Página inicial > Palavras-chave > Personagens > Hénoch / Enoque / Enoch
Hénoch / Enoque / Enoch
A literatura apocalíptica de mais ou menos 200 A.E.C, a 200 E.C. é o verdadeiro domínio dos anjos , e está ligada a Enoque. Misterioso patriarca de quem nos dizem apenas que "andava com Deus , e depois não mais era, porque Deus o levou", Enoque é a mais crucial figura individual na longa história dos anjos, embora começasse a existência como homem . Depois que Deus o levou, Enoque tornou-se um anjo extraordinário, talvez mais um Deus que um anjo, porque era frequentemente chamado de "Javé menor". Esse anjo-deus, Metatron , estabelece o padrão das ascensões ao céu de Jacó (primeiro como Uriel, depois como Israel ) e Elias que se tornou o anjo Sandalfon. São Francisco, segundo alguns de seus seguidores, desfrutou de uma transformação semelhante. Talvez se possa considerar a Beatriz de Dante um quinto membro desse admirável grupo, não fosse pelo fato de que, para o poeta, ela evidentemente já era um anjo quando menina, e não precisava de nenhuma apoteose. Enoque-Metatron, como sugiro mais adiante neste livro, pode ser encarado como o verdadeiro anjo da América, o que foi inicialmente a intuição do profeta , adivinho e revelador mórmon Joseph Smith, que se identificava com Enoque, e a essa altura bem pode ter-se juntado numa unidade imaginativa ao seu grande precursor, se a especulação mórmon se mostrar verdadeira. (Excertos de Harold Bloom, PRESSÁGIOS DO MILÊNIO)
Matérias
-
Jean Daniélou: HENOCH
9 de novembro de 2008, por Cardoso de Castro
Jean Daniélou, Le saint païens de l’Ancien Testament. Seuil, 1956
A mesure que l’histoire des origines de l’humanité recule dans la profondeur des temps et que nous savons que nous devons chiffrer par milliers les générations humaines qui ont précédé la révélation faite à Abraham, le problème de la situation religieuse de ces hommes innombrables se pose à nous de façon plus angoissante. Cette situation reste d’ailleurs, même après Abraham, même après Jésus-Christ, celle d’innombrables païens qui sont (...)
-
Ibn Arabi (Fusus): Enoque
2 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Santidade = qadasa = estar muito distanciado Distanciamento de Deus dos embaraços do Cosmos Transcendência - elevação elevação de posição: atividade pela alma elevação de grau: conhecimento do espírito Teoria mística do número Relação da Natureza cósmica com Deus Pai-Filho Adão-Eva Nomes divinos
tradução desde Burckhart (extrato)
...Um dos Nomes de perfeição de Deus é o Elevado (al-’ali). Mas em relação a que é Ele elevado, pois não há nada aí senão Ele tão-somente? [As existências relativas não podendo ser (...)
-
Couliano : Hénoch
2 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Extraits de PSYCHANODIA, de Ioan Couliano
Les informations de la Genèse 5,18-24 sur Hénoch ont créé une riche série d’interprétations légendaires autour de la figure mystérieuse du patriarche ravi par Dieu. Il est capable de monter aux cieux pour apprendre les secrets astronomiques, pour contempler le monde divin et s’informer sur la venue du Sauveur et la fin des temps. Il est dépositaire de toutes les doctrines secrètes, instruit de tout ce qui se passe sur la terre et dans les cieux, dans le (...)
-
Mopsik (LHE): Enoque
2 de agosto de 2022, por Cardoso de Castro
Dois versos apenas do Gênesis suscitam desde muito tempo uma legítima emoção junto aos teólogos preocupados com a coerência da história santa. O capítulo 3 do livro do Gênesis expõe o processo que levou o homem para fora do Paraíso e introduziu a morte. Desde então, os profetas anunciaram e prometeram uma redenção para o final dos tempos e o retorno escatológico ao estado de Adão antes do pecado. Para os cristãos esta redenção já foi aportada pelo Cristo, a partir do qual é possível ao homem recuperar sua (...)
-
Nothomb (TC:162-166) – Enoque
24 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
A lenda judia, que na era inter-testamentária fez de Enoque o herói de um apocalipse, representou seu desaparecimento como uma ascensão, à maneira daquela de Elias, sobre um carro de fogo.
Um evadido salva a honra do Homem de entre os resignados. Na genealogia sethista, Enoque não é o filho de Caim mas o bis-bis-neto de Seth. Ele tem quatro gerações antes dele. Sua notícia biográfica começa como aquela de seus ancestrais. Mas no anúncio de seu filho mais velho, se adiciona uma informação que não (...)
-
Schaya (Cabala:129-133) – Humano na Cabala
7 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
O que é então o homem? É feito de pele, de carne, de ossos e de nervos? Não, é a alma que constitui realmente o homem; a pele, a carne, os ossos e os nervos só formam seu envelope, seu “hábito”, mas não são de modo algum o homem ele mesmo.
Metatron é Deus em Ato; é por isso que a Tradição o designa como "pequeno YHVH", a Manifestação universal do transcendente "grande YHVH", ou mesmo como o divino "Príncipe da Face" (Sar ha-Panim), a primeira Revelação da Schekhinah. Ele é o “Anjo” ou o “Enviado” (Malakh) (...)