Capítulo 1. A dialética como método de escalada: o músico, o amante e o filósofo. 1-2. A dialética é o método que faz subir onde é preciso ir. 2-5. A meta da escalada: o Bem. 5-10: O músico, o amante e o filósofo que evoca o Fédro são aqueles que se elevam. 11-15. A explicação da escalada e as duas etapas. 20-35. O músico emocionado pelo belo.
Tradução desde MacKenna
1. Que arte há, que método, que disciplina para nos aportar aí onde devemos ir?
O Termo que devemos alcançar podemos aceitar como acordado: (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > analogia / ἀναλογία / analogismata / calculações / σχετικός / schetikos / (...)
analogia / ἀναλογία / analogismata / calculações / σχετικός / schetikos / relativismo
gr. ἀναλογία, analogia. Concebida por Platão como uma relação de igualdade proporcional entre os termos "análogos ", enquanto Aristóteles, sobretudo nas Categorias , entende como identidade entre as funções respectivas de coisas diferentes.
Matérias
-
Plotino - Tratado 20,1 (I, 3, 1) — A dialética como método de escalada
17 de janeiro de 2022, por Cardoso de Castro -
Daumal (EN1:196-198) – Sobre Giordano Bruno
12 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro(O verdadeiro conhecimento é) a transformação de si mesmo na coisa e a transformação da coisa em si mesmo. [Giordano Bruno]
QUAND ON OSE DIRE :
« (La vraie connaissance est) la transformation de soi-même en la chose et la transformation de la chose en soi-même. »
« Alors tombera toute objection, alors on reconnaîtra que le principe suprême n’est ni plus formel ni plus matériel et qu’au point de vue de la substance tout est un. »
« Dans ses développements successifs, dans ses différentes parties, dans (...) -
Breton: uma "analogia cristalizada" – o nascimento do computador e o cérebro humano
26 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroUNE « ANALOGIE CRISTALLISÉE » : LA NAISSANCE DE L’ORDINATEUR ET LE CERVEAU HUMAIN
Excertos de Philippe Breton, Alain-Marc Rieu e Franck Tinland, "La techno-scicence en quastion"
Les plans de l’EDVAC, rédigés par John von Neumann en juin 1945 , constituent, de l’avis des principaux spécialistes, le point de départ de la lignée des ordinateurs modernes . Cette invention, qui élargira considérablement le champ d’intervention des ingénieurs, n’a pourtant pas été faite par un ingénieur — von Neumann est (...) -
de Castro: uma analogia ao computador — mão com esfera reflexiva de Escher
20 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroDentre as diversas figuras de Escher, aquela denominada “Mão com esfera reflexiva” pode servir de forma magistral para revelar, segundo a ótica da teoria aristotélica das quatro causas, interpretada por Heidegger, “o que é a informática?”. Através de nossa análise da pretensa analogia desta imagem com o que chamaremos de “dar-se da informática”, esperamos poder re-velar a técnica da informação, a informática, na concretude do computador, do engenho de representação.
Retomemos, portanto, a imagem do (...) -
Plotino - Tratado 48,6 (III, 3, 6) — A arte dos adivinhos
25 de maio de 2022, por Cardoso de CastroCap 6: A arte dos adivinhos se funda na ordem que reina no universo e na analogia que existe entre as coisas terrestres e as coisas celestes
Míguez
6- ¿De dónde proviene entonces que los adivinos anticipen los males y, asimismo, los prevean por el movimiento del cielo, o incluso añadiendo otras prácticas de este tipo? Ello es debido a que todo se enlaza, y también, sin duda, las cosas que son contrarias: la forma, por ejemplo, aparece enlazada a la materia, y en un ser vivo compuesto basta (...) -
Plotino - Tratado 1,1 (I,6,1) - Que espécies de coisas são belas
18 de setembro de 2021, por Cardoso de CastroCapítulo 1: Que espécies de coisas são belas; crítica da definição estoica da beleza. 1-11. Relembrando o Hípias maior e o Banquete. 12-20. Os corpos não são belos por si mesmos, mas por participação (methexis) a uma Forma (eidos). 21-25. Relembrando a tese estoica sobre o belo. 25-30. Consequências absurdas da definição do belo pela proporção (symmetria). 31-49. Contra-exemplos (a): há belezas não compostas (synthesis): a luz do sol, o ouro, o relâmpago, os astros; (b): há realidades proporcionais que são (...)
