Página inicial > Termos e noções > Ialdabaoth

Ialdabaoth

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Gnosticismo  
Madeleine Scopello  

Yaldabaoth: nome dado ao demiurgo no Apócrifo de João - Livro dos Segredos de João e em outros escritos gnósticos influenciados pelas tradições judaicas. (trad. Antonio Carneiro  )
Marvin Meyer  
Samael é o demiurgo ou criador deste mundo, especialmente em textos setianos  . O nome significa "deus cego" em aramaico. Também chamado de Sakla e Yaldabaoth.
Sakla ou Saklas é o demiurgo ou criador deste mundo, especialmente em textos Setianos. Nos textos maniqueístas Sakla é um criador demoníaco do mundo material, junto com Nebroel, por conta do Príncipe da Escuridao. O nome Saklas quer dizer "louco" em aramaico. Também chamado Samael, Yaldabaoth.
Yaldabaoth é o demiurgo ou criador deste mundo, especialmente em textos Setianos. O nome provavelmente significa "filho do caos" ou "filho de (S)abaoth" em aramaico. (v. Sabaoth).

Simone Pétrement: UM DEUS SEPARADO

Bousset pensa que Ialdabaoth foi o nome dado ao Demiurgo pelos Ofitas   e Setianos. Acredita que originalmente nada tinha com o Deus do AT; que este nome não pode ser relacionado com qualquer dos nomes bíblicos de Deus.

Segundo os escritos dos Ofitas, citados por Orígenes (Contra Celso  ). a aparência de Ialdabaoth seria de um leão, ou seja, o aspecto do deus Saturno e que o planeta Saturno estaria sympatheia - em simpatia com ele. Bousset conclui que Ialdabaoth é simplesmente Saturno, decorrendo assim de uma figura pagã. Só mais tarde seria identificado com o Deus da Bíblia  , pois o dia de Saturno coincidia com o dia de YHWH, o Sabbath.

Várias etimologias foram sugeridas para o nome Ialdabaoth, mas a mais aceita é que o nome deriva de duas palavras semíticas: uma proveniente da raiz ialad, que significa filho e a outra baoth que significa caos, ou seja filho do caos. Esta etimologia é assim mesmo muito criticada.

Scholem   supõe que em Ialdabaoth iald significaria pai e não filho; e demonstra como um nome como Abaoth poderia ser equivalente de Sabaoth, assim dando pai de Sabaoth. Onde Sabaoth guarda seu significado original de exércitos ou poderes, chegamos então ao pai de Sabaoth, como pai de todos os poderes.

De fato Ialdabaoth é o pai de todos os poderes, pois tem seis ou sete filhos e Sabaoth é apenas um deles. Ele os engendra diretamente e Sabaoth não é o primeiro. Scholem leva assim em consideração que Ialdabaoth é chamado archigenetor, o primeiro gerador no tratado gnóstico Origem do Mundo; Deus dos poderes na Hipóstase dos Arcontes; e, finalmente que as duas últimas palavras de Sabaoth tem um papel relevante pois toma o lugar do pai na intervenção de Pistis Sophia e sua filha Zoe.