Página inicial > Termos e noções > sophrosyne

sophrosyne

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  
EVANGELHO DE JESUS:
  • E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo (sophroneo), e temeram. (Mc   5:15)
  • E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo (sophroneo), assentado aos pés de Jesus; e temeram. (Lc   8:35)
  • Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação (sophroneo), conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm 12:3)
  • Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo (sophroneo), é para vós. (2Co 5:13)
  • Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados (sophroneo). (Tt 2:6)
  • E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios (sophroneo) e vigiai em oração. (1Pe 4:7)
  • Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (sophronismos). (2Ti 1:7)
    Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria (sophronos), e justa, e piamente, (Tt 2:12)
  • Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo (sophrosyne). (At 26:25)
    PATROLOGIA Citações dos Padres - em nosso site francês
    PERENIALISTAS Julius Evola  : PATIENTIA

Abade Stephane
sophrosyne é um termo grego que significa o "estado são do espírito ou do kardia - coração", e igualmente a "moderação dos thymikon - desejos" (Platão, Banquete  ), a enkrateia - temperança e a sophia - sabedoria. Na Igreja do Oriente, este termo designa a hagneia - castidade dos askesis - ascetas.
A castidade ontológica (v. hagneia), aquela do Ser puro, supera infinitamente o plano das fragmentações contingentes, quer dizer o plano da vida ordinária. E ela é evidentemente irrealizável no plano humano, ela é, no entanto, a norma, o arquétipo, o “centro luminoso”. A perspectiva evangélica daqueles “que se fazem eunucos eles mesmos por causa do Reino dos Céus” (Mt   XIX,12) supera infinitamente todas as considerações psicológicas ou sociais que se debitam habitualmente a respeito da castidade. Mas o Cristo adiciona: “Todos não compreendem esta palavra, mas somente aquele a quem ela foi dada” e “Que aquele que pode compreender compreenda”.

Logo trata-se de um mistério assim como o “fé - mysterium fidei”, ou ainda o “caridade - mysterium caritatis”. Os filósofos, os cientistas, os romancistas e multidão de ignorantes, são mantidos na calçada do Templo; eles receberão a iniciação se dela forem dignos, mas não se tem o direito de jogar pérolas aos porcos.

Paul Evdokimov   define a “castidade ontológica” — sophrosyne — como “integridade conforme à sabedoria”. Trata-se bem entendido da Sabedoria incriada — ante saecula creata sum — que nada tem a ver com a sabedoria humana. O Ícone da santa Sophia a representa sob os traços de um Anjo com face de fogo, e a integridade arquetípica da Sophrosyne se encarna aqui na Theotokos. Quanto ao Agni - fogo divino, ele transforma aquele que dele se aproxima em “Sarça Ardente” que queima pela luz incriada sem ser consumida, símbolo da Maria - Virgem que dá a luz sem perder sua integridade - integridade original.

Percebe-se assim um dos mais altos mistérios da Revelação: Sophrosyne, a castidade do Ser puro, a integridade conforme à Sabedoria, encarnada na Theotokos, e simbolizada pela Sarça Ardente e o Anjo de face de fogo.


Tradição Platônica