Página inicial > Palavras-chave > Termos > hypodoche / ὑποδοχή / hypodochê / ὑποδέχομαι / hypodechomai / δέχομαι / dechomai / (...)
hypodoche / ὑποδοχή / hypodochê / ὑποδέχομαι / hypodechomai / δέχομαι / dechomai / aceitar / acolher / receber
g. ὑποδοχή, hypodochê ou hypodechoménê: receptáculo . Segundo Platão é neste receptáculo que se verifica a gênese, embora o próprio receptáculo seja sempre o mesmo, Tim. 50b-51b. É também chamado chora (área), ibid. 52a, e é-lhe concedida uma quase-existência (pos on), ibid. 52c. Aristóteles identifica o «receptáculo» de Platão com a matéria (hyle ), Phys. IV, 209b. Para Plotino o «receptáculo» é matéria «segunda» ou sensível , Enn. II, 4, 6; II, 4, 11.
Matérias
-
Plotino - Tratado 32,1 (V, 5, 1) — Porque os inteligíveis não podem se encontrar fora do Intelecto
19 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 1: Porque os inteligíveis não podem se encontrar fora do Intelecto 1-32: O Intelecto contem os inteligíveis a fim de que seu conhecimento seja infalível e imediato 32-50: Os inteligíveis têm a vida e o intelecto, e eles não estão separados uns dos outros 50-68: Pôr os inteligíveis no exterior, é privar o Intelecto da verdade e de sua natureza
Míguez
1. En cuanto a la Inteligencia, a la verdadera y real Inteligencia, ¿podría ciertamente equivocarse y no formular juicios verdaderos? De ningún (...)
-
Plotino - Tratado 12,1 (II, 4, 1) — Considerações iniciais sobre a matéria
17 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 1: Introdução 1-4. Considera-se em geral a matéria como um substrato e um receptáculo das formas. 4-6. Mas não há entendimento sobre a natureza desta matéria e sobre aquilo que ela recebe. 6-18. Teorias dos estoicos, aristotélicos e platônicos.
Míguez
1. Lo que llamamos materia es el sujeto y el receptáculo de las formas; ésa es la opinión general de todos los que han tratado la cuestión, y hasta aquí el acuerdo es unánime, pero, en lo que atañe a la naturaleza de tal sujeto; las opiniones ya (...)
-
Plotino - Tratado 15,1 (III, 4, 1) — A alma e suas potências
17 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulo 1: A alma e suas potências 1-3. Diferentemente das realidades superiores, a alma se move quando engendra. 4-5. Presença da faculdade vegetativa no homem assim como nas plantas. 6-12. Aquilo que a natureza engendra é indeterminação total e privado de vida. 12-14. Nas realidades superiores, ao contrário, a indeterminação é apenas relativa. 14-17. Como a matéria se torna corpo em recebendo uma forma.
Míguez
1- Las hipóstasis son engendradas por los principios más elevados, que permanecen (...)
-
Eckhart – Sermão 16b - Quasi vas auri solidum...
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Quasi vas auri solidum ornatum omni lapide pretioso. (Eclesiástico 50,11)
Como ele era majestoso quando vestia os paramentos solenes e usava seus enfeites mais belos! Quando subia ao altar sagrado e enchia de glória todo o santuário!
Brugger
Acabo de pronunciar en latín una palabrita que hoy se lee en la Epístola la podemos aplicar a San Agustín y a cualquier alma buena ( y ) santa: ( muestra ) cómo se asemejan a un recipiente de oro que es firme y durable y encierra en sí la nobleza de todas (...)
-
Plotino - Tratado 12,6 (II, 4, 6) — A matéria sensível existe
3 de junho de 2022, por Cardoso de Castro
Capítulos 6-16: A matéria sensível Cap. 6. A matéria sensível existe. Cap. 7. Refutação das teorias pré-platônicas sobre a matéria. Cap. 8. A natureza da matéria sensível. Cap. 9. A quantidade e a grandeza versus a matéria sensível. Cap. 10. Como o Intelecto percebe a matéria. Cap. 11, 1-13. Aporias relativas à noção de uma matéria sem grandeza. Cap. 11, 13 - Cap. 12. Respostas às objeções precedentes. Cap. 13. A matéria versus a qualidade Cap. 14. A matéria e a privação. Cap. 15. A matéria e o ilimitado. Cap. (...)