Página inicial > Termos e noções > ptochos

ptochos

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

No original grego do Novo Testamento  , ocorre 34 vezes, com mais frequência em Lucas  . Desde Homero   pertence à raiz pte, "agachar juntos", "ter medo", "esquivar-se com medo"; como adjetivo significa "mendigo", sendo o uso como substantivo "mendigo" mais comum. No grego secular teve o sentido de "escasso", "inadequado", "insuficiente", "incapaz". O pensamento grego antigo não considerava que a pobreza tivesse valor religioso. No NT ganha forte intonação religiosa Pobres de Espírito.


CRISTOLOGIA Evangelhos Canônicos: Pobres de Espírito, Rico e Lazaro

Mestre Eckhart  : Eckhart Sermon 52 - SERMÃO 52

Thomas Merton  : Merton Eckhart Esvaziamento - VACUIDADE


PERENIALISTAS Roberto Pla  : Evangelho de Tomé - Logion 29; breve 8843

Ll. Vert: LA PUERTA — SIMBOLISMO

O Super-Homem - Homem Primordial, resultado da união do Céu-Terra - Céu e da Terra, ficou dividido por causa da caída de nossos primeiros pais; uma parte permanece no Céu e a outra ficou enterrada na Terra. Símbolos destas partes que têm que ser reunidas, para produzir de novo a criação do homem regenerado, são, entre muitos outros, o masculino e o feminino, o Céu e a Terra, o dia e a noite, as duas partes do Nome de Deus, o rico e o pobre... a tradição não fala de outra coisa.

Nesta separação, o pobre que tão frequentemente aparece na tradição judeu-cristã e que foi tão mal compreendido, representa a parte terrestre, um «pobre» que está sem ajuda e sem possibilidade de reunir-se com sua parte celeste, o Rico, único que pode completá-lo, já que é de sua mesma natureza. Como está dito (Prov. X-22): «A bendição de Adonai é a que enriquece».

Alguns textos devem ser lidos para compreender o «pobre»: