Página inicial > Termos e noções > Heptaparaparshinokh

Heptaparaparshinokh

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Richard Defouw: The Enneagram in the Writings of Gurdjieff  

A exposição definitiva desta lei encontra-se em RBN - Relatos de Belzebu a seu Neto   HEPTAPARAPARSHINOKH, deste modo:

A primeira desta leis fundamentais primordiais cósmicas sagradas, a chamada lei de Heptaparaparshinokh, a ciência atual objetiva cósmica, por sinal, formula nos seguintes termos:

«A-linha-do-fluxo-de-forças-constantemente-defletando-de-acordo-com-a-lei-e-unindo-de-novo-nas-suas-pontas».

«Esta lei sagrada primordial cósmica tem sete deflexões ou, como dito de outro modo, sete «centros de gravidade» e a distância entre cada duas destas deflexões ou «centros de gravidade» é chamada um «Stopinder-do-sagrado-Heptaparaparshinokh».

«Esta lei, passando através de todo recém surgido e tudo mais existente, sempre faz seu processo completo com seus sete Stopinders».

As sete deflexões ou centros de gravidade mencionados são os sete aspectos de um fenômeno inteiro, referidas para facilitar como H1, H2, H3, ..., H7 (H de Heptaparaparshinokh).

A lei não trata somente dos centros de gravidade, mas também dos intervalos entre estes centros, que são chamados de Stopinders. EM um processo procedendo de acordo com a lei das oitavas, os centros de gravidade correspondem aos estágios do processo, e os Stopinders correspondem às transições entre sucessivos estágios. Dois Stopinders têmm especial significado: o Stopinder H3 e H4 e o Stopinder H7 e H8. Estes Stopinders são chamados Mdnel-Ins ou hiatos. Para cruzar estes Stopinders em um movimento evolutivo ou involutivo, um dado processo deve receber reforço de fora.

O modelo clássico da lei das oitavas é a escala musical composta dos tons do, ré, mi, fá, sol, lá, si, que são os centros de gravidade, e onde os intervalos entre as notas são iguais com exceção dos intervalos entre mi e fá e entre si e dó.

O Stopinder entre mi e fá, denominado «Mdnel-In-mecano-coincidente», foi aumentado para receber, para seu funcionamento, a afluência automática de todas as forças próximas. O Stopinder entre si e dó «Mdnel-In-intencionalmente-realizado», foi diminuído para facilitar o final e o começo de um novo ciclo, ficando predeterminado sua dependência exclusivamente sobre a afluência de forças, obtidas de fora a partir dos resultados da ação da concentrações cósmica ela mesma, onde opera a oitava.

Um terceiro Stopinder se desarmonizou, segundo Gurdjieff, por conta dos outros dois Stopinders. A desarmonia em sua «ação subjetiva» fluindo de sua assimetria em relação ao ciclo da oitava consiste em:

  • se o processo completo da lei flui em condições, onde durante seu processo há muitos «vibrações-estranhamente-causadas», então seu funcionamento só dá resultados externos;
  • se este processo procede em absoluta quietude sem qualquer vibrações-estranhamente-causadas», então todos os resultados da ação de seu funcionamento permanecem dentro da concentração no qual se completa a oitava;
  • entretanto, se durante seu funcionamento nenhuma destas duas condições se aplicam, então os resultados da ação de seu processo usualmente dividem-se em externos e internos.