Página inicial > Palavras-chave > Termos > philosophia / φιλοσοφία / φιλόσοφος / philosophos / σοφός / sophos / σοφόν / sophon / (...)

philosophia / φιλοσοφία / φιλόσοφος / philosophos / σοφός / sophos / σοφόν / sophon / experto / sophia / σοφία / ἀσοφία / estupidez / θεοσοφία / theosophia / θεόσοφος / theosophos

gr. φιλοσοφία, philosophia: amor da sabedoria, filosofia. Mais que uma técnica ou uma região particular do saber, e mais que a forma mais elevada do saber, a filosofia designa nos diálogos platônicos um desejo que vem alimentar e excitar, naquele que dela faz o princípio de sua existência, um certo número de exigências e de práticas. A filosofia é o nome do modo de vida daquele que deseja alcançar à sabedoria (e que é então denominado segundo este desejo: φιλόσοφος, philosophos). (Luc Brisson  )


gr. σοφία, sophía: sabedoria, sabedoria teorética. A filosofia é o "benefício mais importante que jamais foi oferecido e que será jamais concedido à raça mortal, um benefício que vem dos deuses" (Timeu  , 47a-b). gr. eidenai e derivados = saber. Em Plotino  , na ascensão filosófica, último intermediário entre a Inteligência e o Uno (Gandillac  ).