Que é que impede a decadência (porque sempre, e aqui também, se trata da questão do freio que detém, e não de progresso positivo)? O impedimento virá da confluência harmônica entre a sensibilidade e a inteligência (689 a). A causa da decadência é o conceito de que é agradável o que se julga mau e injusto, e laborioso o que se julga justo. Em virtude dessa disposição de espírito, que é a pior das ignorâncias, a cidade não é, como deveria ser, “amiga de si mesma” (701 d).
Sucupira Filho
O sentimento de (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Bréhier / Émile Bréhier

Bréhier / Émile Bréhier
ÉMILE BRÉHIER (1876-1952)
OBRA NA INTERNET: CLASSIQUES; LIBRARY GENESIS
EXCERTOS DE:
- Histoire de la philosophie. Tome I. L’Antiquité et le Moyen âge (1928) [tradução em português de Eduardo Sucupira Filho ]
Matérias
-
Bréhier (HP1) – 22. As Leis
24 de março de 2022, por Cardoso de Castro -
Bréhier (HF) – Desenvolvimento da hipótese das idéias
24 de março de 2022, por Cardoso de CastroPlatão, desde o primeiro momento, dirige-se aos que afirmam que a sensação é conhecimento (151 e). Na República (478 a e sq.), postulara como coisa evidente por si mesma que o sensível, em fluxo perpétuo, desvanecendo-se incessantemente, não podia ser objeto de conhecimento, porque continha características opostas.
Sucupira Filho
Retrocedamos, agora, ao desenvolvimento da filosofia propriamente dita. Viu-se como o método por hipótese utiliza o raciocínio discursivo, que se limita a explicar como as (...) -
Bréhier (HF) – Comunicação das ideias
24 de março de 2022, por Cardoso de CastroA impossibilidade de pensar o ser em si mesmo e sem relação com outros termos, revela-nos uma necessidade, ou seja, a comunicação e a mistura entre termos, tais como ser, movimento, repouso etc. O que o pensamento alcança não são jamais elementos isolados, mas sempre mistos. O objeto do pensamento, como a palavra, composta de vogais e consoantes, ou a música, composta de sons agudos ou graves, é feito de conceitos que se unem uns aos outros.
Sucupira Filho
O que, por seu turno, vai o Sofista (...) -
Bréhier (HF) – Problema dos mistos. Divisão.
24 de março de 2022Essa concepção do misto e da divisão não é só do Sofista. Não mais se trata de uma divisão uniformemente binária; no caso, possivelmente mais perfeito, o da música, o número de termos é determinado pelo das relações numéricas possíveis, que são os acordes.
Sucupira Filho
A partir desse momento, todo esforço de Platão vai concentrar-se na arte de captar as regras de mistos ou misturas. Esforço singularmente diverso, que vai de exercícios escolares de divisão até a majestosa síntese do Timeu, e leva, além (...) -
Bréhier (HF) – Problema cosmológico
24 de março de 2022, por Cardoso de CastroPor um aparente paradoxo, o arbitrário insere-se no conhecimento das coisas físicas na medida em que aí se introduzem as matemáticas: o arbitrário, que é, ao mesmo tempo, liberdade de contemplação, afasta do espírito as ilusões da observação imediata e lhe permite fecundo jogo de hipóteses.
Sucupira Filho
A noção do misto que possui beleza, proporção e verdade foi o verdadeiro estimulante dos últimos estudos de Platão e lhe permitiu voltar ao problema da explicação das coisas sensíveis pelas ideias, (...) -
Bréhier (HF) – A forma literária em Platão
19 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroDessa extraordinária complexidade de formas, drama e comédia, dialética, discursos continuados e mitos, que, segundo as épocas, estão diferentemente dosados e, ademais, apresentam suas próprias modificações, é impossível fazer abstração para bem avaliar a filosofia platônica.
O diálogo platônico oferece três aspectos, combinados em graus diversos: é um drama, é, na maior parte do tempo, uma discussão, envolve, algumas vezes, uma narrativa em sequência.
drama
De início, um drama: o lugar, a época, as (...) -
ENNÉADES: I, 2 [19] - Des vertus (extraits sur l’âme)
14 de novembro de 2008, por Cardoso de CastroPlotin, ENNÉADES. Trad E. Bréhier.
« Puisque, nécessairement, les maux existent ici-bas et circulent dans cette région du monde, et puisque l’âme veut fuir les maux, il faut nous enfuir d’ici. » En quoi consiste cette fuite ? « A devenir semblable à Dieu, » dit [Platon] ; et nous y arrivons, si nous atteignons la justice, la piété accompagnée de la prudence, et en général la vertu. Mais si nous devenons semblables à Dieu grâce à la vertu, est-ce à un Dieu qui possède lui-même la vertu ? Oui certes, car à (...) -
Bréhier (HF) – Exercício dialético do Parmênides
18 de setembro de 2021, por Cardoso de CastroHISTOIRE DE LA PHILOSOPHIE, TOME I: L’ANTIQUITÉ ET LE MOYEN AGE
Excertos da tradução de História da Filosofia, de Émile Bréhier, por Eduardo Sucupira Filho
Sucupira Filho
Entretanto, uma coisa persiste: é o impulso metódico que dera nascimento a essas hipóteses, e que, em sequência, vai renová-las e rejuvenescê-las. Não o dogma das ideias, mas o esforço metódico que dá sentido ao platonismo. Tal é a significação do conjunto do Parmênides. Uma vez destruída a teoria das ideias, Parmênides incita o jovem (...) -
Bréhier (HP1) – 18. Natureza e Sociedade
24 de março de 2022, por Cardoso de CastroOra, entre as exigências da sociedade ideal e a que lhe fornece a natureza, não há, necessariamente, harmonia; existe sempre uma parte da realidade que escapa à arte humana. Não há pensador que tenha levado isso com mais consciência do que Platão.
tradução
A esta altura, apresenta-se a Platão um problema grave. As necessidades da sociedade ideal devem contar com a natureza. Com efeito, o exercício de cada função social supõe, não somente uma educação adquirida, mas ainda, aptidões naturais. O amor do (...)
Notas
- Bréhier (HF) – As Leis
- Bréhier (HF) – Ciência e Dialética do Amor
- Bréhier (HF) – Decadência da cidade
- Bréhier (HF) – Dialética platônica
- Bréhier (HF) – Ensinamento oral de Platão
- Bréhier (HF) – Finalidade da Filosofia
- Bréhier (HF) – Justiça e Temperança
- Bréhier (HF) – Justiça social
- Bréhier (HF) – Mito do Político
- Bréhier (HF) – Natureza e Sociedade
- Bréhier (HF) – Origem da ciência. Reminiscência e mito
- Bréhier (HF) – Platão, filosofia e política inseparáveis
- Bréhier (HF) – Platão, resumo de vida e obra
- Bréhier (HF) – Platonismo
- Bréhier (HF) – Problema político
- Bréhier (HF) – Unidade social