Página inicial > Termos e noções > monografia

monografia

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

HERMENÊUTICA — CONSIDERAÇÕES SOBRE A HERMENÊUTICA MODERNA
João Cardoso de Castro  

Aqui você encontra uma tentativa de reflexão sobre a filosofia hermenêutica que tem início em grande parte a partir da minha monografia de graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A texto desde sua concepção nos idos de 2005, vem sendo trabalhado e pretende servir de base para um trabalho em andamento sobre a hermenêutica e suas possíveis aplicações especialmente no campo das Ciências Sociais.

O contato com a hermenêutica surgiu de leituras da filosofia de [Martin Heidegger  ]. Algumas menções à prática da hermenêutica foram necessárias para despertar ainda mais minha curiosidade no assunto.

Meus objetivos, por enquanto, são tanto claros quanto humildes. Meu trabalho pretende analisar a história da hermenêutica, e sugere uma contribuição para o despertar da hermenêutica, não só enquanto metodologia interpretativa, com autores como Schleiermacher  , Dilthey  , mas também salientar a contribuição de filósofos como Heidegger e Gadamer  , que foram sem dúvida os primeiros a introduzirem a noção da prática hermenêutica enquanto realização incisiva da própria interpretação do Dasein, para re-conhecimento do "ser" humano e sua pre-sença.

Entretanto, minhas expectativas quanto a função prática da hermenêutica vão mais adiante, visto que ainda pretendo, ao longo de minha pesquisa sobre tema tão denso, utilizar o instrumental hermenêutico em conjunto com as ferramentas técnicas que se apresentam na recente revolução tecnológica e midiática. Tendo a hermenêutica como “Discurso do Método” e a informática como ferramental, assim juntas e articuladas, no caso, hermenêutica e internet (filosofia e técnica), é minha expectativa que se possa, enfim, motivar a capacidade cognitiva de nosso espírito moderno, tão desinteressado e afastado da filosofia.

"Quanto de verdade suporta um espírito ? Quanto de verdade ousa um espírito ?" Nietzsche  


ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

Apresentação
Termos e Noções
A história do problema
O problema teológico
Teoria Hermenêutica
Filosofia Hermenêutica
Crítica Hermenêutica
Hermenêutica Radical
Bibliografia da Monografia