Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Brentano
Brentano
FRANZ CLEMENS HONORATUS HERMANN JOSEF BRENTANO (1838-1917)
LÉXICO DE FILOSOFIA
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
MERLEAU-PONTY EM HEIDEGGER
Matérias
-
Husserl: Intencionalismo
13 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
Na percepção algo é percepcionado, na imaginação algo é imaginado, na enunciação algo é enunciado, no amor algo é amado, no ódio algo é odiado, no desejo algo é desejado, etc. Franz Brentano discerniu o carácter comum que pode encontrar-se em tais exemplos quando disse: «Todo fenômeno psíquico é caraterizado pelo que os escolásticos da Idade Média denominaram a existência intencional (ou ainda mental) de um objeto, e o que nós poderíamos chamar, se bem que com expressões um pouco equívocas, a relação com um (...)
-
Sorabji (PC1:15ss) – percepção
14 de fevereiro, por Cardoso de Castro
SORABJI, Richard. The Philosophy of the Commentators, 200-600 AD: A sourcebook. Vol. 1: Psychology. Ithaca: Cornell University Press, 2005, p. 15ss]
No Teeteto 186A-187A, Platão sustenta que a percepção praticamente nada pode fazer sem a ajuda da razão, e o médio platonista, Alcino, elabora esta visão em seu Didaskalikos (c. 4), defendendo que não haveria reconhecimento perceptual sem a razão. Assim isto rejeita a visão de Aristóteles que a percepção é inteiramente separada da razão e que os (...)