Página inicial > Termos e noções > dei

dei

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Atestado desde Homero  , juntamente com deon esti, com o sentido de "é necessário", "deve-se". Denota uma compulsão (v. ananke) de tipo indefinido, de forma impessoal onde o significado depende do contexto de emprego: vontade ded alguém, leis, sortilégio. No caso mais imperativo usa-se moira na tradição filosófica grega, enquanto Destino que determina as necessidades impostas à vida humana, histórica e cósmica; até mesmo os deuses estão sujeitos a moira.

No AT, não tendo o hebraico esta noção grega de destino, como sina que opera como necessidade. A noção de dei usada na tradução LXX   teve uma nova acepção acentuada pela vontade divina, tendo seu uso maior no contexto da lei e da expectativa apocalítica. No NT é empregado com muita frequência dei e deon estin (102 vezes), nos Evangelhos e especialmente em Lucas  ; desliga-se neste caso das conotações gregas ao se associar com a obra salvífica de Deus: escatologia, interpretação do caminho de Jesus como história da salvação, e contexto da vida cristã.

Quando, porém, ouvirdes falar em guerras e rumores de guerras, não vos perturbeis; forçoso é que assim aconteça (dei genesthai): mas ainda não é o fim. (Mar 13:7)

E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. (Mt   24:6)

Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. (Luc 21:9)

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; (Apocalipse 1:1)

Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? (Luc 2:49)

Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado. (Luc 13:14)

Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Jo 4:24)