Oeuvres choisies de Nicolas de Cues, par Maurice de Gandillac. Aubier 1942.
Nicolas de Cues se définit lui-même comme un éveilleur. Tel Socrate en face de l’esclave du Ménon, il ne prétend point se faire écouter, mais plutôt aider les autres à voir ce que tout esprit sain découvrirait de lui-même. C’est dans les dialogues de l’Idiota qu’on verra ce thème en meilleure lumière. « La Sagesse crie sur les places publiques, et ce qu’elle crie, c’est qu’elle habite sur les sommets » . Pour recevoir ce message (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Nicolau de Cusa / Nicolaus Cusanus / Nicholas of Kues / Nicholas of Cusa / (...)
Nicolau de Cusa / Nicolaus Cusanus / Nicholas of Kues / Nicholas of Cusa / Mente - Nicolau de Cusa / Eliade Nicolau de Cusa / Benoist Nicolau de Cusa / Cassirer Nicolau de Cusa / Docta Ignorancia / DE VISIONE DEI
NICOLAU DE CUSA (1401-1464)
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
Seria impossível entender-lhe o pensamento, sem o vincularmos a Eckhart . Do Uno, que contém virtualmente tudo, procede a multiplicidade das coisas. Aliás, já Santo Tomás escrevera, referindo-se a Deus, com uma citação de Dionísio Areopagita: "(...) na causa de tudo é mister que preexistam todas as coisas segundo uma união natural" [1]. E, desse modo, as coisas, que são diversas e opostas em si, em Deus preexistem como uma só coisa, sem prejuízo da sua simplicidade.
Na linguagem do Cusano, o fato de em Deus tudo existir como unidade denomina-se complicatio [2]. No Uno não há distinção de outreidades. O mundo, com sua multiplicidade, é o desdobramento da riqueza infinita da essência divina. Não se trata, aqui, de panteísmo, porque este concebe o universo como Deus, ao passo que o Cusano o concebe a partir de Deus.
O Cusano chama de explicatio o desdobramento do Uno. Esse desdobramento é o mundo, o qual é por Deus, de Deus e em Deus. Evidentemente, aqui se revela o neoplatonismo plotiniano, através do Areopagita. O universo existe como participação, méthexis do Uno. Por outra, o mundo não se identifica com Deus, mas se distingue dele. Logo, o Cusano não pode ser tachado de panteísta, mas panenteísta, ou seja, Deus é transcendente e, ao mesmo tempo, imanente às coisas. [Ullmann ]
[1] Summa Theologica I, q. IV, 2 ad 1.
[2] "Dios es la esencia absolutamente simple de todas las esencias; en Él están contenidas todas las esencias que hay, que hubo y que habrá jamás, realmente y desde toda la eternidad" (Docta ign. I, p. 32). "Aqui no se distingue el hombre del león, ni el cielo de la tierra, y en general no se da aqui lo otro y lo distinto (loc. cit., p. 49)" (HIRSCHBERGER, op. cit., p. 357).