Página inicial > Termos e noções > competição

competição

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Après avoir désigné surtout les jeux marquant certaines fêtes, i.e. à la fois le rassemblement des spectateurs et la compétition livrée, agôn s’étend au débat judiciaire et en général à la compétition oratoire. Cet ensemble de connotations (compétition soumise, devant un public, à un arbitrage selon une règle) donne le contexte d’apparition, à partir de la sophistique, du dialogue philosophique. Hippias, aux Jeux Olympiques, s’offrait à soutenir l’assaut de tout questionneur (Platon  , Hipp. min., 363 d). Le Protagoras de Platon oppose l’aspect ludique de l’agonistique au sérieux de la dialectique (Théét., 167 e), mais Aristote   prolonge l’enseignement des Sophistes en donnant à la dialectique la fonction d’entraînement d’une gymnastique et celle d’un test de la valeur des arguments. (M. Narcy.)


Um Estado bem organizado, dentro das regras que a objetividade impõe, tem de dar sua boa ajuda ao Diabo, fazendo que aptos se tornem todos os homens para a seriedade do trabalho e para a solenidade do jogo competitivo, porque também o rendimento do trabalho sobe, se nele houver a competitividade do jogo competitivo. Insistimos no «competitivo», porque nele está o que faz que o jogo deixe de ser jogo, para vir a ser prolongamento do trabalho.

76. Ai dos que se desinteressam pela competição! Ai do que não queira fazer mais do que o outro faz! Começará por fazer um pouco menos, e quando dá por si, nada fazendo, está irremediavelmente marginalizado. Marginalizados, porém, há-os de várias espécies. Dos de uma, todos sofrem os efeitos da marginalização; até os das outras espécies de marginalização. São os que se vingam, mediante o crime, do fracasso por própria inépcia. Só merecem a consideração que seres humanos merecem, pois deixaram de competir no trabalho, para competir no jogo que passam a jogar com os agentes sociais da repressão e, por isso, merecem os forçados trabalhos a que os condenaram. [EudoroMito:164]