PhiloSophia

PHILO = Apreço + SOPHIA = Compreensão

Página inicial > Glossário > Agartha

Agartha

domingo 17 de outubro de 2021

Centro iniciático misterioso, verdadeiro? «Centro do Mundo?», dirigido segundo a Tradição? por um chefe espiritual o «Brahmatma».

Guénon reporta, que o primeiro no Ocidente a ter? feito menção? da existência? deste «centro» misterioso, foi Saint-Yves d’Alveydre, em sua obra póstuma publicada em 1910, «A Missão da Índia».

Anteriormente ao Kali-Yuga (Idade de Ferro), a Agartha se intitulava Paradesha, do sânscrito «Região? Suprema», lugar? considerado como o «Coração? do Mundo?».

Este «Centro» era então visível, no entanto, em nosso período atual de obscurecimento e de inversão, toda ligação consciente? acabou por ser? rompida com a Agartha, o que, para Guénon, é o sentido? mesmo da perda da Tradição.

Deve-se, portanto, a respeito? do Agartha, falar? de um «Centro» oculto?, ao invés de verdadeiramente perdido, além? do que não está perdido para todos, e que alguns possuem ainda integralmente o contato com este polo espiritual, o que significa que é sempre possível?, sob certas condições evidentemente, reencontrar o caminho na medida? que o buscando efetua sua demanda respeitando as regras que convêm seguir nesta empreitada.

Regras que só têm um objetivo?, chegar a se harmonizar com um tipo? de vibrações aptas a despertar «ações? e reações concordantes», suscetíveis de manifestar uma comunicação? real? com o «centro Supremo».

Todavia, quanto mais se avança no Kali-Yuga, mais a união? com a Agartha se torna difícil, o «Centro» se tornando ele mesmo ainda mais oculto e fechado.

Quando terminará nosso período, fechando o fim? deste «Manvantara», a Tradição, por seu «centro», será de novo manifestada, a humanidade? retornando então a sua condição? original primeira, quer dizer o «Estado? Primordial». [DRG?]