Tudo o que é percebido, tudo o que é pensado, é um objeto. Para perceber ou conhecer a si mesmo, você teria que ser um objeto. Ao pensar, perceber, conhecer, você é o pensamento, a percepção, a cognição — não uma imagem objetiva na mente.
tradução
As pessoas, as pessoas inteligentes também, riem da ideia de que não existe um eu, enquanto para nós isto é bastante óbvio. Por que é que?
É porque elas são condicionados a se imaginar como um objeto, e todos os objetos parecem existir.
Por que elas não podem ver (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > WWWTM / The Tenth Man
WWWTM / The Tenth Man
WEI WU WEI . The tenth man, the great joke (which made Lazarus laugh). Boulder: Sentient, 2003
Enquanto há um ‘tu’ fazendo ou não-fazendo,pensando ou não pensando,’meditando’ ou ‘não-meditando’não estás mais próximo de casado que no dia que nascestes.
Matérias
-
Wei Wu Wei (TM:92) – a primeira e última ilusão
11 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro -
Wei Wu Wei (TM:11) – Analítica
6 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroTodos os pares dos chamados ‘opostos’ e ‘complementares’ podem ser agrupados sob o par EU e TU, e assim considerados numenalmente em vez de fenomenalmente, isto é, pré-conceitual e não objetivamente.
tradução
A análise discursiva, dialética ou discriminativa dos chamados ‘opostos’ e ‘complementares’ pode tratá-los todos objetivamente, isto é, como substantivos, e em todos os casos sua reintegração mútua psicologicamente oferecerá o conceito resultante de ‘vazio’. Todos podem ser agrupados e examinados sob (...) -
Wei Wu Wei (TM:98) – Absoluta Ausência
14 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroAs pessoas sempre quiseram algo positivo — contentamento em vez de tristeza, prazer em vez de dor, beatitude em vez de miséria, mas que bobagem isto é! O Buda viu o sofrimento, mas ninguém sabia melhor do que ele que não há sofrimento sem o seu oposto. Então, o que ele estava fazendo?
Exatamente o que ele declarou: a abolição do sofrimento. O que significou a abolição do contentamento?
tradução
Preocupado com alguma coisa? Sim, o que eu sou. Por acaso você sabe?
Claro que sim. Então, o que eu sou? (...) -
Wei Wu Wei (TM:72) – Tempo
27 de agosto de 2022, por Cardoso de CastroNão podemos agora aceitar apenas a conclusão dos filósofos, de Heráclito a Kant, que chegaram a entender que nada como "tempo" poderia ter uma existência objetiva?
nossa tradução
Ao considerar o problema do "tempo", seria desejável entender o que as pessoas geralmente querem dizer com a palavra. Deixe-me tomar dois exemplos de jornais, um francês e o outro inglês, que estão na minha frente. O francês refere-se a "la marche objective et inexorable du temps". Essa afirmação parece ser um exemplo (...) -
Wei Wu Wei (TM:10) – apercepção da identidade
6 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroAssim como pela superposição de positivo e negativo em filmes fotográficos, os elementos opostos de luz e sombra se complementam, produzindo assim a aniquilação mútua, o mesmo acontece com todas as contrapartes interdependentes, conceitos negativos e positivos, às vezes chamados de opostos ou complementares.
tradução
Assim como pela superposição de positivo e negativo em filmes fotográficos, os elementos opostos de luz e sombra se complementam, produzindo assim a aniquilação mútua, o mesmo acontece (...) -
Wei Wu Wei (TM:70) – Tempo Pai
29 de agosto de 2022, por Cardoso de CastroO ‘tempo’, conceituado como um objeto, nunca poderia fazer sentido, pois não tem existência objetiva.
Tradução
I
A conscientidade [consciousness] conceituada é convencionalmente designada por uma variedade de pares de contrapartes interdependentes: por exemplo, ’Céu (o Reino do)’ e ’Terra’, ’Nirvana’ e ’Samsara’, ’Númeno’ e ’Fenômenos’, os dois primeiros religiosos e antigos, o último moderno e filosófico. Metafisicamente podemos acrescentar uma quarta: ‘Intemporalidade’ e aquilo que é ‘Temporal’ ou (...) -
Wei Wu Wei (TM:79) – notas sobre tempo
14 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroSaber que o que você é não está sujeito ao conceito de ‘tempo’, não apenas saber que deve ser assim, mas estar ciente de que é assim, constitui a libertação de toda sujeição possível.
A sujeição não é sujeição ao tempo? A noção de “tempo” não depende da noção de “eu”?
Sujeição é sujeitar-se enquanto uma relação sujeito-objeto que objetifica um sujeito ilusório.
tradução
Cada ação que realizamos deve estar de acordo com o futuro, com o que deve aparecer.
❖❖❖❖❖
Segue-se que, enquanto o presente parece existir, mas, (...)
Notas
- Wei Wu Wei (TM:1) – Metanoesis
- Wei Wu Wei (TM:2) – Identidade de Dualismo e Não-Dualismo
- Wei Wu Wei (TM:2.II) – O que é Mente? (II - Em Dezenove Plenas Palavras)
- Wei Wu Wei (TM:3.I) – O que é Mente? (I)
- Wei Wu Wei (TM:4) – cognoscente - cognoscer - cognoscido
- Wei Wu Wei (TM:4) – toda psyche tem seu soma
- Wei Wu Wei (TM:71) – "Tempo Psicológico"
- Wei Wu Wei (TM:78) – O que perdura?
- Wei Wu Wei (TM:9) – Quando a mente jejua...