Página inicial > Glossário > estado

estado

domingo 17 de outubro de 2021

O termo? de Heidegger   para o aspecto? receptivo do modo? de ser do Dasein?, onde ele justamente descobre coisas? e maneiras de agir? importando a ele, é Befindlichkeit?. Esta não é uma palavra? em alemão comum?, mas é construída de uma saudação diária, «Wie befinden Sie sich?», que literalmente pergunta? «como te encontras?» — algo como nossa saudação «como vai?». Para traduzir este termo certamente não podemos certamente usar o termo dos tradutores em inglês, «state-of-mind?», que sugere, pelo menos aos filósofos, um estado? mental, uma condição determinada de um sujeito? isolável. Heidegger   se empenha em mostrar que o senso? que temos de como as coisas estão é precisamente não um estado mental privado?. E justamente como estado-da-mente pode ser ouvido como muito interior?, outro termo tentei, «disposição», porque de seu uso? pelos behavioristas como disposição para se comportar, pode ser ouvido como muito exterior?. Tentei também «situacionalidade», mas, como vimos, situação é outro nome? para a clareira.

No desespero?, voltei-me para uma expressão tão estranha como Befindlichkeit de Heidegger  , a saber? «onde-estás», mas isto deixa de fora a sensitividade à situação. O que se precisa é uma palavra em inglês que transpareça «encontrar-se em uma situação onde as coisas e as opções já importam». Posto que nenhuma palavra que conheço transparece tudo isto, fico finalmente com «afecção», que pelo menos captura nosso ser já afetado pelas coisas, como no seguinte trecho:

Ser afetado pelo caráter? sem serventia, resistente ou ameaçador daquilo que está disponível, se torna ontologicamente possível somente na medida? que ser-em como tal foi determinado existencialmente de antemão de tal maneira que o que encontra dentro-do-mundo? pode «importar» para ele deste modo. O fato? que este tipo? de coisa? pode «importar» para ele está fundamentado em sua afecção; e como afecção ele já tinha descoberto o mundo — como algo pelo qual ele pode ser ameaçado, por exemplo? [...] A abertura do Dasein ao mundo é constituída existencialmente pelo afinamento da afecção. (Ser e Tempo?, pg. 137)

LÉXICO: estado

HEIDEGGER: Affekt / afeto / affect/ Affektion / Befindlichkeit / affection / disposibilité/ disposição / encontrar-se / sentimento-de-situação / attunement / disposedness / disposition / entender-de