Página inicial > Palavras-chave > Termos > trias / τριάς / τριάδος / triados / trigonon / τρίτα / trita / Triada / Τριάδα / (...)
trias / τριάς / τριάδος / triados / trigonon / τρίτα / trita / Triada / Τριάδα / Trindade / trika / três princípios
gr. τριάς, triás: tríade, estrutura triádica. Um dos aspectos mais característicos do platonismo tardio é a presença de uma estrutura triádica nas suas hipóstases.
O Xivaísmo é chamado Trika porque distingue três planos da realidade: Shiva, Shakti , indivíduo . Estes planos correspondem a três níveis de experiência sobre cada um dos quais predomina uma energia: o puro Sujeito conhecedor, todo por inteiro em seu ato de vontade, o conhecimento onde reina naturalmente a energia cognitiva, enfim o nível do objeto conhecido, onde se exerce a atividade .
A aparição dessas três energias divinas em uma rápida sucessão corresponde aos três momentos da manifestação diferenciada do universo e cobre todo o campo da experiência humana:
Nada aparece que não repouse na tripla energia consciente se exprimindo por: eu quero, eu sei, eu faço » escreveu Abhinavagupta (H.A. p. 13).
Mas os dois primeiros momentos são tão sutis que escapam ao homem ordinário que ignora o processo, pois vive no único nível da objetividade e da dualidade. O místico, ao contrário, volta ao momento inicial, à tomada de consciência do abalo original, esse da incitação divina, e se esforça de aí se manter tomando uma firme consciência de sua essência. (tr. Antonio Carneiro, de excerto de SILBURN , Lilian. HERMÈS I. 1981, p. 145)
Para Boehme , a manifestação divina divide-se, basicamente, em três Princípios, em três Mundos, que em si mesmos e em suas funções, são bons (cf. A Tripla Vida do Homem, 4:15). O primeiro é o Princípio ou Mundo das Trevas e da Cólera; o segundo, o da Luz e do Amor; o terceiro, o material, criado após a queda de Lúcifer, no qual a Luz e as Trevas, o Amor e a Cólera combatem-se. Os dois primeiros são eternos, o terceiro tem um tempo delimitado. É interessante, aqui, a semelhança entre esses três Princípios e os três deuses primordiais da Teogonía de Hesíodo : Caos (Trevas e Cólera), Eros (Luz e Amor) e Gea (Terra , o princípio material). [BoehmeSD:48, Mieckwicz]
Matérias
-
Schuon: Islame
8 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Frithjof Schuon: Schuon Islã - COMPREENDER O ISLÃ. Tradução de Arminda Eugenia Campos e Roberto Bartholo Jr. do livro de Frithjof Schuon, «Comprendre l’Islam»
O Islã é o encontro de Deus como tal e o homem como tal.
Deus como tal: isto significa dizer Deus concebido, não como manifestou-Se de forma particular numa época particular, mas sim independentemente da história, tendo em vista que Ele é o que é, e que, por Sua natureza, cria e revela.
O homem como tal: o homem tomado, não como ser decaído que (...)
-
Calcídio — Resumo de C. S. Lewis
24 de março de 2022
Excertos de C. S. Lewis — La Imagen del Mundo
La obra de Calcidio es una traducción incompleta del Timeo de Platón, que se detiene al final del apartado 53b (es decir, a la mitad aproximadamente) y un commentarius mucho más extenso. Apenas se trata de lo que nosotros llamaríamos un comentario, pues pasa por alto muchas dificultades y se extiende exageradamente a propósito de cuestiones sobre las que Platón tenía poco o nada que decir.
Está dedicado a un Osio u Hosio, que se ha identificado, no con (...)
-
Ricoeur: A TAREFA DA HERMENÊUTICA
23 de março de 2022
Interpretação e Ideologias Paul Ricoeur Organização, tradução e apresentação Hilton Japiassu Francico Alves 1977
Capítulo 1. A TAREFA DA HERMENÊUTICA
1. A TAREFA DA HERMENÊUTICA
O presente estudo visa a descrever o estado do problema hermenêutico, tal como o recebo e o percebo, antes de trazer minha própria contribuição, no debate do segundo estudo. Dessa discussão prévia, limitar-me-ei a extrair, não somente os elementos de uma convicção, mas os termos de um problema não resolvido. Com efeito, (...)
-
Plotino - Tratado 27,8 (IV, 3, 8) — Dificuldades relativas à unidade e à multiplicidade da alma
21 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
7. Problemas conexos con la unimultiplicidad del Alma (cap. 8): a) Simpatía mutua de las almas (8, 1-4). b) Diferencias entre alma y alma (8, 4-17). c) Número limitado de almas y su englobamiento en un conjunto unitario (8, 17-35). d) Infinitud del alma (8, 35-47) (vide Armstrong: infinito em Plotino). e) El fenómeno de la generación espontánea (8, 47-60). [IGAL]
Chapter 8 — Now that Plotinus has offered refutations of the arguments for our souls being parts of the World Soul, he considers some (...)
