Página inicial > Termos e noções > entelecheia

entelecheia

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

gr. τέλος, télos: completude, fim, finalidade. gr. entelécheia: estado de completude ou perfeição, atualidade. Figura nas doutrinas aristotélicas onde significa o ser no estado de acabamento e de perfeição. Aristóteles usa como sinônimo de enérgeia; embora na Metafísica enquanto o ato (enérgia) é a ação (érgon), a enteléquia é o fim realizado da ação.


That to which what is conducive as such refers is designated as τὸ τέλος. [Heidegger  , GA18:58]
A diferença entre τέλος e τὰ πρός τό τέλος é ο original grego para a oposição clássica do fim aos meios. O fim é, no entanto, o que cumpre e completa. Os meios, por outro lado, o que o veicula. É um encaminhamento até lá. Não se trata necessariamente de um instrumento. É porque o instrumental não é um fim em si próprio, mas serve de encaminhamento até ao objetivo proposto que também ele é um meio. O anseio é a abertura ao fim. A decisão, por outro lado, é abertura ao meio ou aos modos de chegar ao objeto de anseio. Não decidimos ser felizes, mas ansiamos por ser felizes. Só decidimos, bem ou mal, do modo de chegar à felicidade.
Para Brisson   & Pradeau   (2002 p.137), Aristóteles emprega o termo entelecheia (que se poder traduzir por "realização") para designar o ato perfeito e completo, que alcançou sua meta (seu telos). Este ato pode ter duas significações: "a enteléquia se toma em um duplo sentido; ela é por vezes a ciência, por vezes como o exercício da ciência" (De Anima, II, 1, 412a22-24, em seguida II, 5, 417b9-17). Trata-se de uma enteléquia segunda quando a ciência é possuída e exercida, e de uma enteléquia primeira quando a ciência não senão possuída.
LÉXICO: ENTELECHEIA; enteléquia; telos; télico; finalidade; finalismo; perfectihabia