Página inicial > Termos e noções > pistis

pistis

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Não apenas uma crença individual ou teorética nas verdades dogmáticas do Cristianismo, mas um relacionamento abarcante, uma atitude de amor e total confiança em Deus. Como tal, envolve uma transformação da vida do homem. A fé é uma dádiva de Deus, o meio pelo qual somos tomados pela atividade teantrópica de Deus em Cristo e do homem em Cristo através da qual o homem alcança a salvação (soteria).

Padres da Igreja - em nosso site francês


Cristologia Clemente de Alexandria  : CLEMENT OF ALEXANDRIA: A STUDY IN CHRISTIAN PLATONISM   AND GNOSTICISM de Salvatore Lilla  

No pensamento de Clemente de Alexandria a ideia de gnosis merece destaque, mas só pode ser compreendida, por sua teoria da fé (pistis). Esta teoria é uma tentativa séria de explicar os termos pistis e pisteuein que ocorrem com tanta frequência nos Evangelhos  , sem cair na crítica dos pensadores gregos, que acusavam os cristãos de uma crença sem racionalidade, ou na visão dos gnósticos  , como Valentino   - Valentinus (vide Gnosticismo), que privilegiava uma gnosis, totalmente distinta e superior a pistis dos crentes ordinários; uma gnosis concedida apenas aos pneumáticos - pneumatikoi -. Ao mesmo tempo Clemente tinha que se defrontar com os cristãos que não aceitavam uma explicação racional para a fé.

Clemente de Alexandria buscou em Philon   - Fílon e nas escolas filosóficas de seu tempo os argumentos para esta difícil tarefa, atribuindo três sentidos à pistis:

  • a atitude peculiar a mente humana quando acredita nos primeiros princípios de uma demonstração; em termos gerais, designa qualquer espécie de conhecimento imediato (vide Stromata VIII VII; VIII)
  • convicção firme que a mente humana possui depois de alcançar o conhecimento de algo por demonstração racional; (Stromata VIII VIII)
  • tendência dos crentes em aceitar verdades contidas nas escrituras sem buscar uma maior compreensão das mesmas. (vide Stromata VII VII)

Raimundo Lulio  : Lulio Fides - FIDES


Perenialistas Frithjof Schuon  : Schuon Religio Fe - LINGUAGEM DA FÉ; Schuon Vida Espiritual Perspectivas 1 - VIDA ESPIRITUAL - PERSPECTIVAS Evagrio   - Evagrius Ponticus ensina que a pistis - fé, fortificada pelas outras arete - virtudes (phobos - temor, enkrateia - temperança, hypomone - paciência e elpis - esperança), engendra ”apatia”, ou seja, indiferença espiritual ou apatheia - impassibilidade, que por sua vez engendra agape - caridade, e agape - caridade precede conhecimento (gnosis - episteme). Pode ainda se adicionar que, de acordo com os Hesicastas Barsanufio e João de Gaza, "a euche - prece contínua se contrapõe a ‘apatia’". Este é o grande absurdo: que os homens vivam sem fé e de uma maneira desumanamente horizontal, em um mundo no qual, no entanto, tudo que a natureza lhe oferece testemunha do sobrenatural, do mais além, do divino; da primavera eterna. A fé é dizer sim a Deus. Quando o homem diz sim a Deus, Deus diz sim ao homem. A fé como tal não resulta de nosso pensamento, antecede este; inclusive nos antecede. Na fé estamos fora do tempo. O arquétipo divino da fé é o "sim" que Deus se diz a Si mesmo; é o Logos (logos) que por uma parte reflete a Infinidade divina e por outra a refrata. Se a fé é um mistério, é que sua natureza é inexpressável na medida em que é profunda, pois não é possível dar conta totalmente com palavras desta visão que todavia é cega e desta cegueira que já vê. O incrédulo, na terra, não crê mais que o que vê; o crente, no Céu, vê tudo o que crê. A fé sem verdade (aletheia) é heresia; o saber sem fé é hipocrisia. A obra sem virtude é orgulho (hyperephania) e a verdade sem obra é vaidade (kenodoxia). Schuon Pérolas Peregrino
Filosofia Emmanuel Carneiro Leão  : Fé Pensamento Conhecimento - FÉ