Página inicial > Termos e noções > douleia

douleia

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. (Rom 8:21)

Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. (1Cor 7:15)

Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1Cor 9:27)

Pois sois sofredores, se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém vos apanha, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto. (2Cor 11:20)

E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; (Gal 2:4)

Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. (Gal 4:3)

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. (Gal 4:24)

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. (Gal 5:1)

E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. (Heb 2:15)


Caminhantes Annick de Souzenelle   A servidão pode ser vista como o santo Nome - NOME acorrentado no Homem (por certa "parasitagem"). Pois todo ser humano criado pelo Verbo de Deus é, em seu núcleo, o Nome - NOME; em seu centro, é «Eu sou - EU SOU». Contrariamente ao que afirmava Descartes  , nossa tradição pode dizer: "Eu sou - EU SOU, logo penso". É porqueEU SOU que amo, faço, tomo o caminho de um devenir que deve me fazer realizar esteEU SOU que ignoro ainda, Cristo em mim, e, na abertura do núcleo de meu Nome - NOME, participar da anastasis - Ressurreição. Mas o estado que conhece todo homem em seu nascimento é aquele de uma total inconsciência gerando todas as suas servidões e, neste sentido, acorrentando o «Eu sou - EU SOU» de seu ser, à exceção da parte necessária à construção e ao entretenimento de sua vida existencial, em uma situação análoga àquela dos seis primeiros meses da vida fetal. O Adão total não tendo ainda superado esta etapa e tendo organizado toda sua vida em função de uma normalização deste estado de servidão, cada ser humano convocado à abertura de um "sétimo mês" é tragicamente só! Mas mais trágica ainda seria de não responder à chamada. Eis porque, liberar YHWH,EU SOU, das correntes que aprisionam no interior de nós, é essencial.