-
de Castro: essência da informática na analogia com a alavanca
10 de novembro de 2021, por Cardoso de CastroCada vez que digo que se poderia substituir tal ou tal representação por tal outra, avançamos um passo para a meta que é de apreender a essência daquilo que é representado. Wittgenstein, Remarques philosophiques.
Falar de essência, informática e analogia, requer algumas notas prévias, para assegurar a justa compreensão do que se está tratando. A “essência de alguma coisa é aquilo que ela é”, sua vigência (do verbo wesen), enquanto aquilo que vige, seu vigor, sua permanência, como afirmou Heidegger (2002), (...) -
Duns Scot Analogia
28 de março de 2022A POSIÇÃO ESCOTISTA ANTE A UNIVOCIDADE E A Santos Síntese da Analogia - ANALOGIA
O primeiro objeto do nosso conhecimento é o ser. Esta afirmativa de Duns Scot encontra seu precursor em Avicena, cuja influência, no Doctor Subtilis, é inegavelmente importante.
Porque tudo quanto conhecemos é, e por estar o ser presente em todo o nosso conhecimento, dele partimos para a ele chegar. Mas o ser é um objeto de uma indeterminação total, mas perfeitamente adequado ao nosso conhecimento. Como se poderia dar (...) -
Santos Sintese Analogia
29 de março de 2022TEMA III ARTIGO 5 - SÍNTESE DA ANALOGIA
Quanto aos modos de significação dos conceitos, temos: analogia, equivocidade e univocidade.
Um termo, ou conceito, é unívoco, quando aplicado a diversos seres com a mesma significação. Animal é unívoco quando aplicado a boi, cavalo, símio, etc. Quando usamos, porém, "que animal", referindo-nos a um homem, em sentido naturalmente pejorativo, não o usamos univocamente, mas anàlogamente, porque, aí, retiramos o racional, que caracteriza a essência do homem. O (...) -
Santos Tema Analogia
29 de março de 2022ANÁLISE DO TEMA DA ANALOGIA Os que defendem a analogia no ser alegam a seu favor que o ser finito é tão dissemelhante do infinito, que entre o ser do homem e o de Deus, há apenas uma analogia de proporção.
Não é de admirar que se afirme haver uma incomensurabilidade entre nós e Deus, pois há incomensurabilidade até entre o que se dá aqui, como entre o diâmetro e a circunferência, e nas proporções dos números de ouro dos pitagóricos.
O infinito não tem medida; o infinito é medida qualitativa do finito. (...) -
Eckartshausen Natureza Analogia
28 de março de 2022A NATUREZA E A ANALOGIA Sabe-se do interesse que os Iluminados do século XVIII consagraram à física e à química; Novalis, Baader, e muitos outros, tentam interpretar os fenômenos naturais segundo as leis de uma “física superior” que não seria apreensível somente pelos métodos do empirismo. Para Eckartshausen, a natureza manifesta para ela somente a existência da cadeia analógica; basta observá-la para disto se persuadir (como em Baader, E. usa o termo hieróglifo, como referência às vestes da divindade, a (...)
-
Analogia Identidade
28 de março de 2022Harald Höffding, baseando-se no fato de a analogia desempenhar um papel fundamental em qualquer ato de pensamento aplicado a objetos concretos, ao passo que a identidade de objeto e de relação, de tipo lógico e aritmético é uma pura abstração, diverge de Aristóteles e de Kant que não incluíram a analogia no número das «categorias», isto é, dos conceitos fundamentais do pensamento humano. Por isso, Höffding é o primeiro filósofo moderno a introduzir o conceito de analogia nas categorias - categorias (...)
-
Plotino - Tratado 28,33 (IV, 4, 33) — Há um acordo neste vivente. A analogia da dança
11 de maio de 2022, por Cardoso de CastroCapítulos 30-45: A influência dos astros é devida à simpatia. Cap 32-33: Dois pressupostos de base Cap 32: O universo é um vivente onde reina a simpatia Cap 33: Há um acordo neste vivente. A analogia da dança
Míguez
33. De la misma manera que la revolución del cielo no se da al azar, sino que es conducida por la razón del ser animado, así también es necesario que se dé una armonía entre los sujetos agentes y los pacientes e, igualmente, un cierto orden en la disposición de las partes. De tal modo que (...) -
Santos Síntese da Analogia
29 de março de 2022SÍNTESE DA ANALOGIA Os conceitos (enquanto esquemas noéticos): essência e existência, matéria e forma, substância e acidente, causa e fim, etc, resultam da abstração de dados comuns da experiência, quer interna quer externa, por influência da intuição ou da razão.
Os conceitos mais abstratos conservam sempre uma referência à experiência imediata (intuitiva).
E é em consideração a essa experiência que eles tomam sentido, e quando designam o objeto dessa experiência, têm significação.
Poder-se-ia perguntar se (...) -
Analogia Inversa
28 de março de 2022Analogia Inversa Hay lugar, en todo esto, a tener en cuenta una ley general y elemental que ya hemos recordado en diversas ocasiones y que jamás se debería perder de vista, aunque algunos parezcan ignorarla casi sistemáticamente: es que, entre el hecho o el objeto sensible ( lo que es en el fondo la misma cosa ) que se toma como símbolo y la idea o más bien el principio metafísico que se quiere simbolizar en la medida en que puede serlo, la analogía es siempre inversa, lo que es por lo demás el (...)
-
Tema Analogia
28 de março de 2022ANÁLISE DO TEMA DA Santos Síntese da Analogia - ANALOGIA
Os que defendem a analogia no ser alegam a seu favor que o ser finito é tão dissemelhante do infinito, que entre o ser do homem e o de Deus, há apenas uma analogia de proporção.
Não é de admirar que se afirme haver uma incomensurabilidade entre nós e Deus, pois há incomensurabilidade até entre o que se dá aqui, como entre o diâmetro e a circunferência, ou entre a hipotenusa de um quadrado e os lados deste.
O infinito não tem medida; o infinito é (...) -
Gilson Boaventura Analogia
29 de março de 2022VII. LA ANALOGÍA UNIVERSAL
El punto donde se realiza el paso de la acción creadora a las cosas creadas es también el punto donde muchos de los que siguen el pensamiento de San Buenaventura pierden su ánimo y lo abandonan. Mientras habla de Dios y de sus atributos, su voz no emite sonidos insólitos, lo mismo que cuando expone lo que su doctrina tiene de más personal; pero cuando, por el contrario, llega al dominio de la creatura, parece cambiar de modo de expresión; su lenguaje es constantemente (...)
Notas
- Alleau Analogia
- Analogia Comentarios
- Aristóteles: analogia
- Caputo (MEHT:143-145) – Analogia Heidegger / Eckhart
- Definição Analogia
- Eckartshausen Analogia
- Eckartshausen Ciência Analogia
- Eckartshausen Deus Analogia
- Eckartshausen Hermes Analogia
- Izutsu (ST:II.4) – distinções e relativismo
- Izutsu (ST:II.4) – opostos e relativismo
- Izutsu (ST:II.4) – retorno ao oposto ou à unidade
- Izutsu (ST:II.4) – tudo é relativo
- Panikkar Sentidos Analogia
- Raciocínio por Analogia