Página inicial > Palavras-chave > Temas > aphairesis / ἀφαίρεσις / separação / abstração
aphairesis / ἀφαίρεσις / separação / abstração
gr. ἀφαίρεσις, aphaíresis: separação, abstração. Para Aristóteles separar pelo pensamento algo ontologicamente inseparável; uso primordial de atributos matemáticos. Para Plotino , renunciação às imagens e aos conceitos para "fugir só consigo" até a "vida dos homens divinos", no Tratado 8 (Gandillac ).
Matérias
-
Schopenhauer (MVR2:90-92) – intuição - abstração - regras
14 de setembro de 2021, por Cardoso de Castro
[SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Primeiro Tomo. Tr. Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005, p. 90-92]
Na prática, o conhecimento intuitivo do entendimento consegue guiar imediatamente a nossa conduta e o nosso comportamento, enquanto o conhecimento abstrato da razão só o pode fazer pela intermediação da memória. Daí nasce a vantagem do conhecimento intuitivo em todos os casos que não permitem tempo algum para ponderação, logo, nas relações diárias, (...)
-
Finamore (Veículo da Alma:11-27) – Composição, geração e destino do veículo da alma
23 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
FINAMORE, John. Iamblichus and the Theory of the Vehicle of the Soul. Chico: Scholars Press, 1985, p. 11-27
Jâmblico discorda de Porfírio sobre o “veículo da alma” sobre três pontos: a composição, a geração e o destino final.
A composição do veículo seria de uma série de misturas (phyramata) coletadas das esferas celestiais. Jâmblico em seu comentário ao Timeu afirma que o veículo é feito de “pantos tou aitheros” (do éter ele mesmo e não de vários corpos etéreos) e que este éter teria (...)
-
Ficino: Refutação da "Abstração"
24 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Ficino refuta con toda claridad y toda energía la teoría sensualista de la "abstracción". Sí nos viésemos obligados, dice, a derivar lo general de la mescolanza de casos concretos, no tendríamos más remedio que ver en ese objetivo, desde el primer momento, un postulado falso e ilusorio. ¿Por qué? Porque la totalidad de lo concreto es sencillamente inagotable. Y si pretendiésemos abstraer de un número limitado de casos o de hechos una regla, para hacerla luego extensiva a la totalidad de (...)