Página inicial > Termos e noções > paradosis

paradosis

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mt   15:1-9)

E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas. Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. (Mc   7:1-13)


Perenialistas René Guénon:

— Transmitir a fé dos ancestrais e dos Pais teóforos, uma fé integral e pura. Mesmo se isso deve desagradar aos poderosos de um dia e suscitar perseguições tais quais aquelas do Império Romano não são nada em comparação. A Ortodoxia é precisamente a fidelidade à Tradição, uma Tradição mais clara que o cristal, santa, selada por Deus, não submissa a variantes, — Paradosis lamprotéra krystallou, haghia, théosphragistos, akaïnotémêtos ; — ela tem o sentido de uma continuidade perfeita, sem retirar nem adicionar, — mêtè meïôsis, mêtè auxêsis, — de uma só palavra, de uma só letra. São João Damasceno, o Sublime disse: «Não mudamos os limites eternos que nossos pais colocaram, mas guardamos a tradição como a recebemos». E São Marco de Éfeso o Divino: «Nenhuma concessão não é permitida nisto que concerne nossa fé». Assim nos guardemos nos «vasos de argila» de nossa indignidade o depósito intacto e inalterado.

— Mas, venerável Pai, que é então esta Tradição? Poderias nos dizer algumas palavras?

— Ela é a Transmissão — Paradosis — das realidades espirituais e marca a continuidade de um Conhecimento originário do princípio do mundo, do Paraíso — Paradeisos. — Esta Tradição é a fé dada pelo Deus-Homem, Nosso Senhor Jesus Cristo, a seus Apóstolos, e ensinada pela Igreja às gerações. Ela é por outro lado a herança imensa e imemorial que constituem a Bíblia, o Credo, os decretos conciliares, os escritos dos Pais santíssimos, bocas de ouro do Verbo, — panchrysa stomata tou Logou, — os tratados doutrinais e canônicos, os livros litúrgicos, as santas imagens, a divina Liturgia.