-
Fraile: Pensamento de Jâmblico
24 de março de 2022
El proceso triádico de Jámblico está inspirado en el mismo principio que el de Plotino y se realiza a través de tres momentos: a) Uno que permanece (mone, to menon), en éste el causado está en la causa, b) Otro que procede y progresa (to proion, proodos), en el cual el causado sale de la causa, c) Otro en que se verifica el retorno (to epistrephon, epistrophe), en que el causado vuelve a la causa.
1.° El Uno.—Por encima y fuera de todos los seres está el Uno, que es el ser por esencia, la Mónada, (...)
-
Nicolescu (CSE) – Septenário em Boehme
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Forçado pela língua natural, Boehme adota de imediato uma descrição linear, cronológica destas sete qualidades em seu encadeamento no ciclo septenário, mas sua compreensão passa por uma consideração simultânea de sua ação. As fontes-espíritos se engendram uma a outra, permanecendo distintas. De novo, só uma lógica da contradição pode nos oferecer o acesso à compreensão do septenário de Boehme.
Se o ternário concerne a dinâmica íntima de todo sistema, o septenário é, em Boehme, o fundamento da manifestação de (...)
-
Naassenos Cristo Preexistente
29 de março de 2022
Gnosticismo Antonio Orbe Excertos de Cristologia Gnostica - CRISTOLOGIA GNÓSTICA
Hay familias que exaltan el hecho reduciéndolo a lo más elemental. Así, los peratas y setianos de Hipólito y, en general, los que se desentienden de la teología del mediador e insisten en su intervención — como vehículo de los gérmenes divinos — sobre el mundo sensible. Su esquema es: ageneton - Ingénito — autogenes (= Cristo) — genneton - génito. La preexistencia se supone. Los componentes físicos del autogenes también. (...)
-
Abellio: a estutura absoluta
28 de fevereiro de 2020, por Cardoso de Castro
Resumo de ABELLIO, Raymond. La structure absolue. Paris: Gallimard, 1965, p. 43-52.
Na atitude natural, "me" vejo simplesmente confrontado ao mundo, face a face com ele, em dualidade simples com o mundo. Vejo algo, por exemplo um livro posto sobre a "minha" mesa, e a visão não vai além desta relação simples: este livro e mim mesmo, o par candidato a sujeito-objeto, mas de fato um percebido e um percebedor. No entanto, é preciso examinar mais de perto o desdobrar de um terceiro aspecto, (...)
-
Plotino - Tratado 51,2 (I, 8, 2) — A natureza do bem
31 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
2: A natureza do bem 1-9: O Bem 10-23: O Intelecto 23-32: A alma
Igal
2 De momento, expliquemos cuál sea la naturaleza del Bien en la. medida en que convenga a la presente discusión. El Bien es aquello de que están suspendidas todas las cosas y aquello que desean todos los seres teniéndolo por principio y estando necesitados de aquél. Él, en cambio, no está falto de nada, se basta a sí mismo, no necesita nada, es medida y límite de todas las cosas, dando de sí inteligencia, esencia, alma, vida y (...)
-
Plotino - Tratado 27,7 (IV, 3, 7) — Alma e Alma-do-Mundo: argumentos do Filebo e do Fedro
21 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Cap 7, 1-12: Resposta ao argumento 2: o Filebo sustenta bem que o mundo tem uma alma, mas não diz que nossa alma é uma parte do mundo Cap 7, 12-20: Resposta ao argumento 5: segundo o Fedro, a alma que perdeu suas asas não é a Alma do Mundo [vide Armstrong: a composição do si mesmo inferior em Plotino] Cap 7, 20-31: Resposta ao argumento 3: nossa alma resiste à influência da revolução do mundo e a alma que anima o embrião vem do exterior
Míguez
7. Pero bastante se ha dicho a este respecto. Ahora (...)
-
Plotino - Tratado 38,6 (VI, 7, 6) — A forma do homem, a razão do homem e o homem sensível
26 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
Cap 6, 1-23. A forma do homem, a razão do homem o homem sensível. Cap 6, 24 a cap 7: A alma e as razões: todo ser sensível não é senão o produto de uma razão que a alma recebe do Intelecto e que ela transmite no sensível, o que faz com que os sensíveis e as sensações já existam, sob uma forma diferente, no inteligível.
Míguez
6. ¿Pero vamos a admitir que en esa alma superior se dé la facultad de sentir? Eso afirmamos y, además, que tiene las sensaciones del mundo inteligible y tal como allí se ofrecen. (...)
-
Tríade: Céu Terra Homem
28 de março de 2022
Excertos traduzidos do original francês do "Simbolismo da Cruz"
Segundo a tradição do extremo-oriente, o "homem verdadeiro"(tchenn-jen), é aquele que, tendo realizado o retorno ao "estado primordial", e por consequencia a plenitude da humanidade, se encontra a princípio estabelecido definitivamente na "Invariável Meio", e já escapa por isto mesmo as vicissitudes da "roda das coisas". Acima deste grau está o "homem transcendente" (cheun-jen), que falando corretamente não é mais um homem, posto que (...)
