Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos e latinos > mantike / μαντική / adivinhação / profecia / divinatio / Wali / Nabi / Rasul

mantike / μαντική / adivinhação / profecia / divinatio / Wali / Nabi / Rasul

  

gr. μαντική, mantike: adivinhação, profecia. Platão no Timeu   fez da adivinhação através dos sonhos depender de imagens (phantamasta), em oposição à razão, embora dela dependendo para interpretação. A imaginação tem um papel relevante. [SORABJI  ]


AKC

Veja Plutarco  , A obsolescência dos Oráculos, 436F, em que a alma do homem é atribuída à Profecia (aqui he mantike = pronoia, ou seja, a Providência, em contraste com "causas naturais urgentes") como seu apoio material (hylen men aute ten psychen tou anthropou...); e Bhagavad Gita VI.6 em que o espírito é chamado inimigo do que não é o espírito (anatmanas tu... atmaiva satruvat).

"Estar disposto a perder (detestar) o meu psyche deve significar esquecer completamente de mim mesmo... não mais viver a minha vida, e sim deixar que a minha consciência fique possuída e inundada pela vida Eterna e Infinita do espírito" (Inge, Personal Idealism and Mysticism  , p. 102 e James, Varieties of Religious Experience, p. 451). [AKCcivi  :Nota:94-95]

Sorabji

Platão Timeu 71A-72C fez a adivinhação através dos sonhos depender de imagens (phantasmata), em oposição à razão, embora as imagens precisassem de interpretação posterior pela razão. Aristóteles deu uma explicação oposta, racionalista em Da adivinhação através do sono. O sono nos dá a tranquilidade necessária para reconhecer os sintomas negligenciados de uma doença iminente em nossos corpos. As interpretações neoplatônicas tendem a ficar do lado de Platão e dão à imaginação um grande papel na adivinhação.

No que diz respeito ao uso de animais na adivinhação, Porfírio se opõe à matança de animais para facilitar a adivinhação através da inspeção das entranhas ou comê-las. O filósofo não precisa de adivinhação, ou se precisar, será alertado por bons daemons. A profecia requer uma dieta vegetariana. Jâmblico   afirma, afinal, concordar. Ele cita com aprovação a visão de Pitágoras de que a carne impede a adivinhação. As técnicas que envolvem os animais não dependem de seu caráter físico, diz ele, mas da alma animal ser intermediária entre nós e os daemons.

Mas Jâmblico pensa que a verdadeira profecia depende da luz divina iluminando nossos veículos da alma, Myst. 3.14, 132,9-15, enquanto os praticantes de adivinhação física dependem de efluências físicas (aporroiai), Myst. 3,28-9, 169,9-172,12. [SorabjiPC1:408]

Apócrifo de Tiago

Então perguntei a ele [Jesus], "Senhor, como seremos capazes de profetizar para aqueles que solicitam que profetizemos a eles? Pois há muitos que nos pedem, e nos procuram para ouvir um oráculo de nós."

O Senhor respondeu e disse, "Não sabeis que a cabeça da profecia foi cortada fora com João?"

Mas disse, "Pode ser possível remover a cabeça da profecia?"

O Senhor disse para mim, "Quando entenderes o que significa "cabeça", e que profecia é emitida da cabeça, (então) compreendereis o significado de ‘A cabeça dela foi removida.’ [BNH  ]

Daryush Shayegan

A aparição do ciclo da profecia é comparada pelos espirituais, seja ao nascer do sol, seja aos pontos sucessivos de uma linha circular. Desde de Adão, ponto inicial do ciclo da profecia, até Maomé, ponto final deste mesmo ciclo, os diferentes profetas que se sucederam foram, cada um, em sua realidade espiritual, a epifania de um atributo da Perfeição maometana. Esta epifania parcial do Logos é a relação espiritual que religa cada um dos profetas ao «Nicho das luzes da profecia» (article 1304).

  • O Profeta do Islã como Selo dos Profetas
  • Wali, Nabi e Rasul
    • A nobowwat é um estado intermediário entre a walayat (a esotérica dos amigos de Deus  ) e a risalat, a profecia do enviado de Deus que aponta uma religião positiva exotérica (shariat). A walayat é uma verdade comum tanto como a nobowwat como a risalat, levando em conta que todo rasul é nabi e que todo nabi é wali; enquanto que todo wali não é forçosamente nabi, e que este também não é necessariamente rasul.
  • A interiorização dos ciclos da Profecia: os «sete profetas de teu ser»
    • A homologia dos graus de Luz e dos ciclos da Profecia conduziu em Semnani à teoria de sete órgãos sutis dos quais cada centro é ao mesmo tempo tipificado como «profeta de teu ser» e caracterizado por uma cor, uma aura cuja percepção visionária revela ao místico seu grau de avanço sobre a via espiritual. A fisiologia do homem de luz  , — tão importante para a transmutação dos sentidos e a transformação do ser interior em sua ascensão do poço da inconsciência até o despertar da superconsciência — é modelada em Semnani sobre a teoria dos ciclos da Profecia. Quer dizer que as manifestações progressivas da luzes, acompanhadas de fotismos coloridos, revelam ao mesmo tempo as diferentes estações da sabedoria dos profetas  . Assim também elas implicam o conceito de uma «matéria espiritual», apta a fazer desaparecer o hiato entre o que é chamado o Espírito e o que é dito a Matéria. Há uma só e mesma Luz diferenciada em múltiplos graus de condensação e de sutilidade. [ShayeganHC  ]