Página inicial > Glossário > sistema

sistema

domingo 17 de outubro de 2021

      

A palavra sistema (sistematização, sistemático) tornou-se para nós sinônimo para indicar um conjunto   fechado em si, com estruturas fixas, preestabelecidas ou fossilizadas, onde é exígua a possibilidade de uma vida livre, onde a criatividade, a originalidade, a abertura de novos horizontes são abafadas. Essa compreensão   do sistema não está errada, pois na maioria dos casos um sistema acaba se instalando nessa forma defasada e deficiente. Sistema, no entanto, tem muito mais a ver com constituição, consistência, instituição e construção, do que com um conjunto fechado de estruturas prefixadas e fossilizadas.

O termo systema vem do verbo grego syn-ístemi, que significa: ístemi = colocar em pé, pôr em pé, fazer tomar pé num lugar; syn = com, numa unidade  , como totalidade coerente e bem ordenado em sua estrutura  ção, portanto com-sistir, com-struir, com-sistência, com-stituir, in-sistir, instituir. Sistema é obra da ação de synístemv, sistematização é a ação e a obra de synístemi: a construção e instituição. Instituição aqui entendemos como a ação de in-stituir, de in-sistir, i.é, de fazer sistir, stituir in, a saber, a ação de fazer ou ficar em pé in, para dentro de si como uma totalidade bem assentada no seu fundamento.

Sistema, sistematização, é pois obra e ação, o perfazer-se, a perfeição essencial da estruturação interior   de uma construção desde o fundamento até o cume o mais alto da sua constituição. [Hermógenes Harada  , "De Estudo, Anotações Obsoletas"]

LÉXICO: sistema