-
Matgioi (VM:31-35) – Trigramas e Hexagramas
2 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
MATGIOI. La Voie métaphysique. Paris: Éditions traditionnelles, 1980, p. 31-35
OS GRAFISMOS DE DEUS (resumo do Capítulo III) Diferentemente da tradição ocidental, aqui não há um nome para Deus, nem se imagina um velho barbudo, nem um símbolo como um triângulo com um olho no meio. O que chamamos Deus não tem nome e é representado por um caráter chamado Thien (que em mandarim falado se traduz por céu); com várias propriedades especiais, não ao céu, mas ao que está no céu ou atrás dele, formando uma ideia (...)
-
Semelhanças Arda Viraf Divina Comedia
28 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Tradução de Antonio Carneiro
De somente uma leitura deste resumo da narração de Arda Viraf, podem se apreciar as grandes semelhanças entre esta e a divina Comédia. Nossa intenção não é dar uma enumeração e descrição detalhada de similitudes, mas sim entregar algumas referências , que possam guiar posteriores estudos da “Narração de Arda Viraf”. Entreguemos, então, algumas chaves.
a.- A existência de uma viagem iniciática
Não há dúvida possível quanto a que ambos os textos superam a simples literatura; indo (...)
-
Stethatos Centúrias Capítulos Práticos
29 de março de 2022
Tradução em grande parte feita a partir da versão inglesa da Philokalia, mas eventualmente utilizada a versão francesa. A tradução de cada centúria foi organizada em páginas de 10 itens cada uma, para facilitar a leitura na Internet. PRIMEIRA CENTÚRIA — CAPÍTULOS PRÁTICOS: DA PRÁTICA DAS VIRTUDES: CEM TEXTOS 1. Há, penso, na tríade perfeita das virtudes (fé, esperança e caridade), quatro causas portando aquele que superou agora o meio do noviciado e que alcançou à tríade da teologia mística, para escrever (...)
-
Capalbo: Fenomenologia, Psicanálise e História
6 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
CAPALBO, Creusa. Fenomenologia & Ciências Humanas. Âmbito Cultural Edições, 1987
4.1 Introdução
A atitude fenomenológica e as ideias centrais que orientam a fenomenologia abriram um caminho fecundo para o estudo do comportamento concreto do homem, é assim que ela influenciará o pensamento de Max Scheler que procurará estudar a simpatia e o ressentimento; de Sartre que fará um esboço sobre a teoria das emoções; de Karl Jaspers que escreverá uma psicopatologia geral sob a sua inspiração; de Koffka (...)
-
Origenes: De Principiis
5 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Traité des principes, segundo a versão francesa de Henri Crouzel e Manlio Simonetti
Obra teológica enquadrada no meio filosófico da época (225-230), platonismo médio e neoplatonismo. Primeira obra de Orígenes, da qual só nos resta a tradução latina de Rufino, na íntegra, cujo original foi "adulterado" na tradução. Existe também trechos dispersos em escritos de outros padres, em especial na Filocalia de Orígenes, organizada por Basílio de Cesaréia e Gregório de Nazianzo.
Abaixo o índice de tópicos, a (...)
-
Santos Participatio Logica Ontologica
29 de março de 2022
TEMA III ARTIGO 2 - A PARTICIPAÇÃO NA ORDEM LÓGICA E NA ORDEM ONTOLÓGICA
É comum dizer-se que Platão só considerou a participação no campo das idéias, reduzindo-a assim apenas à participação lógica.
Entretanto, se tivermos um pensamento mais consentâneo com a genuína concepção platônica, veremos que a participação que se dá na ordem das formas, freqüentemente chamada idéias, é correspondente a uma participação na ordem do ser. Como participar da forma é participar do ser, a distinção que se fêz entre platonismo (...)
-
Wahl: PRIMEIRA TRÍADE: EXISTÊNCIA - SER - TRANSCENDÊNCIA
23 de março de 2022
As Filosofias da Existência Jean Wahl Trd. I. Lobato e A. Torres Europa-América 1962
AS CATEGORIAS DAS FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA
O que desejaríamos fazer agora era agrupar numa espécie de quadro as categorias essenciais das filosofias da existência. Este quadro nem sempre será perfeita mente satisfatório; permitirá, contudo, que nos orientemos através das principais idéias destes filósofos.
As Filosofias da Existência Jean Wahl Trd. I. Lobato e A. Torres Europa-América 1962
PRIMEIRA TRÍADE: (...)
-
Numero Pitagoras
29 de março de 2022
TEMA V - O Símbolo e suas Aplicações
Santos Simbólica Números - A SIMBÓLICA DOS NÚMEROS (cont.)
A síntese que vamos apresentar das diversas concepções do número, em Pitágoras, nos dará uma visão clara do verdadeiro sentido da sua matemática (Máthesis), que em grego quer dizer instrução superior, daí mathema, no genitivo mathematos, e mathematiká, mathematikôs, etc.
A suprema instrução, o conhecimento superior do homem e das coisas divinas (a Mathesis) é uma atividade; mathema é o estudo, o conhecimento.
O UM (...)