrates, que se inclinara para melhor ouvi-lo, então falou: A observação é (...)